Arquiteto de Experi\u00eancia do Usu\u00e1rio<\/strong>, na Apple Computer. O novo conceito foi rapidamente consolidado no Vale do Sil\u00edcio, levando o meio acad\u00eamico a uma verdadeira revolu\u00e7\u00e3o durante os anos 90. Como o pr\u00f3prio nome sugere, UX design \u00e9 o design voltado a proporcionar a melhor experi\u00eancia poss\u00edvel ao usu\u00e1rio. O UX designer \u00e9 considerado hoje um profissional essencial no desenvolvimento de produtos. Com a chegada da era digital, sua atua\u00e7\u00e3o passou a ser tamb\u00e9m fundamental na concep\u00e7\u00e3o do design das lojas virtuais, de forma a proporcionar ao usu\u00e1rio uma navega\u00e7\u00e3o intuitiva, facilitando sua jornada desde a busca do produto at\u00e9 a compra. N\u00e3o podemos deixar de considerar a import\u00e2ncia do canal mobile nesse contexto. Uma das tarefas essenciais do UX Designer \u00e9 justamente garantir ao usu\u00e1rio experi\u00eancias semelhantes e igualmente intuitivas, tanto no desktop quanto nos dispositivos m\u00f3veis como smartphones e tablets.
<\/p>\n\n\n\nO omnichannel n\u00e3o \u00e9 mais um diferencial
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Houve um tempo em que o consumidor entendia o canal de consumo como uma barreira para o relacionamento com a marca. Esse tempo acabou. O conceito de omnichannel j\u00e1 \u00e9 uma realidade. O uso simult\u00e2neo de diferentes canais de comunica\u00e7\u00e3o e consumo, bem como o compartilhamento de conte\u00fados e dados com o objetivo de estreitar a rela\u00e7\u00e3o entre o ambiente virtual e o f\u00edsico vieram aprimorar a experi\u00eancia do usu\u00e1rio. E as empresas que ainda insistem em n\u00e3o entrar nesse jogo ficar\u00e3o definitivamente fora do mercado. Exemplos t\u00edpicos da aplica\u00e7\u00e3o do omnichannel em empresas modernas s\u00e3o a op\u00e7\u00e3o de compra na loja virtual com retirada na loja f\u00edsica mais pr\u00f3xima e isen\u00e7\u00e3o de frete, e a possibilidade de troca na loja f\u00edsica.<\/p>\n\n\n\n
A gest\u00e3o de reviews como estrat\u00e9gia de intelig\u00eancia competitiva
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Os chamados reviews, ou avalia\u00e7\u00f5es de produtos surgiram na loja virtual com o objetivo de estimular a compra em novos usu\u00e1rios, baseando-se em experi\u00eancias reais e isentas. Os reviews passaram a figurar tamb\u00e9m nos sites de busca, valendo-se da prova social para influenciar a escolha do consumidor e aumentar a performance de capta\u00e7\u00e3o das empresas. Uma pesquisa realizada pela ag\u00eancia Fan & Fuel indicou que 97% dos consumidores afirmam que reviews online influenciam sua decis\u00e3o de compra, enquanto 35% dos consumidores afirmam que apenas 1 review negativo pode influenciar para que n\u00e3o realizem a compra. Negligenciar esta importante ferramenta de convencimento espont\u00e2neo pode ser muito nocivo para os neg\u00f3cios. Por outro lado, a gest\u00e3o sistem\u00e1tica de reviews como estrat\u00e9gia de intelig\u00eancia competitiva oferece ao lojista uma oportunidade superior de intera\u00e7\u00e3o com o cliente. Ao abord\u00e1-lo com base em uma opini\u00e3o negativa sobre um produto ou servi\u00e7o e praticar a boa gest\u00e3o do conflito, a marca certamente consegue proporcionar a ele uma nova experi\u00eancia, desta vez positiva e absolutamente inesquec\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n
\n\nChatbots e autoatendimento – a intelig\u00eancia artificial est\u00e1 em cena\n\n<\/h3>\n\n\n\n
Uma das vantagens da compra online \u00e9 a facilidade de poder escolher o melhor hor\u00e1rio para realizar a compra. Mas isso pode ser um problema, j\u00e1 que o atendimento humano est\u00e1 dispon\u00edvel somente no hor\u00e1rio comercial. O papel dos chatbots, os chamados rob\u00f4s de chat, \u00e9 proporcionar ao usu\u00e1rio a oportunidade de obter uma ajuda extra, sem a interven\u00e7\u00e3o humana. A evolu\u00e7\u00e3o da intelig\u00eancia artificial j\u00e1 permite ao lojista utilizar chatbots sofisticados, que realmente aprendem com o usu\u00e1rio, tornando-se mais inteligentes a cada dia. Embora nem todas as empresas estejam preparadas para essa evolu\u00e7\u00e3o, \u00e9 essencial oferecer estrat\u00e9gias simples de autoatendimento, como links no chat indicando o FAQ, ou as pol\u00edticas do site. Dependendo do segmento, \u00e9 poss\u00edvel criar um knowledge base em \u00e1rea bem vis\u00edvel, concentrando manuais, v\u00eddeos e outras m\u00eddias que possam dirimir poss\u00edveis d\u00favidas, para ajudar o visitante a concluir a compra. A tend\u00eancia nas grandes empresas \u00e9 fazer a gest\u00e3o inteligente do autoatendimento, a fim de recuperar vendas no caso de visitas frustradas e abandonos de carrinho.
