{"id":4324,"date":"2023-10-30T09:35:28","date_gmt":"2023-10-30T12:35:28","guid":{"rendered":"https:\/\/b2rocket.com.br\/?p=4324"},"modified":"2023-10-30T09:36:38","modified_gmt":"2023-10-30T12:36:38","slug":"7-dicas-para-ter-sucesso-nos-marketplaces","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/b2rocket.com.br\/7-dicas-para-ter-sucesso-nos-marketplaces\/","title":{"rendered":"7 dicas para ter sucesso nos marketplaces"},"content":{"rendered":"\n
Hoje, ter o seu produto ou servi\u00e7o exposto na internet n\u00e3o \u00e9 apenas um elemento diferencial, mas uma obriga\u00e7\u00e3o para que a sua empresa continue a ser competitiva dentro do seu nicho de mercado. A expans\u00e3o e a transforma\u00e7\u00e3o do meio digital trouxeram mudan\u00e7as significativas associadas aos h\u00e1bitos de consumo das pessoas, que se tornaram mais exigentes quanto \u00e0s suas experi\u00eancias de compra.<\/p>\n\n\n\n
Por isso, a utiliza\u00e7\u00e3o dos grandes shoppings online (os chamados marketplaces<\/strong>) pode ser uma excelente forma para que a sua marca fa\u00e7a uma transi\u00e7\u00e3o eficiente do ambiente presencial para o ambiente digital, aproveitando assim os in\u00fameros benef\u00edcios desse meio e entendendo melhor como impulsionar as vendas do seu neg\u00f3cio<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Marketplace <\/strong>\u00e9 um tipo de plataforma de e-commerce <\/strong>que re\u00fane diversos lojistas em um mesmo ambiente de vendas (\u00e9 como ter compradores e vendedores reunidos em um espa\u00e7o parecido com um shopping virtual). Essa modalidade de neg\u00f3cios no ambiente digital representa uma excelente oportunidade para os empreendedores ampliarem sua presen\u00e7a na web e venderem mais.<\/p>\n\n\n\n Conforme levantamento do Ebit-Nielsen<\/strong>, os marketplaces j\u00e1 contam com 78% de participa\u00e7\u00e3o no com\u00e9rcio eletr\u00f4nico<\/strong>, transformando-se em uma das mais preferidas modalidades de vendas junto aos consumidores. De acordo tamb\u00e9m com a pesquisa da empresa francesa Mirakl<\/strong>, 86%<\/strong> dos brasileiros<\/strong> identificam o marketplace<\/strong> como uma forma eficiente e satisfat\u00f3ria para realizar as suas compras online (onde encontram diversas possibilidades de compra e avalia\u00e7\u00f5es dos demais usu\u00e1rios como refer\u00eancia para a sua tomada de decis\u00e3o).<\/p>\n\n\n\n Alguns exemplos de marketplaces bem sucedidos e conhecidos do mercado s\u00e3o: Americanas<\/strong>, Amazon<\/strong>, Shopee, Mercado Livre<\/strong>, Magalu<\/strong>, entre muitos outros.<\/p>\n\n\n\n Para quem est\u00e1 come\u00e7ando a sua jornada digital, \u00e9 bem comum se confundir e ter d\u00favidas sobre as diferen\u00e7as entre um e-commerce<\/strong> e um marketplace<\/strong>. O e-commerce<\/strong> nada mais \u00e9 do que um modelo de neg\u00f3cio baseado na compra e venda de produtos ou servi\u00e7os atrav\u00e9s de canais digitais. J\u00e1 o marketplace<\/strong> \u00e9 um desses canais de venda do e-commerce<\/strong> (e certamente n\u00e3o \u00e9 o \u00fanico). A verdade \u00e9 que ambos os modelos podem ser utilizados, de forma complementar, para ampliar a sua presen\u00e7a online e impulsionar cada vez mais as vendas do seu neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n – Marketplace B2C:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Esse modelo de site (\u201cBusiness-to-Consumer\u201d) \u00e9 voltado para as empresas anunciarem seus produtos ou servi\u00e7os ao cliente final (como Uber<\/strong> e Airbnb<\/strong>, por exemplo).