{"id":4311,"date":"2023-10-18T12:51:23","date_gmt":"2023-10-18T15:51:23","guid":{"rendered":"https:\/\/b2rocket.com.br\/?p=4311"},"modified":"2023-10-18T23:54:52","modified_gmt":"2023-10-19T02:54:52","slug":"7-dicas-sobre-marketing-de-guerrilha","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/b2rocket.com.br\/7-dicas-sobre-marketing-de-guerrilha\/","title":{"rendered":"7 Dicas sobre Marketing de Guerrilha"},"content":{"rendered":"\n

Diante da necessidade crescente de uma alta competitividade entre as organiza\u00e7\u00f5es dos mais variados segmentos de mercado, a divulga\u00e7\u00e3o de seus produtos ou servi\u00e7os tornou-se cada vez mais agressiva com a busca de meios criativos para se destacar e atrair a aten\u00e7\u00e3o do consumidor (seja no ambiente online ou offline).<\/p>\n\n\n\n

Hoje, somos continuamente bombardeados pelos canais de comunica\u00e7\u00e3o das empresas com um imenso volume de informa\u00e7\u00f5es e conte\u00fados influenciados por estrat\u00e9gias de marketing cada vez mais pautadas por uma abordagem seletiva e que cause uma rea\u00e7\u00e3o imediata, onde reavaliamos nossas prioridades de consumo e h\u00e1bitos pessoais.  <\/p>\n\n\n\n

Esse foco em provocar uma rea\u00e7\u00e3o de consumo e tamb\u00e9m criar, ao mesmo tempo, uma r\u00e1pida e persuasiva identifica\u00e7\u00e3o com uma marca \u00e9 o que chamamos de Marketing de Guerrilha<\/strong>. Neste artigo, apresentamos algumas dicas sobre essa estrat\u00e9gia de sucesso adotada pelas empresas.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o Marketing de Guerrilha?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Criado pelo publicit\u00e1rio Jay Conrad Levinson<\/strong> no final dos anos 70, o Marketing de Guerrilha<\/strong> \u00e9 uma estrat\u00e9gia totalmente focada na publicidade criativa e pouco convencional de um produto ou um servi\u00e7o, sendo a origem de suas t\u00e9cnicas inspirada pela Guerra do Vietn\u00e3 (onde os vietnamitas que tinham um poder de fogo bem menor, conseguiram superar seus advers\u00e1rios americanos com bastante criatividade t\u00e1tica).<\/p>\n\n\n\n

A ideia principal da ado\u00e7\u00e3o dessa estrat\u00e9gia pelas empresas \u00e9 aumentar significativamente o impacto da sua a\u00e7\u00e3o de marketing<\/strong> sobre o seu p\u00fablico-alvo, atrav\u00e9s de t\u00e9cnicas de abordagem n\u00e3o convencionais<\/strong> e que n\u00e3o necessitam necessariamente de um alto investimento.<\/p>\n\n\n\n

O Marketing de Guerrilha<\/strong> \u00e9 feito para ser t\u00e3o chamativo que a sua a\u00e7\u00e3o seja praticamente imposs\u00edvel de ser ignorada (criando assim uma impress\u00e3o duradoura na mente dos clientes).<\/p>\n\n\n\n

7 dicas importantes para voc\u00ea adotar no seu Marketing de Guerrilha:<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

A necessidade de inova\u00e7\u00e3o <\/strong>\u00e9 uma constante em qualquer tipo de segmento, principalmente quando se trata de empresas iniciantes ou de empresas que desejam expandir o seu alcance para um n\u00famero maior de clientes. Por isso, \u00e9 importante adotar algumas a\u00e7\u00f5es para que o seu Marketing de Guerrilha<\/strong> alcance resultados expressivos:<\/p>\n\n\n\n

1. Conhe\u00e7a bem o seu p\u00fablico-alvo<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Antes de mais nada, \u00e9 fundamental que voc\u00ea conhe\u00e7a em detalhes o seu p\u00fablico-alvo para s\u00f3 ent\u00e3o, a partir da\u00ed, adotar o Marketing de Guerrilha<\/strong> para os seus neg\u00f3cios. Com essas informa\u00e7\u00f5es em m\u00e3os sobre os valores e as necessidades do seu cliente<\/strong>, voc\u00ea poder\u00e1 impact\u00e1-lo com mais assertividade e alcan\u00e7ar melhores resultados.<\/p>\n\n\n\n

