{"id":4389,"date":"2023-12-01T06:14:30","date_gmt":"2023-12-01T09:14:30","guid":{"rendered":"https:\/\/b2rocket.com.br\/?p=4389"},"modified":"2023-12-01T07:25:20","modified_gmt":"2023-12-01T10:25:20","slug":"agencia-ou-consultoria-de-ecommerce-b2b-fique-com-os-dois","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/b2rocket.com.br\/agencia-ou-consultoria-de-ecommerce-b2b-fique-com-os-dois\/","title":{"rendered":"Ag\u00eancia ou consultoria de ecommerce B2B? Fique com os dois"},"content":{"rendered":"\n

O B2B<\/strong> (business to business) \u00e9 um modelo de neg\u00f3cio que vem crescendo cada vez mais devido \u00e0 urgente necessidade das empresas de automatizar todos os seus processos de compra e venda (al\u00e9m de promover a amplia\u00e7\u00e3o da sua base de clientes). Os n\u00fameros falam por si. S\u00f3 no ano de 2020, o com\u00e9rcio eletr\u00f4nico B2B mundial<\/strong> movimentou uma quantia aproximada de US$ 6,7 trilh\u00f5es<\/strong>, conforme divulgado pela empresa de pesquisa de mercado Frost & Sullivan<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Um bom exemplo disso \u00e9 a Amazon<\/strong>, que registrou mais de US$ 469 bilh\u00f5es<\/strong> em receitas e mais de US$ 33 bilh\u00f5es<\/strong> em lucros l\u00edquidos. Um \u00f3timo resultado para uma empresa que atua tanto no mercado B2B quanto no B2C.<\/p>\n\n\n\n

Diante dessa r\u00e1pida transforma\u00e7\u00e3o de mercado, cabe aos gestores das organiza\u00e7\u00f5es escolherem as melhores estrat\u00e9gias de vendas e negocia\u00e7\u00e3o a serem aplicadas em seu com\u00e9rcio eletr\u00f4nico B2B<\/strong>. Neste artigo, abordaremos sobre as vantagens de sua aplica\u00e7\u00e3o, seja atrav\u00e9s do uso de uma ag\u00eancia ou de uma consultoria especializada (ou as duas se complementando).<\/p>\n\n\n\n

Qual a diferen\u00e7a entre ag\u00eancia e consultoria de marketing digital?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Antes de mais nada, \u00e9 bom entender as diferen\u00e7as entre ag\u00eancia e consultoria de marketing digital <\/strong>para saber o que esperar de cada uma delas, antes e ap\u00f3s a contrata\u00e7\u00e3o. Uma ag\u00eancia trabalha em projetos j\u00e1 pr\u00e9-estabelecidos, oferecendo ao cliente servi\u00e7os regulares, como por exemplo, a cria\u00e7\u00e3o ou atualiza\u00e7\u00e3o de um site, cria\u00e7\u00e3o de campanhas, produ\u00e7\u00e3o de um evento corporativo ou implementa\u00e7\u00e3o do plano digital ou de m\u00eddia (realizado o planejamento, vem a execu\u00e7\u00e3o das pe\u00e7as a serem criadas para veicula\u00e7\u00e3o nas m\u00eddias contratadas).\u00a0<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 a empresa de consultoria <\/a>fornece orienta\u00e7\u00e3o e expertise aos clientes para ajud\u00e1-los a tomar decis\u00f5es comerciais e estrat\u00e9gicas (baseadas em an\u00e1lise de dados e metas a serem atingidas em curto, m\u00e9dio e longo prazos). Desta forma, a consultoria trabalha diretamente com CEOs e gestores na elabora\u00e7\u00e3o das melhores estrat\u00e9gias e formas de coloc\u00e1-las em pr\u00e1tica. Ambas podem trabalhar lado a lado, devido \u00e0s necessidades e din\u00e2micas dos diferentes neg\u00f3cios e etapas que se encontram.<\/p>\n\n\n\n

Quais s\u00e3o as estrat\u00e9gias mais utilizadas para o ecommerce B2B?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Existem algumas estrat\u00e9gias de vendas e negocia\u00e7\u00e3o bem-sucedidas que podem ser aplicadas no seu com\u00e9rcio eletr\u00f4nico B2B<\/strong>, como o oferecimento de:<\/p>\n\n\n\n