<\/p>\n\n\n\n – Marketplace C2C:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Aqui a proposta \u00e9 que as pessoas vendam seus itens a outras pessoas (\u201cConsumer-to-Consumer\u201d). Entre alguns exemplos, est\u00e3o: Enjoe<\/strong>i, OLX<\/strong> e Mercado Livre<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n – Marketplace B2B<\/strong>:<\/p>\n\n\n\n J\u00e1 nesse modelo de neg\u00f3cio (\u201cBusiness-to-Business\u201d), os fornecedores vendem seus produtos para outras empresas, sobretudo atacado. Tamb\u00e9m podemos encontrar marketplaces B2B<\/strong> para a venda de servi\u00e7os, como Elo7<\/strong> e Loja do Mec\u00e2nico<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 bom destacar que alguns marketplaces atuam em mais de um modelo.<\/p>\n\n\n\n – Alta visibilidade:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Ao vender em um marketplace<\/strong> j\u00e1 consolidado, voc\u00ea se beneficia dessa \u201cautoridade do site<\/strong>\u201d e do grande volume de tr\u00e1fego <\/strong>que ele recebe (gerando mais visibilidade para o seu neg\u00f3cio e atraindo novos clientes para a sua loja). Al\u00e9m disso, voc\u00ea ainda reduz custos com divulga\u00e7\u00e3o, marketing e SEO, otimizando assim o seu ranqueamento nos buscadores<\/strong> (como o Google<\/strong>).<\/p>\n\n\n\n – Amplia\u00e7\u00e3o das vendas:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Os marketplaces<\/strong> atraem uma variedade de consumidores que est\u00e3o em busca de diferentes marcas vendidas, trazendo para o seu neg\u00f3cio mais oportunidades de vendas.<\/p>\n\n\n\n – Menor custo inicial:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea tem uma plataforma pronta para vender online<\/strong> e com toda uma infraestrutura necess\u00e1ria para isso (com tecnologia, seguran\u00e7a e meios de pagamento), contando tamb\u00e9m com estrat\u00e9gias de marketing j\u00e1 consolidadas junto ao p\u00fablico final.<\/p>\n\n\n\n – P\u00fablico diversificado:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Como esse shopping virtual <\/strong>conta com produtos de diferentes nichos e marcas, ele recebe um p\u00fablico maior e mais diversificado. Isso contribui para o crescimento do seu neg\u00f3cio (uma vez que voc\u00ea pode receber novas demandas<\/strong> e pode ter mais oportunidades para inovar e ampliar o seu mix de produtos<\/strong>).<\/p>\n\n\n\n Apresentamos 6 dicas<\/strong> para voc\u00ea potencializar ainda mais as suas vendas no marketplace<\/strong> e obter excelentes resultados no seu neg\u00f3cio:<\/p>\n\n\n\n 1. Invista na boa imagem do seu produto:<\/strong><\/p>\n\n\n\n No ambiente virtual, o consumidor n\u00e3o tem a mesma percep\u00e7\u00e3o sobre o produto oferecido pela sua loja em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 visita presencial no seu ponto de venda (PDV). Vale a pena investir na qualidade da imagem do seu produto<\/strong> (para que o cliente tenha uma ideia aproximada sobre as suas dimens\u00f5es, textura e demais atribui\u00e7\u00f5es). Escolha um local com uma boa ilumina\u00e7\u00e3o e utilize uma c\u00e2mera de qualidade para conseguir diversos \u00e2ngulos do mesmo objeto. Organize a sua loja virtual com boas fotos e v\u00eddeos<\/strong> para que o cliente tenha mais confian\u00e7a e clareza sobre o item a ser adquirido.