{"id":3870,"date":"2023-02-02T14:42:00","date_gmt":"2023-02-02T17:42:00","guid":{"rendered":"https:\/\/b2rocket.com.br\/?p=3870"},"modified":"2023-03-02T16:47:48","modified_gmt":"2023-03-02T19:47:48","slug":"quais-as-tendencias-de-marketing-para-e-commerce-b2b-em-2023","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/b2rocket.com.br\/quais-as-tendencias-de-marketing-para-e-commerce-b2b-em-2023\/","title":{"rendered":"Quais as tend\u00eancias de Marketing para E-commerce B2B em 2023?"},"content":{"rendered":"\n

Embora o varejo on-line<\/strong> tenha apresentado um aumento bastante expressivo no seu faturamento (em compara\u00e7\u00e3o ao per\u00edodo pr\u00e9-pand\u00eamico), chegando a alcan\u00e7ar incr\u00edveis percentuais de crescimento j\u00e1 nos primeiros meses de 2022, o Marketing das empresas B2B<\/strong> precisa se preparar para um ano de 2023 ainda sob o impacto da infla\u00e7\u00e3o, taxas de juros mais altas, escassez na cadeia de suprimentos e perspectiva de uma recess\u00e3o global, conforme estudos da Forrester Research<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

De l\u00e1 para c\u00e1, as vendas B2B<\/strong> cresceram exponencialmente, seja atrav\u00e9s das intera\u00e7\u00f5es tradicionais ou pelo com\u00e9rcio eletr\u00f4nico. Mas, precisamos estar atentos quanto aos or\u00e7amentos disponibilizados (mais enxutos e disputados) como tamb\u00e9m em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 assertividade do Marketing e Vendas<\/strong> em sua busca por faturamento e receita. Nesse sentido, hoje as organiza\u00e7\u00f5es j\u00e1 entendem que, para processar grandes volumes de informa\u00e7\u00f5es e aprimorar o seu desempenho junto aos consumidores, a intelig\u00eancia de dados<\/strong> ser\u00e1 o grande diferencial da estrat\u00e9gia de marketing<\/strong> das empresas B2B para este ano.<\/p>\n\n\n\n

Essa previs\u00e3o mostra que ser\u00e1 cada vez mais necess\u00e1rio que os gestores estejam abertos \u00e0s diversas possibilidades de expans\u00e3o e dinamicidade que o E-commerce<\/strong> pode oferecer (segundo uma pesquisa do Google<\/strong> em parceria com a Euromonitor<\/strong>, este ambiente on-line dos neg\u00f3cios crescer\u00e1 at\u00e9 42% em 2025). Dessa forma, para que isso aconte\u00e7a e traga lucratividade para a sua empresa, apontamos aqui algumas tend\u00eancias no E-commerce <\/strong>que ir\u00e3o impactar os neg\u00f3cios deste ano.<\/p>\n\n\n\n

Conhe\u00e7a as principais tend\u00eancias de Marketing que marcar\u00e3o o E-commerce B2B neste ano<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

1. Hiper personaliza\u00e7\u00e3o da experi\u00eancia do cliente<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Nesse panorama de alta competitividade, a experi\u00eancia do cliente<\/strong> \u00e9 um ponto essencial e decisivo para os seus neg\u00f3cios. As vendas no ambiente digital t\u00eam facilitado e agilizado cada vez mais a aquisi\u00e7\u00e3o de produtos e servi\u00e7os. Hoje, as marcas B2B<\/strong> compreendem melhor o seu p\u00fablico-alvo, coletando regularmente dados do consumidor e utilizando-os para personalizar a sua jornada de compra<\/strong>, atendendo suas expectativas imediatas e garantindo a sua fideliza\u00e7\u00e3o (77% dos analistas da \u00e1rea concordam que personificar essa experi\u00eancia ao m\u00e1ximo eleva o relacionamento com os compradores a um patamar dif\u00edcil de ser alcan\u00e7ado pela concorr\u00eancia e 55% enxergam nessa estrat\u00e9gia uma forma de aumentar a taxa de convers\u00e3o e o crescimento<\/strong>). <\/p>\n\n\n\n