Pre\u00e7os diferenciados para clientes com base em seu volume de compras:<\/strong> isso cria um incentivo para os clientes comprarem mais produtos e com muito mais frequ\u00eancia;;<\/p>\n\n\n\n

–<\/strong> Descontos por tempo limitado para produtos espec\u00edficos:<\/strong> isso \u00e9 um grande incentivo para os clientes comprarem imediatamente, aumentando assim as suas vendas.<\/p>\n\n\n\n

– Kits de produtos que combinam v\u00e1rios itens com desconto: <\/strong>uma estrat\u00e9giapara que os seus clientes possam comprar mais produtos ao mesmo tempo;<\/p>\n\n\n\n

Ofertas especializadas com base no hist\u00f3rico de compras dos clientes: <\/strong>uma forma de aumentar a fidelidade do cliente e incentivar compras adicionais;<\/p>\n\n\n\n

– Suporte ao cliente para estabelecer a confian\u00e7a dele na empresa e aumentar as chances de venda: <\/strong>pode ser atrav\u00e9s de um chat ao vivo, suporte por telefone e\/ou suporte por e-mail;<\/p>\n\n\n\n

– Frete gr\u00e1tis para pedidos acima de um determinado valor:<\/strong> uma forma de incentivar os clientes a comprarem mais produtos e a aumentarem o valor m\u00e9dio do pedido;<\/p>\n\n\n\n

– Cria\u00e7\u00e3o de um Programa de Fidelidade<\/strong>: dessa forma, sua empresa incentiva os clientes a comprarem mais frequentemente e recompens\u00e1-los por sua fidelidade;<\/p>\n\n\n\n

– Produtos relacionados ou mais caros, como op\u00e7\u00f5es de \u201ccross-selling\u201d e \u201cup-selling\u201d:<\/strong> para aumentar o valor m\u00e9dio do pedido e incentivar os clientes a comprarem mais produtos.<\/p>\n\n\n\n

Aqui, cada empresa deve adaptar sua abordagem de acordo com seu p\u00fablico-alvo e sua estrat\u00e9gia de neg\u00f3cios para obter os resultados esperados.<\/p>\n\n\n\n

Quais s\u00e3o os principais desafios para o ecommerce B2B?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

– Competitividade entre as marcas:<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Com o crescimento do com\u00e9rcio eletr\u00f4nico B2B <\/strong>pelo mundo, a competi\u00e7\u00e3o est\u00e1 se tornando cada vez mais acirrada entre as organiza\u00e7\u00f5es. Hoje, as empresas precisam encontrar diversas formas para se destacarem no seu nicho de mercado e ainda superarem a concorr\u00eancia, tais como: oferecendo pre\u00e7os mais competitivos, um atendimento personalizado e promovendo uma experi\u00eancia de compra diferenciada.<\/p>\n\n\n\n

Segundo uma pesquisa do \u201cState of B2B Ecommerce 2021\u201d<\/strong> (da BigCommerce<\/strong>), 80% dos compradores B2B preferem comprar online e 50% deles afirmam que mais de 50% de suas compras ser\u00e3o feitas online nos pr\u00f3ximos tr\u00eas anos<\/strong>. Logo, \u00e9 necess\u00e1rio um investimento massivo nesse modelo de neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

– Integra\u00e7\u00e3o entre sistemas:<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Outro desafio importante a ser considerado \u00e9 a integra\u00e7\u00e3o do sistema de ecommerce B2B<\/strong> a outros sistemas de gest\u00e3o da empresa para garantir que seus sistemas estejam realmente alinhados e que a informa\u00e7\u00e3o sobre seus produtos ou servi\u00e7os flua de maneira eficiente entre eles.<\/p>\n\n\n\n

Existem tamb\u00e9m os casos de empresas B2B<\/strong> que vendem alguns produtos complexos, exigindo dos clientes a compreens\u00e3o de uma grande quantidade de informa\u00e7\u00f5es t\u00e9cnicas. Para isso, \u00e9 preciso garantir que essas informa\u00e7\u00f5es sejam bem precisas e continuamente atualizadas.<\/p>\n\n\n\n

