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Venda mais nos marketplaces: dicas importantes para você não falhar

Está difícil vender nos marketplaces? Para comerciantes que possuem suas próprias lojas virtuais, vender na Lojas Americanas, Magazine Luiza e outros mercados pode ser um desafio. Muitas vezes, é preciso adotar uma nova maneira de pensar e até mesmo um modelo de negócios diferente para ter sucesso.

Até que você desenvolva uma estratégia de marketing sólida, se destacar nos marketplaces continuará sendo uma batalha difícil. Então, como suas vendas podem decolar? Embora não haja uma fórmula padronizada que funcione para todos, aqui estão algumas dicas sobre como aumentar sua visibilidade e receita nos marketplaces. 

Otimize seu conteúdo

O produto que você está vendendo deve ter um bom conteúdo, mesmo que seja voltado para o mercado de massa. Otimize seus títulos, crie descrições relevantes, inclua especificações e ofereça imagens alternativas. 

Além disso, forneça dados precisos sobre as características do produto e preencha todos os campos obrigatórios. Certifique-se também de que suas informações de preço e frete estão corretas.

Forneça um excelente atendimento ao cliente

A maioria dos marketplaces atende diretamente os clientes. Dessa forma, eles controlam o relacionamento com os compradores. Portanto, receber uma avaliação positiva dos clientes é absolutamente crucial para o seu sucesso. Saiba que muitas pessoas confiam nessas avaliações para tomar uma decisão de compra.

Outra questão importante é o envio do pedido.  Você deve atender às expectativas dos consumidores, então respeite as políticas de reembolso e troca de produtos. Se você estiver oferecendo itens no Mercado Livre, por exemplo, responda rapidamente as dúvidas dos clientes.

Alguns marketplaces não toleram demora na resposta a uma consulta. Portanto, certifique-se de monitorar seus e-mails de atendimento ao cliente até mesmo durante o fim de semana. 

Preços

Os preços nos marketplaces nunca foram tão dinâmicos. Para quase todos os itens do mercado de massa, você pode contar com a variação dos preços ao longo do dia. Certifique-se de que seu preço seja o mais baixo ou próximo do mais baixo para aumentar a visibilidade do seu produto. Para fazer isso, considere o uso de ferramentas de monitoramento de preços. 

No entanto, para usar a precificação dinâmica, é preciso conhecer suas margens e ter estratégias bem projetadas para o gerenciamento de lances. Isso porque você pode ter problemas com estoque se não executar bem a recomposição de preços.

Escolha os produtos certos

Em qualquer marketplace é importante vender produtos que correspondam ao perfil dos compradores. Portanto, para obter bons resultados é fundamental selecionar aqueles que atendam o seu segmento de mercado.  Além disso, você deve ter certeza que suas margens suportarão as despesas de toda operação.

Pode não ser sensato, por exemplo, listar todos os seus produtos em um marketplace. O ideal é escolher aqueles que serão mais competitivos. Reconheça também que os produtos que vendem bem em sua própria loja podem não ser apropriados para os marketplaces. Considere produtos específicos para um determinado mercado. 

Gerencie seu estoque

Se a ideia é listar seus produtos em vários marketplaces, certifique-se de que está gerenciando seu estoque de forma eficiente. Isso pode ser complicado. A última coisa que você deseja é receber pedidos que excedam a quantidade que você tem em estoque. Nesse caso, seria necessário cancelar esses pedidos, e isso prejudicará a sua reputação, podendo gerar até a suspensão das vendas.

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