2. Omnichannel<\/strong> e Conte\u00fado do usu\u00e1rio<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Esta tend\u00eancia \u00e9 uma grande aposta para o ano de 2023. O omnichannel<\/strong> refere-se \u00e0 converg\u00eancia entre os diferentes canais de uma corpora\u00e7\u00e3o, proporcionando aos clientes um tom de voz \u00fanico e alinhado com os objetivos da empresa (independente de qual canal e em que momento eles interagem com a marca), estreitando o seu relacionamento e atendendo as suas expectativas como consumidor. J\u00e1 o conte\u00fado gerado pelo usu\u00e1rio est\u00e1 em alta, trazendo uma autenticidade refinada e elevando o posicionamento da marca. Textos, imagens e v\u00eddeos criados pelos consumidores finais t\u00eam sido at\u00e9 mais eficientes que aqueles gerados pela pr\u00f3pria marca.<\/p>\n\n\n\n

3. Agilidade e efici\u00eancia na entrega dos pedidos<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Atender as demandas e entreg\u00e1-las aos clientes de forma mais r\u00e1pida e assertiva \u00e9 uma forma das marcas B2B<\/strong> chamarem mais aten\u00e7\u00e3o dos consumidores para o seu neg\u00f3cio. Isso, al\u00e9m de aumentar o seu desejo em comprar novamente com a marca, desperta nele o sentimento de confian\u00e7a em rela\u00e7\u00e3o aos seus produtos ou servi\u00e7os, garantindo uma boa reputa\u00e7\u00e3o para a sua empresa no mercado (junto a novos clientes e em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 concorr\u00eancia).<\/p>\n\n\n\n

4. Sustentabilidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A implementa\u00e7\u00e3o de pr\u00e1ticas sustent\u00e1veis e ecol\u00f3gicas entre as marcas B2B<\/strong> \u00e9 um divisor de \u00e1guas em como as empresas se relacionam e geram engajamento junto ao seu p\u00fablico. Nesse sentido, \u00e9 preciso estar atento \u00e0s novas estrat\u00e9gias e t\u00e1ticas de comercializa\u00e7\u00e3o que ajudam a dar uma maior visibilidade aos seus neg\u00f3cios. O consumidor contempor\u00e2neo est\u00e1 cada vez mais exigente e valoriza essas iniciativas. Com a crescente demanda por responsabilidade social corporativa, as empresas mais bem-sucedidas ser\u00e3o aquelas que apresentarem uma estrat\u00e9gia clara e transparente para comunicar a\u00e7\u00f5es nessa dire\u00e7\u00e3o a clientes, investidores e funcion\u00e1rios (88% dos colaboradores preferem trabalhar para empresas socioambientalmente respons\u00e1veis<\/strong>).<\/p>\n\n\n\n

5. Realidade Aumentada<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Metaverso<\/strong> como tend\u00eancia inda n\u00e3o apresentou o crescimento esperado, mas podemos aprender bastante com as suas conquistas at\u00e9 agora. Uma delas \u00e9 a implementa\u00e7\u00e3o da Realidade Aumentada<\/strong> (ou AR<\/strong>) que possibilita ao cliente experimentar diversos tipos de produtos sem sair do conforto da sua casa. Quer saber como um certo modelo de \u00f3culos vai ficar no seu rosto? Por meio do AR<\/strong>, isso \u00e9 poss\u00edvel. Assim como escolher a cor do seu pr\u00f3ximo carro ou testar uma cor de tinta na parede de casa. O que facilita a dissemina\u00e7\u00e3o dessa nova tend\u00eancia \u00e9 que os modelos de celulares atuais j\u00e1 possuem essa tecnologia para adot\u00e1-la (com um p\u00fablico cada vez mais \u201cmobile first\u201d<\/strong>, \u00e9 s\u00f3 uma quest\u00e3o de tempo para o AR<\/strong> cair no gosto do consumidor).<\/p>\n\n\n\n

