{"id":3972,"date":"2023-04-03T12:46:56","date_gmt":"2023-04-03T15:46:56","guid":{"rendered":"https:\/\/b2rocket.com.br\/?p=3972"},"modified":"2023-04-03T13:08:17","modified_gmt":"2023-04-03T16:08:17","slug":"content-hub-como-planejar-e-criar-um-para-a-sua-empresa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/b2rocket.com.br\/content-hub-como-planejar-e-criar-um-para-a-sua-empresa\/","title":{"rendered":"Content Hub: como planejar e criar um para a sua empresa"},"content":{"rendered":"\n
Com o crescimento de novos neg\u00f3cios no meio digital, a competitividade entre as organiza\u00e7\u00f5es, para se manterem cada vez mais atualizadas e capazes de atra\u00edrem o seu p\u00fablico-alvo, aumentou significativamente. Com isso, a necessidade de produzir conte\u00fados relevantes e que convertam leitores em clientes tem se tornado um fator essencial para que uma marca se sobressaia em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 concorr\u00eancia (agregando valor em sua comunica\u00e7\u00e3o e engajando pessoas em torno de seus produtos e seus servi\u00e7os).<\/p>\n\n\n\n
De acordo com a pesquisa realizada pela Hi-M\u00eddia<\/strong> e pela M.Sense<\/strong>, as principais atividades dos brasileiros no ambiente digital s\u00e3o: ler conte\u00fados que gostam na internet (45%) e acessar as redes sociais (34%).<\/strong> Assim, manter uma forte presen\u00e7a na web \u00e9 fundamental para que uma empresa se destaque continuamente junto aos seus consumidores. Hoje, os usu\u00e1rios da internet geram, por minuto, 500 horas de conte\u00fado no YouTube, 1.440 publica\u00e7\u00f5es no WordPress, 448.800 tweets, 65.972 stories no Instagram e 3,3 milh\u00f5es de posts no Facebook<\/strong>, de acordo com o Smartinsights<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Para potencializar os resultados do seu neg\u00f3cio, \u00e9 preciso que voc\u00ea pense em novas estrat\u00e9gias de Marketing de Conte\u00fado.<\/strong> Com um Content Hub<\/strong>, atrav\u00e9s de suas t\u00e9cnicas de arquitetura de informa\u00e7\u00e3o <\/strong>e SEO<\/strong>, sua empresa ir\u00e1 atrair tr\u00e1fego e aproximar ainda mais a sua marca do usu\u00e1rio da internet (com conte\u00fados variados, relevantes e que criam boas experi\u00eancias junto ao seu p\u00fablico-alvo). De acordo com uma pesquisa da Content Trends<\/strong>, empresas que adotam Marketing de Conte\u00fado<\/strong> geram cerca de 4x mais visitas e 5x mais leads<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n O Content Hub<\/strong>, tamb\u00e9m conhecido como hub de conte\u00fado<\/strong>, \u00e9 um meio termo entre um site institucional e um blog corporativo, mas que apresenta uma arquitetura de design<\/strong> e curadoria especializada<\/strong> (atrav\u00e9s de blog posts, conte\u00fados visuais, conte\u00fados interativos, p\u00e1ginas de produtos e servi\u00e7os entre outras pe\u00e7as institucionais) para fazer com que o seu neg\u00f3cio seja n\u00e3o apenas uma refer\u00eancia de qualidade com seus conte\u00fados, bem como uma excelente experi\u00eancia de navega\u00e7\u00e3o).<\/p>\n\n\n\n Muitas empresas, atualmente, j\u00e1 produzem uma enorme quantidade de pe\u00e7as digitais na internet, devidamente bem produzidas e arquitetadas para atrair leads e converter seus leitores em clientes, aprofundando assim todo o processo de conhecimento da marca (com o objetivo de promover a fideliza\u00e7\u00e3o desses clientes potenciais e garantir a boa reputa\u00e7\u00e3o da empresa junto \u00e0 sua rede de contatos).