{"id":3876,"date":"2023-04-11T12:40:00","date_gmt":"2023-04-11T15:40:00","guid":{"rendered":"https:\/\/b2rocket.com.br\/?p=3876"},"modified":"2023-04-11T19:26:15","modified_gmt":"2023-04-11T22:26:15","slug":"atendimento-ao-cliente-para-e-commerce-b2b","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/b2rocket.com.br\/atendimento-ao-cliente-para-e-commerce-b2b\/","title":{"rendered":"Atendimento ao Cliente para E-commerce B2B"},"content":{"rendered":"\n

O bom relacionamento entre empresas e fornecedores \u00e9 extremamente fundamental para o desenvolvimento de um produto e pela sua entrega para o cliente final. E o atendimento ao cliente B2B<\/strong> (Business to Business) \u00e9 a principal ponte de liga\u00e7\u00e3o desse relacionamento.<\/p>\n\n\n\n

Hoje, 77%<\/strong> dos clientes acreditam que o processo de compras B2B<\/strong> entre empresas \u00e9 bastante complicado e demorado (segundo uma pesquisa da Gartner<\/strong>). Por isso, \u00e9 essencial estabelecer uma estrat\u00e9gia de atendimento que n\u00e3o apenas ofere\u00e7a um excelente Customer Experience B2B<\/strong>, mas tamb\u00e9m crie formas de trat\u00e1-los como verdadeiros parceiros de neg\u00f3cios a serem continuamente encantados e valorizados.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o atendimento B2B e quais as diferen\u00e7as em rela\u00e7\u00e3o ao atendimento B2C?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

O atendimento ao cliente B2B<\/strong> \u00e9 relacionado \u00e0s transa\u00e7\u00f5es comerciais realizadas por duas empresas (comprador e fornecedor), enquanto o atendimento B2C <\/strong>\u00e9 focado no consumidor.  Mas, essas diferen\u00e7as v\u00e3o muito al\u00e9m do nome. A rotina de compra, as negocia\u00e7\u00f5es e o atendimento B2B<\/strong> diferem completamente de um cen\u00e1rio B2C<\/strong>. E s\u00e3o esses os aspectos que precisam ser entendidos por quem deseja tornar-se um fornecedor de uma grande empresa ou precise construir relacionamentos melhores e mais duradouros com as empresas compradoras.<\/p>\n\n\n\n

A mais significativa dessas diferen\u00e7as reside no fato de que os clientes B2B<\/strong> s\u00e3o muito mais exigentes que os consumidores finais, uma vez que o ciclo de vida deles \u00e9 mais longo e as compras B2B<\/strong> envolvem volumes muito mais expressivos de produtos ou servi\u00e7os (com um valor do investimento tamb\u00e9m muito maior). As empresas que j\u00e1 valorizam essas quest\u00f5es, direcionando seus esfor\u00e7os para entender os neg\u00f3cios dos seus parceiros, adotam um software de suporte ao cliente que torna o atendimento B2B<\/strong> muito mais \u00e1gil, pr\u00e1tico e eficiente.<\/p>\n\n\n\n

Principais dicas para um eficiente atendimento ao cliente B2B<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

– Esque\u00e7a a abordagem B2C<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Os clientes B2C<\/strong> normalmente buscam por um produto ou servi\u00e7o que atenda a uma necessidade espec\u00edfica ou imediata (essa compra depende apenas de uma pessoa e o or\u00e7amento \u00e9 bem menor, na grande maioria dos casos). J\u00e1 os processos de compra B2B <\/strong>envolvem um setor inteiro dentro de uma empresa (o ciclo de vida \u00e9 bem mais longo, as compras s\u00e3o mais recorrentes e o or\u00e7amento \u00e9 bem mais elevado). Logo, as expectativas de uma empresa-cliente s\u00e3o maiores e exigem gera\u00e7\u00e3o de valor, atendimento humanizado e uma estrat\u00e9gia de relacionamento que seja ainda mais assertiva por toda a organiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