<\/p>\n\n\n\n 2. Divulgue o seu produto de maneira apropriada:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Existem aqui duas formas para voc\u00ea divulgar o seu produto na web: paga ou org\u00e2nica. As divulga\u00e7\u00f5es cobradas<\/strong>, referem-se aos an\u00fancios vinculados ao Google e outros buscadores<\/strong>, ou \u00e0s redes sociais<\/strong>. J\u00e1 a org\u00e2nica<\/strong>, \u00e9 feita atrav\u00e9s de sites, blogs e compartilhamentos de conte\u00fados com o p\u00fablico<\/strong> em redes sociais (humanizando sua marca e atraindo a aten\u00e7\u00e3o para o seu produto de uma forma maci\u00e7a e espont\u00e2nea).<\/p>\n\n\n\n 3. Solicite a avalia\u00e7\u00e3o dos seus clientes:<\/strong><\/p>\n\n\n\n A prova social<\/strong> \u00e9 uma esp\u00e9cie de selo de qualidade para o seu produto ou servi\u00e7o (e s\u00f3 pode ser oferecido por terceiros e que n\u00e3o possuam nenhum tipo de v\u00ednculo com o seu neg\u00f3cio). O fato \u00e9 que coment\u00e1rios positivos<\/strong> t\u00eam o poder de conferir maior credibilidade e confian\u00e7a<\/strong> junto a outros consumidores. Por isso, invista sempre em uma boa experi\u00eancia de compra <\/strong>para agregar mais valor \u00e0 sua marca.<\/p>\n\n\n\n 4. Garanta uma experi\u00eancia personalizada:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Se no espa\u00e7o f\u00edsico voc\u00ea consegue conversar com os clientes (entendendo suas dores e necessidades), na internet \u00e9 poss\u00edvel coletar dados por meios de cookies (ferramenta respons\u00e1vel por registrar as a\u00e7\u00f5es dos usu\u00e1rios, como seu comportamento de navega\u00e7\u00e3o<\/strong>, hist\u00f3rico de compras, dados de localiza\u00e7\u00e3o e demais informa\u00e7\u00f5es pessoais). Assim, voc\u00ea pode criar conte\u00fados mais relevantes<\/strong>, recomendar produtos alinhados com a prefer\u00eancia do consumidor e trazer muito mais intelig\u00eancia para esse processo.<\/p>\n\n\n\n 5. Utilize t\u00e9cnicas de SEO:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Quanto mais completas forem as informa\u00e7\u00f5es sobre o seu produto, maiores ser\u00e3o as chances de finaliza\u00e7\u00e3o da compra pelo seu consumidor final. As t\u00e9cnicas de SEO<\/strong> nessas apresenta\u00e7\u00f5es podem ser um meio de otimizar bastante o seu alcance. Utilize palavras-chave<\/strong> e fa\u00e7a uso de boas imagens<\/strong> para obter mais vendas. Uma boa exposi\u00e7\u00e3o \u00e9 fundamental para o seu neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n 6. Aposte no Inbound Marketing<\/strong>:<\/p>\n\n\n\n Inbound Marketing<\/strong> \u00e9 uma estrat\u00e9gia de neg\u00f3cios que atrai os consumidores de uma maneira org\u00e2nica <\/strong>e mais livre. Aqui o principal objetivo \u00e9 atrair as pessoas que se interessam pelo seu produto por meio de materiais que contribuem para esclarecer d\u00favidas e apontar solu\u00e7\u00f5es que resolvam os seus problemas. Isso pode ser feito atrav\u00e9s da produ\u00e7\u00e3o de conte\u00fados relevantes<\/strong> (v\u00eddeos para o YouTube, grava\u00e7\u00e3o de podcasts, cria\u00e7\u00e3o de e-books, posts para blogs e redes sociais etc.), onde cada formato apresenta uma finalidade espec\u00edfica de divulga\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 marketplace?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Qual a diferen\u00e7a entre e-commerce e marketplace?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Quais s\u00e3o os modelos de marketplace?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Quais as principais vantagens do marketplace?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Como aumentar as suas vendas no marketplace?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n