6. Social Commerce<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Mais uma tend\u00eancia do E-commerce<\/strong> atrelada ao \u201cmobile first\u201d<\/strong>, o Social Commerce<\/strong> consiste na venda de produtos atrav\u00e9s das redes sociais. Com a dissemina\u00e7\u00e3o dos pontos de vendas dentro dos aplicativos como Instagram<\/strong>, TikTok<\/strong> e Facebook<\/strong>, a modalidade s\u00f3 tem a crescer. Para participar do Social Commerce, uma alternativa \u00e9 o Marketing de Influ\u00eancia<\/strong> que consiste na contrata\u00e7\u00e3o de um(a) influenciador(a) para divulgar seus produtos ou servi\u00e7os \u00e0 audi\u00eancia que ele construiu (o importante \u00e9 que o perfil do p\u00fablico dele(a) fa\u00e7a sentido para o seu nicho de vendas).<\/p>\n\n\n\n

7. Intelig\u00eancia Artificial (IA)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Intelig\u00eancia Artificial<\/strong> (IA)<\/strong> vem ganhando cada vez mais for\u00e7a e em 2023 tem tudo para ocupar espa\u00e7o tamb\u00e9m como tend\u00eancia do E-commerce. O que podemos destacar na IA<\/strong> em rela\u00e7\u00e3o a outros meios de automa\u00e7\u00e3o \u00e9 a sua grande capacidade de aprender e se aprimorar baseado nas atividades que o sistema exerce. \u00c9 justamente essa habilidade de reten\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es e a possibilidade de refinamento eu tornam a IA<\/strong> t\u00e3o interessante para o E-commerce<\/strong>. J\u00e1 existem algumas aplica\u00e7\u00f5es como o remarketing<\/strong>, que utiliza dados de acessos anteriores e os servi\u00e7os de recomenda\u00e7\u00e3o de produtos baseado em compras pr\u00e9vias.<\/p>\n\n\n\n

8. Orienta\u00e7\u00e3o por dados<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Marketing orientado a dados <\/strong>seguira cada vez mais se expandindo em 2023. As empresas que empregam a personaliza\u00e7\u00e3o orientada por dados alcan\u00e7am de cinco a oito vezes o ROI em marketing <\/strong>(conforme a Invesp<\/strong>) e 57% dos consumidores est\u00e3o dispostos a compartilhar suas informa\u00e7\u00f5es em troca de ofertas especiais ou descontos <\/strong>em produtos ou servi\u00e7os disponibilizados pelas empresas (de acordo com a SalesForce<\/strong>).<\/p>\n\n\n\n

9. Storytelling e humaniza\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

As formas tradicionais de Marketing B2B <\/strong>est\u00e3o evoluindo rapidamente e se adaptando ao mundo digital. O Storytelling<\/strong> (conta\u00e7\u00e3o de hist\u00f3rias) e a humaniza\u00e7\u00e3o <\/strong>s\u00e3o fundamentais para construir conex\u00f5es com o cliente potencial. As pessoas adoram conhecer uma hist\u00f3ria da marca: 55% t\u00eam mais probabilidade de adquirir um produto ou servi\u00e7o no futuro, 44% compartilham os relatos e 15% compram imediatamente quando se sentem motivadas pela narrativa apresentada<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Invista no planejamento de Marketing para 2023 e tenha uma presen\u00e7a mais marcante, din\u00e2mica e personalizada no ambiente digital!<\/p>\n\n\n\n

\n
CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO<\/a><\/div>\n<\/div>\n\n\n\n