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Apostar numa experi\u00eancia do cliente cada vez mais incr\u00edvel \u00e9 uma decis\u00e3o mandat\u00f3ria para aumentar a competitividade e garantir a perman\u00eancia do ecommerce no mercado. N\u00e3o existem f\u00f3rmulas m\u00e1gicas. \u00c9 preciso manter o cliente em alto n\u00edvel de prioridade, e estar atento a todos os detalhes que possam surpreend\u00ea-lo a cada nova experi\u00eancia, transformando essa m\u00e1xima em um valor institucional. A defini\u00e7\u00e3o de um marca pelo consumidor est\u00e1 intimamente relacionada \u00e0s sensa\u00e7\u00f5es que ela lhe tem proporcionado. O que voc\u00ea tem feito para tornar os seus clientes mais felizes?
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A experi\u00eancia do cliente vem se consolidando a cada dia como prioridade m\u00e1xima na estrat\u00e9gia dos executivos das grandes empresas. Aprimorado pela efervesc\u00eancia da era digital e suas infinitas inova\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas, o conceito de customer experience evolui a passos largos. Definitivamente, a percep\u00e7\u00e3o do consumidor sobre sua intera\u00e7\u00e3o com a empresa se tornou decisiva para […]<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1065,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"ocean_post_layout":"","ocean_both_sidebars_style":"","ocean_both_sidebars_content_width":0,"ocean_both_sidebars_sidebars_width":0,"ocean_sidebar":"","ocean_second_sidebar":"","ocean_disable_margins":"enable","ocean_add_body_class":"","ocean_shortcode_before_top_bar":"","ocean_shortcode_after_top_bar":"","ocean_shortcode_before_header":"","ocean_shortcode_after_header":"","ocean_has_shortcode":"","ocean_shortcode_after_title":"","ocean_shortcode_before_footer_widgets":"","ocean_shortcode_after_footer_widgets":"","ocean_shortcode_before_footer_bottom":"","ocean_shortcode_after_footer_bottom":"","ocean_display_top_bar":"default","ocean_display_header":"default","ocean_header_style":"","ocean_center_header_left_menu":"","ocean_custom_header_template":"","ocean_custom_logo":0,"ocean_custom_retina_logo":0,"ocean_custom_logo_max_width":0,"ocean_custom_logo_tablet_max_width":0,"ocean_custom_logo_mobile_max_width":0,"ocean_custom_logo_max_height":0,"ocean_custom_logo_tablet_max_height":0,"ocean_custom_logo_mobile_max_height":0,"ocean_header_custom_menu":"","ocean_menu_typo_font_family":"","ocean_menu_typo_font_subset":"","ocean_menu_typo_font_size":0,"ocean_menu_typo_font_size_tablet":0,"ocean_menu_typo_font_size_mobile":0,"ocean_menu_typo_font_size_unit":"px","ocean_menu_typo_font_weight":"","ocean_menu_typo_font_weight_tablet":"","ocean_menu_typo_font_weight_mobile":"","ocean_menu_typo_transform":"","ocean_menu_typo_transform_tablet":"","ocean_menu_typo_transform_mobile":"","ocean_menu_typo_line_height":0,"ocean_menu_typo_line_height_tablet":0,"ocean_menu_typo_line_height_mobile":0,"ocean_menu_typo_line_height_unit":"","ocean_menu_typo_spacing":0,"ocean_menu_typo_spacing_tablet":0,"ocean_menu_typo_spacing_mobile":0,"ocean_menu_typo_spacing_unit":"","ocean_menu_link_color":"","ocean_menu_link_color_hover":"","ocean_menu_link_color_active":"","ocean_menu_link_background":"","ocean_menu_link_hover_background":"","ocean_menu_link_active_background":"","ocean_menu_social_links_bg":"","ocean_menu_social_hover_links_bg":"","ocean_menu_social_links_color":"","ocean_menu_social_hover_links_color":"","ocean_disable_title":"default","ocean_disable_heading":"default","ocean_post_title":"","ocean_post_subheading":"","ocean_post_title_style":"","ocean_post_title_background_color":"","ocean_post_title_background":0,"ocean_post_title_bg_image_position":"","ocean_post_title_bg_image_attachment":"","ocean_post_title_bg_image_repeat":"","ocean_post_title_bg_image_size":"","ocean_post_title_height":0,"ocean_post_title_bg_overlay":0.5,"ocean_post_title_bg_overlay_color":"","ocean_disable_breadcrumbs":"default","ocean_breadcrumbs_color":"","ocean_breadcrumbs_separator_color":"","ocean_breadcrumbs_links_color":"","ocean_breadcrumbs_links_hover_color":"","ocean_display_footer_widgets":"default","ocean_display_footer_bottom":"default","ocean_custom_footer_template":"","ocean_post_oembed":"","ocean_post_self_hosted_media":"","ocean_post_video_embed":"","ocean_link_format":"","ocean_link_format_target":"self","ocean_quote_format":"","ocean_quote_format_link":"post","ocean_gallery_link_images":"on","ocean_gallery_id":[],"footnotes":""},"categories":[3],"tags":[],"class_list":["post-1059","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-tendencias-do-ecommerce","entry","has-media"],"views":0,"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1059","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1059"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1059\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1065"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1059"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1059"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1059"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}