<\/p>\n\n\n\n Possuir um Content Hub<\/strong> (ou hub de conte\u00fado<\/strong>) traz uma s\u00e9rie de benef\u00edcios que podem aumentar consideravelmente o n\u00famero de convers\u00f5es para sua empresa:<\/p>\n\n\n\n – Aumenta a visibilidade da sua marca nos resultados de busca:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Integrados em um \u00fanico portal, \u00e9 poss\u00edvel trabalhar estrat\u00e9gias de SEO<\/strong>. Os conte\u00fados consultados pelos usu\u00e1rios auxiliam no aumento de tr\u00e1fego e no ganho de relev\u00e2ncia e autoridade da p\u00e1gina (sua empresa estar\u00e1 sempre presente nas primeiras posi\u00e7\u00f5es em resultados de ferramentas de busca, como o Google<\/strong>).<\/p>\n\n\n\n – Maior tempo de perman\u00eancia, maior contato com a sua marca:<\/strong><\/p>\n\n\n\n O Hub de conte\u00fado<\/strong> permite ao usu\u00e1rio navegar pelas suas p\u00e1ginas e editoriais, encontrando ali toda a informa\u00e7\u00e3o que busca (realizando suas pesquisas dentro do seu pr\u00f3prio dom\u00ednio e deixando de procurar em outros sites a solu\u00e7\u00e3o pelas suas demandas).<\/p>\n\n\n\n – Ser presente na jornada do usu\u00e1rio:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Um Hub<\/strong> que possua conte\u00fados voltados para diferentes momentos e demandas do usu\u00e1rio se faz presente na vida e experi\u00eancia dele, criando um v\u00ednculo que potencializa seu retorno \u00e0 p\u00e1gina.<\/p>\n\n\n\n – Relat\u00f3rios mais completos e assertivos:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Ser um administrador de um Hub d\u00e1 acesso pleno a todos os dados coletados pelo dom\u00ednio, possibilitando a an\u00e1lise de desempenho das p\u00e1ginas espec\u00edficas e garantindo estrat\u00e9gias de otimiza\u00e7\u00e3o mais assertivas.<\/p>\n\n\n\n – Escolha de URL\u2019S e palavras-chave espec\u00edficas para cada conte\u00fado:<\/strong><\/p>\n\n\n\n H\u00e1 a possibilidade de personalizar a URL<\/strong>, o que influencia a usabilidade, experi\u00eancia do usu\u00e1rio e o posicionamento nas ferramentas de busca. Tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel trabalhar palavras-chave espec\u00edficas e de interesse da marca, gerando diferentes abordagens de uma palavra-chave a fim de alcan\u00e7ar diferentes etapas do funil de vendas<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n – Redu\u00e7\u00e3o no custo de aquisi\u00e7\u00e3o de clientes<\/strong><\/p>\n\n\n\n O tr\u00e1fego gerado pelo Hub de Conte\u00fado<\/strong>, fortificado pelo v\u00ednculo criado entre o consumidor e a marca, gera fideliza\u00e7\u00e3o e frequ\u00eancia do usu\u00e1rio<\/strong>, bem como o torna em um novo embaixador da marca ao defender os benef\u00edcios encontrados no portal (alcan\u00e7ando mais pessoas sem demandar custos maiores para isso).