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Sucesso de pequenas lojas virtuais em tempos difíceis

O comércio eletrônico está suscetível aos impactos de crises econômicas e sociais. Diante disso, o setor deve se adaptar às mudanças. Dada a incerteza e instabilidade do mercado, as lojas virtuais podem ter que preparar uma estratégia eficiente de marketing para permanecer no mercado. E para isso, não é preciso fazer um grande investimento.

De fato, com os avanços da tecnologia, está cada vez mais fácil alcançar um grande público online gastando pouco. Mas é preciso usar os canais digitais certos, bem como técnicas comprovadas que geram mais leads, conversões, aumentam seu ticket médio e ainda fidelizam clientes.

Quando suas vendas estão baixas e o tráfego em sua loja virtual está lento, pode ter chegado o momento de mudar a direção para que seus esforços de marketing mostrem resultados.  Neste artigo vamos dar algumas dicas para pequenas lojas virtuais superarem tempos difíceis.

Um toque de diferenciação com criatividade

A reputação e o marketing de uma marca podem fazer milagres em tempos de crise. É aqui que entra o toque de diferenciação. Então, como fazer os clientes escolherem comprar na sua loja virtual ao invés da concorrência?

A dica é oferecer valor agregado, ou seja, um diferencial que faça com que o cliente escolha sua marca (pode ser o preço, a qualidade, frete grátis, um brinde etc.). Além disso, você pode complementá-lo oferecendo algo novo e atraente. Sem dúvida, os clientes voltam a comprar em lojas virtuais que oferecem uma nova experiência. 

A loja virtual de camisetas Camiseteria, por exemplo, apostou em uma campanha de colaboração, assim solicitou aos usuários que enviassem ilustrações próprias para concorrer em um concurso. Os desenhos mais votados tornavam-se estampas para as camisetas vendidas no site. O vencedor era contemplado com créditos para compras na loja virtual.

Inovação

A verdade é que, mais cedo ou mais tarde, mesmo as empresas mais bem-sucedidas podem ter que enfrentar tempos difíceis, da mesma forma que os pequenos negócios. Assim são forçadas a inovar para se manterem no mercado.

Portanto, um pouco de criatividade pode trazer bons resultados para qualquer tipo de empresa. Afinal, os consumidores se interessam por novidades. Um exemplo disso foi a forma como a loja virtual norte-americana Negative Underwear promoveu sua coleção de moda íntima.

O objetivo era mostrar que haviam outras opções de sutiãs diferentes das tradicionais peças rendadas e com bojo. Assim, a ideia foi transmitir uma mensagem que levasse as mulheres a se sentirem mais confiantes. Em pouco tempo, a empresa duplicou seu orçamento, justamente por oferecer funcionalidade e boa aparência.

Recursos áudio visuais

Talvez o componente mais eficaz de uma estratégia de marketing para aumentar as vendas de uma loja virtual seja o vídeo. Isso porque os consumidores têm interesse em saber cada vez mais sobre determinado produto e suas funcionalidades.

Portanto, não basta exibir apenas uma imagem de um item. A dica é usar várias imagens mostrando o produto por vários ângulos. Além disso, conforme o tipo de produto, a publicação de um vídeo pode ser útil para que o cliente conheça suas funcionalidades.

Muitos empresários pensam que seu produto já é amplamente conhecido e não há mais nada a dizer sobre ele, assim não criam nada diferente para chamar a atenção dos clientes. Saiba que com um pouco de criatividade é possível agregar ainda mais valor a sua oferta.

Portanto, ao criar um vídeo para a divulgação de seus produtos adote uma abordagem peculiar e única para atrair seu público. A loja virtual dos Estados Unidos, Dollar Shave Club usou uma estratégia de marketing que gerou milhares de novos compradores de aparelhos de barbear.

O primeiro vídeo era cômico, divertido e rapidamente se tornou viral. Eles conheciam seu público-alvo, por isso apelaram para seus pontos fracos, usando essas informações criaram vídeos envolventes e eficazes.

Conclusão

Por fim, as lojas virtuais que se adaptam às mudanças são as mais bem-sucedidas. Sem dúvida, aquelas que inovam se mantém ainda mais fortes no mercado. Por meio de iniciativas criativas e de baixo investimento é possível alcançar bons resultados.

Lembrando que na hora de preparar seu plano de marketing para enfrentar momentos de instabilidade ou crise, é importante saber quais são os reais recursos que sua empresa tem disponível, ou seja, qual seu orçamento? Isso permitirá estabelecer a melhor estratégia para atingir seus objetivos.