– Mantenha foco total no cliente<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Enquanto o cliente B2C<\/strong> pode dividir a aten\u00e7\u00e3o da sua equipe, o B2B<\/strong> exige um atendimento focado totalmente no cliente, ou seja, no Customer Centric<\/strong>. Eles desejam que seus parceiros conhe\u00e7am o seu neg\u00f3cio de forma espec\u00edfica e especializada. Quanto mais aten\u00e7\u00e3o voc\u00ea dar aos seus clientes B2B (atrav\u00e9s de um gerente de contas exclusivo, por exemplo), maiores ser\u00e3o as chances de satisfaz\u00ea-lo em suas necessidades e fideliz\u00e1-los. Procure ter uma compreens\u00e3o clara do neg\u00f3cio, entenda a sua cultura organizacional, desenvolva solu\u00e7\u00f5es exclusivas e adaptadas ao neg\u00f3cio deles e proponha novas ideias e conceitos criativos para que atinjam seus objetivos de neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n

– Trate seus clientes como parceiros<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Procure orientar sempre a sua equipe a trat\u00e1-los como verdadeiros parceiros de neg\u00f3cios, onde o relacionamento seja baseado no respeito, na transpar\u00eancia, na cordialidade, na troca de ideias e experi\u00eancias, al\u00e9m de contar com uma comunica\u00e7\u00e3o que seja realmente emp\u00e1tica. Sabendo valorizar essas pr\u00e1ticas de conduta, seus clientes se sentir\u00e3o valorizados e melhor atendidos para resolver problemas pontuais e propor negocia\u00e7\u00f5es que beneficiem ambas as partes. Essa rela\u00e7\u00e3o de parceria ser\u00e1 ben\u00e9fica para todos e ir\u00e1 gerar um sentimento de confian\u00e7a m\u00fatua. Conforme o relat\u00f3rio de Tend\u00eancias da Experi\u00eancia do Cliente 2022<\/strong>, realizado pela Zendesk<\/strong>, as empresas de alto desempenho consideram o atendimento ao cliente B2B<\/strong> como um gerador importante de receita. Promova campanhas de incentivo, ofere\u00e7a capacita\u00e7\u00f5es e treinamentos de atendimento especializados em clientes B2B e recompensas financeiras (como aumento de sal\u00e1rios e b\u00f4nus). <\/strong>O engajamento da sua equipede atendimento, bem como a ado\u00e7\u00e3o de tecnologias e ferramentas de suporte, contribui significativamente para o fortalecimento das suas rela\u00e7\u00f5es comerciais.<\/p>\n\n\n\n

– Solicite feedbacks cont\u00ednuos dos clientes B2B<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Os feedbacks n\u00e3o apenas servem para corrigir problemas pontuais, mas tamb\u00e9m ajudam a antecipar as futuras necessidades dos clientes B2B<\/strong>, possibilitando que a sua empresa esteja sempre um passo \u00e0 frente em um mercado cada vez mais competitivo. \u00c9 vital mostrar-se sempre atento e presente, superando as expectativas e trabalhando com pesquisas de satisfa\u00e7\u00e3o com a frequ\u00eancia correta.<\/p>\n\n\n\n

– Invista em um software de atendimento ao cliente B2B<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Uma boa ferramenta de suporte faz toda a diferen\u00e7a no atendimento B2B<\/strong>, reunindo e centralizando todos os dados de seus clientes em um \u00fanico lugar. Assim, a equipe da sua empresa obt\u00e9m uma vis\u00e3o completa sobre os neg\u00f3cios dos seus parceiros para entregar o melhor atendimento e a melhor experi\u00eancia, resolvendo problemas pontuais com muito mais agilidade e efici\u00eancia. O investimento em tecnologia possibilita a flexibilidade necess\u00e1ria para sua empresa identificar, entender, segmentar clientes e criar experi\u00eancias cada vez mais personalizadas para o crescimento dos neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n

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