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SEO – confira o que vai bombar este ano

A cada ano, observamos o surgimento de novas tendências de SEO que trazem o usuário cada vez mais para o centro das estratégias dos negócios de diversas organizações pelo mundo, que produzem conteúdos ainda mais personalizados e que se destacam frente à concorrência em um ambiente que se mostra extremamente competitivo.

Aparecer na primeira página do Google representa um grande desafio para inúmeras empresas, pois é dessa forma que as chances de geração de negócios aumentam progressivamente. E, para quem deseja realmente chegar a essa tão almejada posição, é necessário conhecer e se utilizar das principais tendências de SEO que certamente irão bombar este ano.

Hoje, estamos vivenciando um cenário de grandes transformações e constantes atualizações de algoritmos, crescimento da inteligência artificial generativa e o surgimento de novos formatos de busca (como as buscas no Tik Tok, por exemplo, que estão ganhando destaque).

Prepare-se então para as mudanças que estão por vir e saber como analisá-las frente ao seu tipo de negócio, para que a sua empresa se destaque com mais eficiência junto ao seu público-alvo!

Conheça as principais tendências de SEO para 2024:

1. Diminuição do CTR (Taxa de Cliques):

Atualmente, o Google tem apresentado cada vez mais diferentes tipos de resultados e anúncios em suas páginas de resultados, levando a uma redução do CTR. Além disso, esta conhecida ferramenta de busca vem implementando os resultados generativos, que respondem diretamente às perguntas dos usuários na própria página de resultados (contribuindo ainda mais para uma gradual diminuição da taxa de cliques). Isso vem impactando tanto nas buscas orgânicas quanto nas buscas pagas. E, com o avanço da IA (Inteligência Artificial), é bem provável que essa redução do CTR continue nos próximos anos.

2. IA como acelerador de produtividade:

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia emergente que oferece inúmeras possibilidades para aumentar a produtividade dos profissionais de SEO, agências e consultorias. Hoje, os profissionais de SEO têm explorado a eficiência dessa valiosa ferramenta tecnológica para analisar planilhas complexas e obter informações importantes em um curto espaço de tempo. Além disso, uma tendência em IA é a criação de “GPTs” próprios, ou seja, soluções personalizadas que se adaptam ao estilo e conhecimento de cada empresa ou profissional da área.

3. Topical Authority:

Novo game-changer em SEO, Topical Authority consiste em se tornar uma referência em um ou mais assuntos, ou seja, a produção de conteúdos mais abrangentes em relação a um tema específico, de acordo com o perfil do usuário a que se quer atingir, ganha mais força esse ano. Dessa maneira, será possível que um site menor consiga competir de igual para igual com sites de DA (Domain Authority) muito maior e, potencialmente, se tornar uma importante referência para o público da própria área (o que faz com que as pessoas busquem informações de nicho mais em nesses sites do que no próprio Google).

4. Buscas além do Google:

Apesar do Google ser dominante em termos de busca, ele já não se mostra tão homogêneo como já foi. Em 2024, as estratégias de SEO precisarão ir além do Google, abrangendo outras plataformas de busca, como a App Store, o TikTok e plataformas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT. Já há alguns anos, o YouTube vem exercendo um papel significativo nas estratégias de marketing, em especial para empresas que investem em vídeos. A plataforma já vem se tornando um “touch point” importante no processo de decisão de compra de alguns nichos, como o automobilístico.

5. SEO para busca por voz:

Com o aumento progressivo do uso de dispositivos como Alexa e o Google Home, se torna cada vez mais importante otimizar o seu site para buscas por voz. Isso pode aumentar sua visibilidade e tráfego, especialmente para pesquisas locais (atingindo clientes em potencial e alavancando os seus negócios). Use termos mais conversacionais, foque em perguntas e respostas e otimize as informações de contato do seu negócio entre outras ações.

6. Técnicas de Link Building:

Ter uma estratégia de Link Building será essencial para o sucesso do seu site. Nesse ano, será vital que você utilize backlinks de qualidade e diversifique suas fontes de links para aumentar a autoridade do seu site, melhorando assim o seu posicionamento nos resultados de busca. Utilize também as técnicas de guest posting (onde se escreve conteúdo para ser publicado em outros sites, incluindo links para o seu próprio site). Acompanhar essa tendência, neste ano, poderá ser a diferença entre um site de sucesso e um que fica para trás.

7. Atualizações de algoritmos:

Um ponto que se apresenta como fundamental para o trabalho no Marketing Digital é o acompanhamento constante de todas as atualizações de algoritmos. No que se refere ao SEO, qualquer mudança que cause uma alteração no que é positivo para a experiência do usuário pode atrapalhar significativamente o seu ranqueamento. É importante acompanhar e entender como os seus conteúdos, blog spots, infográficos e landing pages podem seguir ranqueando bem.

8. Vídeos ganhando destaque:

Por mais que ainda haja uma grande busca por conteúdos em texto, o formato audiovisual vem ganhando cada vez mais espaço junto aos usuários. Principalmente em um momento em que as redes sociais(como TikTok e Instagram) ganham ainda mais relevância na comparação com o Twitter ou LinkedIn. Uma boa notícia para você é que está cada vez mais simples produzir vídeos de qualidade sem muitos investimentos. Com um bom smartphone nas mãos, hoje já é possível gravar vídeos de passo a passo, apresentar um novo conceito ou criar conteúdos bem criativos através de ferramentas gratuitas que tornam bem mais simples o processo de produção e edição. O importante é encontrar um formato de conteúdo que se adequa à sua marca e à sua audiência.

9. Otimização para motores de resposta (AEO):

Com o aumento de chatbots e assistentes inteligentes, surge então a necessidade da otimização para motores de resposta (AEO). Essa é uma tendência que se concentra na criação de um tipo de conteúdo que responda diretamente as consultas em formato claro e conciso (ideal para ser utilizado por tecnologias baseadas em IA).

10. Evolução dos fatores de classificação dos motores de busca:

Os fatores de classificação estão evoluindo para priorizar cada vez mais aquele conteúdo que se mostre confiável e especializado (que fornece respostas precisas e imediatas ao usuário). A IA e as Métricas Web Essenciais estão se tornando fatores emergentes importantes, exigindo uma ênfase renovada na experiência do usuário e na confiabilidade do conteúdo.

A importância do SEO para um site está diretamente relacionada ao seu sucesso e visibilidade. Ao implementar técnicas de SEO no seu negócio, será possível melhorar ainda mais a relevância e a autoridade do seu site, aumentando assim as suas chances de ser encontrado pelos usuários nas ferramentas de busca.