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Sua empresa tem autoridade digital?

Sua empresa tem Autoridade Digital?

Quem já não passou pela experiência de sentir uma certa insegurança quanto à realização de uma compra com uma empresa na internet? Esse mesmo sentimento pode acontecer com o seu cliente neste exato momento caso a sua empresa não tenha Autoridade Digital.

Hoje, toda marca deseja ser reconhecida imediatamente pelo maior número de pessoas possível, pois a competitividade no ambiente digital é muito forte. A Autoridade Digital faz com que seus clientes confiem nos seus produtos ou serviços e busquem pela sua “voz” na rede como uma solução confiável para atender as suas demandas e expectativas (ter uma autoridade ajuda a construir uma imagem sólida para a sua marca dentro do seu nicho de mercado).

Se você ainda não sabe ainda o que é Autoridade Digital e como construí-la, acompanhe esse artigo que preparamos para você!

O que é Autoridade Digital?

A Autoridade Digital reflete a credibilidade, a expertise e a influência que uma pessoa ou uma marca possui em um determinado campo ou nicho de atuação na internet. Ela é construída com base em conhecimentos sólidos, experiências comprovadas e na capacidade de compartilhar informações valiosas de uma forma contínua e consistente com o público-alvo.

No momento em que a sua empresa, por exemplo, é reconhecida como uma autoridade online, o seu público-alvo passa a ter mais confiança em seu produto, serviço ou opinião (buscando assim a sua orientação, conselhos e/ou informações relevantes). Isso pode se traduzir em vários benefícios para o seu tipo de negócio, aumentando bastante o seu tráfego, as suas conversões e contribuindo também significativamente para a valorização e o reconhecimento da sua marca.

Qual a importância da Autoridade Digital?

Nos dias de hoje, construir Autoridade Digital é fundamental para quem deseja conquistar a credibilidade e a confiança de uma audiência online. Pode ser uma empresa, uma pessoa ou até mesmo um influenciador digital. É dessa forma que você passa a ser reconhecido como uma voz ativa pelo nicho em que atua, sendo cada vez mais respeitado e influente para o mercado e a sua audiência no ambiente digital.

Essa posição de relevância costuma ser constantemente estudada e aplicada por profissionais de marketing digital (especialmente na área de Inbound Marketing) que buscam atrair e converter os clientes de marcas através de conteúdos relevantes no ambiente digital.

Segundo a pesquisa da TIC Domicílio (2019), 3 em cada 4 brasileiros acessam a internet diariamente, o que equivale aproximadamente a 134 milhões de pessoas acessando as redes sociais, web sites e demais conteúdos digitais.

Conheça 8 passos para sua marca construir Autoridade Digital:

1. Estabeleça um propósito para a sua marca (a Autoridade Digital precisa ser alinhada com os seus valores e a sua missão);

2. Conheça bem o seu público e conecte-se com ele (compreender suas necessidades, desafios e interesses é fundamental);

3. Produza conteúdos de qualidade e que apresentem soluções para as “dores” do seu cliente (você precisa ser um recurso confiável para as soluções que eles buscam);

4. Gere mais tráfego e engajamento com o seu público-alvo, mantendo-se ativo nas redes sociais, promovendo interações diárias ou semanais, esclarecendo dúvidas e respondendo as suas perguntas e comentários nos posts;

5. Procure manter um diálogo contínuo com seu público-alvo, conforme a linguagem de cada rede social (Facebook, WhatsApp, Instagram, LinkedIn etc.). Cada rede apresenta funções e objetivos distintos;

6. Invista em marketing de conteúdo (com a produção de seus próprios textos e temas). O conteúdo é a espinha dorsal da Autoridade Digital. Por isso, crie um conteúdo que seja relevante, informativo e original (pode ser através de um blog, vídeos, infográficos, podcasts, webinars e muito mais). 

7. Aprenda mais sobre temas como: SEO, copywriting e CTA (que são recursos importantes para otimizar o conteúdo);

8. Invista no email marketing da sua marca.

Quais são os benefícios que você ganha com a Autoridade Digital?

– Maior influência:

Você adquire o poder de influenciar as decisões de compra online e as opiniões de seu público-alvo por meio de ações de marketing digital. 

Maior audiência:

Como autoridade online, você vai ter uma audiência bem maior e mais engajada, resultando em um aumento expressivo no tráfego para seus canais online (sites, blogs e redes sociais);

– Oportunidades de negócios:

Autoridades Digitais recebem, com frequência, mais convites para colaborações, parcerias e oportunidades de negócios com outras marcas e profissionais (o GuestPost, por exemplo, aumenta o branding);

– Engajamento e fidelização:

A sua audiência tende a ser mais engajada e leal quando você é uma autoridade em seu nicho de atuação, fazendo com que as pessoas retornem para consumir seus conteúdos, interajam ativamente e façam compras recorrentes;

– Diferenciação da concorrência:

Em mercados altamente competitivos, a Autoridade Digital pode ser o grande diferencial para que você alcance uma posição de liderança, obtendo vantagens em relação à sua concorrência;

– Valor agregado:

A Autoridade Digital permite que você forneça valor constante à sua audiência. Além de fortalecer os laços com seus seguidores, isso possibilita a construção de uma base sólida para o sucesso do seu negócio a longo prazo.

Siga as dicas e estratégias apresentadas nesse artigo para que a sua marca se torne uma referência importante no seu nicho de mercado e atraia cada vez mais um número maior de clientes!