– <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Embora o varejo on-line tenha apresentado um aumento bastante expressivo no seu faturamento (em compara\u00e7\u00e3o ao per\u00edodo pr\u00e9-pand\u00eamico), chegando a alcan\u00e7ar incr\u00edveis percentuais de crescimento j\u00e1 nos primeiros meses de 2022, o Marketing das empresas B2B precisa se preparar para um ano de 2023 ainda sob o impacto da infla\u00e7\u00e3o, taxas de juros mais altas, […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":3882,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"ocean_post_layout":"","ocean_both_sidebars_style":"","ocean_both_sidebars_content_width":0,"ocean_both_sidebars_sidebars_width":0,"ocean_sidebar":"0","ocean_second_sidebar":"0","ocean_disable_margins":"enable","ocean_add_body_class":"","ocean_shortcode_before_top_bar":"","ocean_shortcode_after_top_bar":"","ocean_shortcode_before_header":"","ocean_shortcode_after_header":"","ocean_has_shortcode":"","ocean_shortcode_after_title":"","ocean_shortcode_before_footer_widgets":"","ocean_shortcode_after_footer_widgets":"","ocean_shortcode_before_footer_bottom":"","ocean_shortcode_after_footer_bottom":"","ocean_display_top_bar":"default","ocean_display_header":"default","ocean_header_style":"","ocean_center_header_left_menu":"0","ocean_custom_header_template":"0","ocean_custom_logo":0,"ocean_custom_retina_logo":0,"ocean_custom_logo_max_width":0,"ocean_custom_logo_tablet_max_width":0,"ocean_custom_logo_mobile_max_width":0,"ocean_custom_logo_max_height":0,"ocean_custom_logo_tablet_max_height":0,"ocean_custom_logo_mobile_max_height":0,"ocean_header_custom_menu":"0","ocean_menu_typo_font_family":"0","ocean_menu_typo_font_subset":"","ocean_menu_typo_font_size":0,"ocean_menu_typo_font_size_tablet":0,"ocean_menu_typo_font_size_mobile":0,"ocean_menu_typo_font_size_unit":"px","ocean_menu_typo_font_weight":"","ocean_menu_typo_font_weight_tablet":"","ocean_menu_typo_font_weight_mobile":"","ocean_menu_typo_transform":"","ocean_menu_typo_transform_tablet":"","ocean_menu_typo_transform_mobile":"","ocean_menu_typo_line_height":0,"ocean_menu_typo_line_height_tablet":0,"ocean_menu_typo_line_height_mobile":0,"ocean_menu_typo_line_height_unit":"","ocean_menu_typo_spacing":0,"ocean_menu_typo_spacing_tablet":0,"ocean_menu_typo_spacing_mobile":0,"ocean_menu_typo_spacing_unit":"","ocean_menu_link_color":"","ocean_menu_link_color_hover":"","ocean_menu_link_color_active":"","ocean_menu_link_background":"","ocean_menu_link_hover_background":"","ocean_menu_link_active_background":"","ocean_menu_social_links_bg":"","ocean_menu_social_hover_links_bg":"","ocean_menu_social_links_color":"","ocean_menu_social_hover_links_color":"","ocean_disable_title":"default","ocean_disable_heading":"default","ocean_post_title":"","ocean_post_subheading":"","ocean_post_title_style":"","ocean_post_title_background_color":"","ocean_post_title_background":0,"ocean_post_title_bg_image_position":"","ocean_post_title_bg_image_attachment":"","ocean_post_title_bg_image_repeat":"","ocean_post_title_bg_image_size":"","ocean_post_title_height":0,"ocean_post_title_bg_overlay":0.5,"ocean_post_title_bg_overlay_color":"","ocean_disable_breadcrumbs":"default","ocean_breadcrumbs_color":"","ocean_breadcrumbs_separator_color":"","ocean_breadcrumbs_links_color":"","ocean_breadcrumbs_links_hover_color":"","ocean_display_footer_widgets":"default","ocean_display_footer_bottom":"default","ocean_custom_footer_template":"0","ocean_post_oembed":"","ocean_post_self_hosted_media":"","ocean_post_video_embed":"","ocean_link_format":"","ocean_link_format_target":"self","ocean_quote_format":"","ocean_quote_format_link":"post","ocean_gallery_link_images":"off","ocean_gallery_id":[],"footnotes":""},"categories":[29],"tags":[],"class_list":["post-3870","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-e-commerce-b2b","entry","has-media"],"views":1,"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3870","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=3870"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3870\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/3882"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=3870"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=3870"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=3870"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}