2. Siga as suas origens<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Marketing de Guerrilha<\/strong> precisa estar de acordo com o segmento do seu neg\u00f3cio. Enquanto algumas a\u00e7\u00f5es conseguem ser mais efetivas atrav\u00e9s de uma comunica\u00e7\u00e3o mais descontra\u00edda, outras fazem uma abordagem usando uma f\u00f3rmula mais s\u00e9ria. O importante \u00e9 que a sua mensagem<\/strong> seja aut\u00eantica<\/strong> e identificada<\/strong> com o que o seu p\u00fablico<\/strong> deseja ver\/ouvir de voc\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

3. Busque parcerias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Para a divulga\u00e7\u00e3o de um produto ou servi\u00e7o, sua empresa tamb\u00e9m pode contar com uma a\u00e7\u00e3o de guerrilha que d\u00e1 bastante resultado: a parceria de uma outra empresa<\/strong> para a divulga\u00e7\u00e3o do seu produto ou servi\u00e7o (\u00e9 o que chamamos de co-marketing). Redes de fast food, por exemplo, usam a parceria de outras empresas para alavancar as vendas de seus \u201ccombos\u201d de lanches (como a exclusividade nas suas lojas e a inclus\u00e3o de uma determinada marca de refrigerante na montagem do seu \u201ccombo\u201d promocional).<\/p>\n\n\n\n

4. Seja original<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A sua empresa at\u00e9 pode se basear em \u201ccases\u201d de sucesso de outras empresas bem sucedidas para montar a sua estrat\u00e9gia de Marketing de Guerrilha<\/strong>, mas sempre \u00e9 bom apostar em ideias originais e criativas<\/strong> para atrair e fidelizar os seus clientes. Quanto mais original for a sua ideia de abordagem, maiores ser\u00e3o as chances de se destacar no seu mercado de atua\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

5. Aposte na interatividade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Alguns tipos de produtos podem ser divulgados de forma mais atraente e chamativa. Um \u00f3timo exemplo \u00e9 quando a sua empresa oferece a possibilidade de um contato direto com o p\u00fablico, ou seja, quando ele experimenta com seus pr\u00f3prios olhos o que est\u00e1 sendo ofertado (para que ele viva a experi\u00eancia e tome uma decis\u00e3o imediata para a sua aquisi\u00e7\u00e3o). Interagir diretamente com o seu produto<\/strong> no ponto de venda pode ser uma forma convenc\u00ea-lo.<\/p>\n\n\n\n

6. Surpreenda as pessoas  <\/strong><\/p>\n\n\n\n

O grande diferencial do Marketing de Guerrilha<\/strong> \u00e9 pegar as pessoas de surpresa e surpreend\u00ea-las com algum tipo de a\u00e7\u00e3o inesperada. Dessa forma, a experi\u00eancia delas se torna memor\u00e1vel. Usar espa\u00e7os p\u00fablicos internos e externos <\/strong>pode ser um excelente meio para marcas que desejam ser o centro das aten\u00e7\u00f5es para a divulga\u00e7\u00e3o de um produto ou servi\u00e7o. Pode ser a fachada de uma loja ou um ponto de intera\u00e7\u00e3o com o p\u00fablico dentro dela.<\/p>\n\n\n\n

7. Avalie bem os resultados<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Procure utilizar ferramentas de monitoramento<\/strong> para acompanhar detalhadamente a repercuss\u00e3o das a\u00e7\u00f5es do seu Marketing de Guerrilha<\/strong>. As redes sociais s\u00e3o um dos ambientes mais utilizados pelas empresas devido ao seu imenso poder de divulga\u00e7\u00e3o \u201cboca a boca\u201d. Use as m\u00e9tricas que voc\u00ea j\u00e1 adota para ver os resultados da sua empresa (isolando o per\u00edodo da campanha de guerrilha) para comparar com o desempenho tradicional que vem sendo adotado nos \u00faltimos meses.<\/p>\n\n\n\n

Aposte no Marketing de Guerrilha<\/strong> para a promo\u00e7\u00e3o efetiva do seu neg\u00f3cio. Pode ser no seu ponto de venda, um outdoor, banner, panfleto, comercial de r\u00e1dio\/tv ou divulga\u00e7\u00e3o nas redes sociais. O importante \u00e9 ser criativo e inovador na sua comunica\u00e7\u00e3o para que o seu p\u00fablico-alvo se sinta instigado a conhecer e acompanhar a sua marca. Vale a pena investir nessa a\u00e7\u00e3o!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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