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Tire a sua loja virtual do CTI fazendo um diagnóstico completo

Você está tentando descobrir por que sua loja virtual não está indo bem? Saiba que o sucesso de um e-commerce depende de vários fatores que muitas empresas desconhecem. Para tirar seu negócio do CTI é preciso realizar uma análise completa.

Quando um paciente está doente procura receber um diagnóstico preciso para adotar o melhor tratamento. Assim acontece com os e-commerces. Se o negócio vai mal, o melhor a fazer é procurar um especialista nessa área para identificar os problemas e apontar as soluções.

Como funciona o diagnóstico no e-commerce?

O diagnóstico pode ser entendido como relatórios que analisam toda a loja virtual, desde os resultados do Google Analytics até uma análise de usabilidade, design e SEO. Um relatório de diagnóstico é uma avaliação abrangente do seu site para identificar as principais áreas que precisam ser melhoradas.

Além disso, fornece sugestões para a implementação das modificações necessárias. Algumas alterações na página podem ser estruturais e envolver o HTML do site, ou relacionadas ao conteúdo escrito. Modificações fora da página envolvem mudanças nos métodos que direcionam o tráfego para a sua loja virtual.

Problemas para atrair tráfego

Atrair tráfego para seu e-commerce deve ser um dos seus principais objetivos. Mas, se os usuários passam pouco tempo em sua página, provavelmente é um indicador de que há deficiências de navegação. 

Talvez seu site não seja intuitivo, seus menus podem ser complicados e a descrição dos produtos insuficientes. Seja qual for o problema, esse pode ser um dos impedimentos que levam os visitantes a deixarem a sua página. Nesse caso, é essencial realizar uma revisão completa da estrutura de navegação do seu site e do design da página.

Demora no carregamento da página

Relacionado ao ponto anterior, outra possibilidade é que seus clientes em potencial estejam visitando sua loja virtual, mas poucos estejam indo além da primeira tela. Pode ser uma questão de quanto tempo leva para as páginas carregarem. 

Quando o usuário clica em um botão, se a página demorar uma eternidade para carregar, ele acaba perdendo a paciência e desistindo da navegação. Nesse caso, o problema pode ser devido ao excesso de peso em determinados conteúdos, como imagens de produtos. 

Chega ao produto, mas não compra 

É relativamente normal que uma alta porcentagem de usuários use sua loja virtual como uma mera fonte de informação. Os clientes de e-commerces gostam de comparar ofertas antes de tomar a decisão de compra. 

Mas se o número de “pesquisadores” for muito alto, isso pode ocultar um problema de preço. Os usuários podem gostar da forma como seu site apresenta as informações, mas nem tanto dos seus preços, por isso a compra é feita em outro site.

O processo de compra não é concluído

O usuário entra em sua página, navega, chega ao produto de seu interesse, adiciona-o ao “carrinho de compras”, mas, no final, a operação não é concluída. Se essa situação ocorrer de forma recorrente, pode ser devido a um problema de excesso de passos para efetuar a compra. Quanto menos “cliques” levar um cliente a concluir a transação, menor a chance dele “pensar melhor” e desistir.

Não há  feedback 

Prestar atenção no que as pessoas estão falando da sua loja virtual nas redes sociais e em outros canais da Internet é um simples método para detectar problemas e incidentes com seus clientes. No entanto, às vezes você pode achar que o número de opiniões sobre sua loja é muito baixo. 

A ausência de comentários favoráveis ​​é uma desvantagem. Por outro lado, a ausência de críticas negativas também pode se tornar um problema, pois assim você não saberá onde deve melhorar.

Conclusão

Por fim, com o diagnóstico certo, é possível obter o suporte que você precisa para aumentar as vendas. Assim, sua loja virtual poderá atingir taxas de conversão mais altas e crescimento consistente ano após ano. 

Não sabe como obter esses resultados por conta própria? Saiba que a equipe da B2 Rocket possui um serviço chamado Diagnóstico de E-commerce para realizar um mapeamento completo de todos os fatores que estão atrapalhando suas vendas.