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Tendências do varejo virtual para 2024

  • Categoria do post:E-Commerce

Cada vez mais, é possível notar que as empresas têm buscado novas oportunidades para expandir os seus negócios no ambiente on-line e unindo suas práticas de e-commerce às suas estratégias de marketing e vendas, tornando a sua atuação no mercado digital ainda mais competitiva.

De acordo com uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 70% dos consumidores pretendem continuar realizando suas compras pela internet. Isso só vem reforçar o crescente hábito das compras on-line no mercado nacional, representando assim um movimento que veio definitivamente para ficar.

Por isso, é preciso que os empreendedores do varejo virtual estejam sempre atentos às principais tendências do e-commerce para 2024. Neste artigo, separamos para você algumas delas para o sucesso do seu negócio.

1. Omnichannel

Esse conceito de integrar diferentes canais de venda e comunicação, para tornar a jornada de compra do cliente em uma experiência ainda mais intuitiva e personalizada, tem sido adotado por inúmeras empresas que desejam se manter competitivas no seu mercado de atuação. Mais do que uma obrigação de estar presente em todos os canais que o seu público-alvo acessa, essa é uma necessidade para quem deseja atender com eficiência as necessidades do cliente.

2. Voice Commerce

Essa é uma prática que tem sido impulsionada pelo Google, que ajustou o seu algoritmo para entender melhor as buscas por voz, ou seja, tudo o que agiliza o processo de comunicação e compra realizado pelo consumidor. A crescente demanda por podcasts e o grande volume de mensagens de voz encaminhadas no WhatsApp, por exemplo, são provas disso. A tendência é que os assistentes de voz (Siri, Alexa e Assistente do Google entre outros) fiquem ainda mais presentes em nossas vidas. A Natura e a Domino’s, por exemplo, já desenvolveram tecnologias que tornam possível realizar todo o processo de compra por mecanismos de voz.

3. Vídeos para melhorar a experiência do consumidor

Cada vez mais o conteúdo em vídeo vai despontando como uma tendência valiosa para o e-commerce. Até o momento, ele era atrelado às redes sociais, com os formatos de stories e reels (no Instagram, Tik Tok e YouTube). Mas, agora já é possível inserir o formato diretamente no seu e-commerce por meio de plugins, quebrando dessa maneira a barreira de o consumidor não conseguir ver os detalhes de um produto antes de a mercadoria escolhida chegar á sua casa. Isso melhora sensivelmente a experiência de compra do cliente, sanando suas dúvidas e gerando valor. Capriche nas fotos e descrições de produtos para acompanhar a produção do seu material audiovisual.

4. IA generativa

Assim como o ChatGPT e a Midjourney, a IA generativa é uma tecnologia baseada em algoritmos que são capazes de criar conteúdo original de forma autônoma. Essa ferramenta tem o poder de otimizar processos e a experiência de compra do cliente, gerando textos, imagens e ainda otimizando o tempo da sua equipe de gestão do seu negócio. Em um futuro próximo, poderemos ver esse tipo de inteligência fazendo sugestões para clientes e refinando a sua experiência de compra. Entre outras possibilidades, estão: a produção de artigos, e-mails e outras comunicações de texto, a produção de fotos de produtos, a otimização de campanhas em mídias pagas, o manuseio de dados e a produção de relatórios/análises para otimização de recursos, melhora no tempo e atendimento consultivo.

5. Realidade aumentada

A realidade aumentada já é algo palpável em muitos e-commerces no Brasil, principalmente em lojas de móveis, de tintas e óculos, por serem tipos de negócios que dependem de o consumidor poder visualizar os itens aplicados no contexto ao qual será inserido. Hoje, na indústria da moda, os clientes também já podem provar as peças no corpo, tornando a sua compra ainda mais assertiva. Portanto, essa tecnologia já vem apresentando um enorme potencial para agregar valor a diferentes modelos de negócios, aprimorando a experiência das pessoas nesse contato com as marcas.

6. Recommerce

O recommerce é a prática de colocar um produto de volta no mercado (após já ser usado por um tempo e/ou reformado). Atualmente, usar um item e jogar fora quando você não quer mais utilizá-lo ficou no passado. Um excelente exemplo é o Enjoei, marketplace que nasceu desse propósito de sustentabilidade. Outro ponto que afirma essa tendência é a quantidade crescente de brechós nas cidades e, principalmente, no Instagram (onde muitos consumidores procuram artigos de segunda mão por causa do preço mais competitivo e acessível).

7. Cashback

Uma outra tendência que promete se destacar em 2024 é o cashback que nada mais é do que um sistema que devolve uma parcela do valor gasto em compras ao consumidor. Essa devolução é feita em forma de créditos ou depósito em conta bancária. Essa estratégia já é bastante utilizada por grandes empresas do mercado nacional, como a Americanas por exemplo.

8. Entrega expressa

Os consumidores têm buscado lojas e aplicativos com prazos de entrega cada vez menores, esmo que tenham que pagar um pouco mais por isso. A Amazon, por exemplo, tem se destacado bastante no Brasil e no mundo por ter uma logística que apresenta uma agilidade invejável e impressionante. Essa é uma tendência que promete ser ainda mais aprimorada em um futuro próximo (já existem, em fase experimental, alguns serviços de entrega feitos por drones).

9. Pix (e Pix Parcelado)

Seguindo a linha do imediatismo, uma forte tendência no varejo virtual e físico são os meios de pagamentos instantâneos. Ninguém mais quer fazer uma compra por boleto e aguardar três dias úteis para que ela seja aprovada. Um meio de pagamento que já cresceu muito e ainda vai continuar crescendo é o Pix (que realiza transferências em poucos segundos e funciona sete dias por semana, 24 horas por dia). Além disso, o Pix parcelado promete ser uma tendência do e-commerce para 2024, facilitando ainda mais a vida do consumidor.

10. Atendimento automatizado

O atendimento automatizado continua sendo uma forte tendência de e-commerce para 2024, pois ele acelera o tempo de resposta e ainda garante a boa experiência do cliente. Hoje, os chatbots já são excelentes opções para automatização do atendimento ao cliente, permitindo a configuração de inúmeros caminhos e respostas que um visitante pode interagir, desafogando assim a sua equipe de atendimento.

Como você pode notar, esse movimento de digitalização tem trazido diversas transformações no comportamento do consumidor e incrementado muitos negócios no ambiente virtual. Por isso, aproveite esse cenário de alta no varejo on-line e impulsione ainda mais as suas vendas em 2024!