{"id":1536,"date":"2020-02-27T17:21:28","date_gmt":"2020-02-27T20:21:28","guid":{"rendered":"https:\/\/www.b2rocket.com.br\/?p=1536"},"modified":"2020-02-27T17:21:33","modified_gmt":"2020-02-27T20:21:33","slug":"5-dicas-para-criar-o-seu-proprio-marketplace","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/b2rocket.com.br\/5-dicas-para-criar-o-seu-proprio-marketplace\/","title":{"rendered":"5 dicas para criar o seu pr\u00f3prio marketplace"},"content":{"rendered":"\n
Deseja construir um marketplace que traga uma verdadeira ruptura ao segmento que voc\u00ea deseja enfrentar? Para isso, compilamos uma lista de boas pr\u00e1ticas recomendadas. <\/p>\n\n\n\n
Para agregar valor efetivo aos compradores e vendedores do seu marketplace, voc\u00ea deve:<\/p>\n\n\n\n
Se o seu segmento possui muitos sellers e compradores, \u00e9 mais f\u00e1cil oferecer valor – e ser relevante.\u00a0<\/p>\n\n\n\n
Por qu\u00ea?\u00a0Quando o segmento \u00e9 pequeno (ou muito \u201cnicho\u201d), \u00e9 improv\u00e1vel que muitos seller se inscrevam no seu marketplace – porque todos os compradores possivelmente conhecem os sellers e, portanto, n\u00e3o precisam de voc\u00ea.\u00a0<\/p>\n\n\n\n
Al\u00e9m disso, esses seller provavelmente j\u00e1 abordaram os compradores em seu nicho.\u00a0Significando que eles n\u00e3o precisam – ou simplesmente n\u00e3o querem – lidar com um intermedi\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n
Quantas vezes um comprador provavelmente comprar\u00e1 um produto ou servi\u00e7o no seu marketplace?\u00a0<\/p>\n\n\n\n
Se voc\u00ea est\u00e1 buscando uma frequ\u00eancia baixa, deve ter um alto valor por venda.\u00a0No entanto, se sua empresa for de alta frequ\u00eancia, voc\u00ea poder\u00e1 tolerar um valor mais baixo por venda.<\/p>\n\n\n\n
Pergunte a si mesmo: criar um marketlace para o segmento X realmente faria a diferen\u00e7a conectando compradores \/ locat\u00e1rios a sellers?<\/p>\n\n\n\n
Qual diferen\u00e7a isso faria?\u00a0Uma economia de dinheiro?\u00a0Criaria acesso significativamente melhorado?\u00a0Ou uma dr\u00e1stica redu\u00e7\u00e3o de tempo?<\/p>\n\n\n\n
Existem\u00a03 focos\u00a0<\/strong>que podem ser usados \u200b\u200bseparadamente ou juntos: <\/p>\n\n\n\n Depois de definir os focos do marketplace, voc\u00ea precisar\u00e1 estabelecer o tamanho do seu mercado.<\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea vem de um nicho muito espec\u00edfico (por exemplo, m\u00f3veis de hot\u00e9is), provavelmente conhece bem as estat\u00edsticas e os canais de distribui\u00e7\u00e3o do setor. Caso contr\u00e1rio, voc\u00ea deve conversar com as associa\u00e7\u00f5es espec\u00edficas do setor que t\u00eam acesso a essas informa\u00e7\u00f5es ou outra fonte confi\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m \u00e9 \u00fatil conhecer o potencial do mercado digital imediato. Voc\u00ea pode usar o Google Adword (planejador de palavras-chave) ou o Google Trends.<\/p>\n\n\n\n Ao avaliar o mercado e estabelecer o potencial do mercado digital, voc\u00ea pode aprender, por exemplo, que atualmente no segmento de m\u00f3veis para hot\u00e9is as margens dos sellers giram em torno de XX% e que voc\u00ea pode economizar XX% em comiss\u00e3o para os compradores, agregando valor \u00e0 cadeia. Isso torna o processo de vendas mais eficiente.<\/p>\n\n\n\n Enquanto nas empresas ‘normais’ voc\u00ea considera aluguel de loja ou scrit\u00f3rio, armazenagem, pessoal, custo de publicidade, vendas etc, na web \u00e9 diferente – e particularmente no marketplace.\u00a0Em um marketplace, voc\u00ea precisa simultaneamente fazer um esfor\u00e7o para atrair oferta e demanda, enquanto oferece aos sellers uma maneira barata de vender e compradores uma abund\u00e2ncia de itens a pre\u00e7os excelentes. <\/p>\n\n\n\n A seguir vamos expor os modelos de receita mais comuns no Brasil:<\/p>\n\n\n\n A comiss\u00e3o sobre a venda faturada \u00e9 o principal modelo de receita – para marketplaces – no Brasil. Pode-se cobrar uma porcentagem e\/ou taxa fixa sobre uma transa\u00e7\u00e3o. A maior vantagem \u00e9 que o seller n\u00e3o tem custo antes de vender. <\/p>\n\n\n\n Alguns marketplaces cobram uma assinatura para listar produtos ou servi\u00e7os. E conseguem monetizar ainda mais oferecendo adicionais, como por exemplo, destaque do produto na lista. <\/p>\n\n\n\n \u00c9 comum que alguns marketplaces combinem mais de um modelo de receita. A Amazon, por exemplo, cobra hoje uma mensalidade de R$ 19 + comiss\u00e3o sobre a venda.<\/p>\n\n\n\n Seu marketplace deve prosperar porque:\u00a0<\/p>\n\n\n\n3. Avalie seu tamanho de mercado<\/h2>\n\n\n\n
4. Escolha o modelo de neg\u00f3cios certo e avalie a economia<\/h2>\n\n\n\n
Comiss\u00e3o<\/h4>\n\n\n\n
Assinatura<\/h4>\n\n\n\n
5. Crie um marketplace 10x melhor<\/strong><\/h2>\n\n\n\n