<\/p>\n\n\n\n – Melhora na experi\u00eancia do p\u00f3s-venda:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Para al\u00e9m do atendimento ao cliente, o usu\u00e1rio v\u00ea no Hub de Conte\u00fado<\/strong> uma extens\u00e3o de seus servi\u00e7os e atendimento p\u00f3s-venda<\/strong>. Mais do que um canal extra, ele oferece conte\u00fados espec\u00edficos e abrangentes, em uma linguagem din\u00e2mica, fornecendo informa\u00e7\u00f5es mais completas e mais pr\u00f3ximas do usu\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n – Maior tr\u00e1fego para e-commerce:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Os conte\u00fados gerados em um Hub de Conte\u00fado<\/strong> podem conter links que direcionam o tr\u00e1fego de sua p\u00e1gina para as p\u00e1ginas do produto ou servi\u00e7o, aumentando o tr\u00e1fego do e-commerce<\/strong>. Reduzindo a taxa de rejei\u00e7\u00e3o e aumentando a relev\u00e2ncia e presen\u00e7a da marca na vida do usu\u00e1rio, a convers\u00e3o \u00e9 potencializada (al\u00e9m do fortalecimento da marca e gera\u00e7\u00e3o de leads).<\/p>\n\n\n\n Um Hub de Conte\u00fado<\/strong> \u00e9 um ve\u00edculo din\u00e2mico no qual s\u00e3o publicados posts que atingem os mais variados objetivos de marketing. Veja, abaixo, 10 passos para voc\u00ea planejar e criar um Hub de Conte\u00fado<\/strong> para sua empresa:<\/p>\n\n\n\n 1. Tema: <\/strong>Escolha um tema relacionado \u00e0s dores de sua persona;<\/p>\n\n\n\n 2. Categorias: <\/strong>Divida o tema em subt\u00f3picos mais espec\u00edficos;<\/p>\n\n\n\n 3. Linha Editorial: <\/strong>Estabele\u00e7a par\u00e2metros para o que deve ser publicado e o que deve ser evitado;<\/p>\n\n\n\n 4. Formatos e Tipos: <\/strong>Defina quais formatos e tipos de conte\u00fados ir\u00e3o para o Hub<\/strong>;<\/p>\n\n\n\n 5. Processos: <\/strong>Desenhe quais os processos que ser\u00e3o executados para a cria\u00e7\u00e3o das pelas de conte\u00fado (assim como os respons\u00e1veis por cada etapa);<\/p>\n\n\n\n 6. Objetivos: <\/strong>Estabele\u00e7a um objetivo prim\u00e1rio e os objetivos secund\u00e1rios;<\/p>\n\n\n\n 7. Planejamento: <\/strong>Defina as pautas que ser\u00e3o publicadas no blog, mantendo a aten\u00e7\u00e3o para posicion\u00e1-las em diferentes est\u00e1gios de funil de vendas<\/strong>;<\/p>\n\n\n\n 8. Produ\u00e7\u00e3o: <\/strong>Crie conte\u00fados de acordo com os fatores definidos anteriormente, mantendo o mesmo tom de voz e foco na resolu\u00e7\u00e3o de problemas do leitor;<\/p>\n\n\n\n 9. Divulga\u00e7\u00e3o: <\/strong>Distribua conte\u00fados em seus outros canais de m\u00eddia (como redes sociais<\/strong>, email marketing<\/strong> e links patrocinados<\/strong>);<\/p>\n\n\n\n 10. An\u00e1lise de Resultados: <\/strong>Com recorr\u00eancia, avalie os resultados do Hub<\/strong>, realize ajustes, mantenha o que est\u00e1 funcionando e descarte o que n\u00e3o funciona mais.<\/p>\n\n\n\n A cria\u00e7\u00e3o de um Hub de Conte\u00fado<\/strong> eficiente exige uma s\u00e9rie de recursos operacionais, estrat\u00e9gicos e anal\u00edticos, al\u00e9m de uma equipe plenamente capacitada para trabalhar com isso.<\/p>\n\n\n\n Ent\u00e3o, se voc\u00ea deseja contar com um valioso aliado para o crescimento dos seus neg\u00f3cios, entre em contato com a equipe da B2 Rocket.<\/strong> Ser\u00e1 um prazer desenvolver a\u00e7\u00f5es para que a sua empresa alcance os seus objetivos!<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 Content Hub (ou Hub de Conte\u00fado)?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Quais os principais benef\u00edcios de um Content Hub?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Como planejar e criar um Content Hub para a sua empresa?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n