– Carrinhos vazios:<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Para os ecommerces B2B<\/strong>, outro grande desafio enfrentado s\u00e3o as crises de carrinhos vazios<\/strong>. Esses problemas repercutem bastante na gest\u00e3o do seu neg\u00f3cio, afetando diretamente o gestor e seus colaboradores. Assim, compreender porque um cliente em potencial desistiu da compra \u00e9 fundamental (por\u00e9m, isso ainda continua sendo uma tarefa complexa dentro das empresas).<\/p>\n\n\n\n

– Distribui\u00e7\u00e3o de produtos:<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Outro problema \u00e9 que esse modelo de neg\u00f3cio envolve, muitas vezes, o envio de grandes quantidades de produtos para destinos diferentes. \u00c9 necess\u00e1rio que as empresas contem com  um sistema log\u00edstico<\/strong> eficiente para garantir que os produtos sejam entregues aos clientes de forma \u00e1gil e eficiente.<\/p>\n\n\n\n

– Seguran\u00e7a dos dados:<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Cabe ainda ressaltar tamb\u00e9m que a seguran\u00e7a dos dados \u00e9 importante no ecommerce B2B<\/strong>. Hoje, \u00e9 cada vez mais necess\u00e1rio que as empresas possam garantir que seus sistemas sejam seguros e que as informa\u00e7\u00f5es dos clientes estejam mais protegidas contra os vazamentos e as invas\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

– Mudan\u00e7a de cultura interna:<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

A ado\u00e7\u00e3o do ecommerce B2B<\/strong> pode exigir uma mudan\u00e7a cultural dentro das empresas, que precisam estar realmente dispostas a adotar novas tecnologias e processos para se adaptarem a um ambiente de neg\u00f3cios que est\u00e1 em constante evolu\u00e7\u00e3o. A mudan\u00e7a de cultura interna faz parte da sobreviv\u00eancia de qualquer neg\u00f3cio que deseja se manter relevante no mercado e junto aos seus clientes.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com uma pesquisa realizada pela BigCommerce, 60% das empresas B2B<\/strong> j\u00e1 t\u00eam no seu planejamento o aumento dos seus investimentos em com\u00e9rcio eletr\u00f4nico nos pr\u00f3ximos 12 meses. Al\u00e9m disso, nessa mesma pesquisa, \u00e9 apontado que 47% dos compradores B2B<\/strong> preferem fazer compras em marketplaces, enquanto que 30%<\/strong> preferem comprar diretamente do fabricante ou distribuidor. Diante disso, \u00e9 not\u00f3ria a relev\u00e2ncia que esse servi\u00e7o est\u00e1 ganhando cada vez mais espa\u00e7o em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s prefer\u00eancias do cliente (h\u00e1 uma expectativa para essas empresas de um aumento de 10% a 20% <\/strong>em sua receita at\u00e9 2025).<\/p>\n\n\n\n

Como incrementar o seu ecommerce B2B?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Como cada empresa tem um perfil, cada lojista de uma expectativa e cada segmento tem um mercado, \u00e9 preciso contar com a melhor parceria para o bom andamento dos seus neg\u00f3cios no com\u00e9rcio eletr\u00f4nico.<\/p>\n\n\n\n

A B2 Rocket<\/a><\/strong> planeja uma estrat\u00e9gia exclusiva para o seu ecommerce B2B<\/strong>, criando diferentes estrat\u00e9gias de acordo com o seu perfil de cliente e oferecendo in\u00fameras solu\u00e7\u00f5es vantajosas para a sua empresa alcan\u00e7ar excelentes resultados de vendas, seja qual for o seu tamanho. Potencialize ainda mais os seus neg\u00f3cios com a consultoria de uma empresa especializada em marketing digital<\/strong> e ecommerce<\/strong> B2B<\/strong><\/a> <\/strong>que est\u00e1 cada vez mais ganhando espa\u00e7o junto \u00e0s melhores empresas do pa\u00eds!<\/p>\n\n\n\n

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