{"id":4451,"date":"2023-12-18T14:38:40","date_gmt":"2023-12-18T17:38:40","guid":{"rendered":"https:\/\/b2rocket.com.br\/?p=4451"},"modified":"2023-12-18T14:38:41","modified_gmt":"2023-12-18T17:38:41","slug":"integracao-erp-e-e-commerce-b2b-beneficios-e-desafios","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/b2rocket.com.br\/integracao-erp-e-e-commerce-b2b-beneficios-e-desafios\/","title":{"rendered":"Integra\u00e7\u00e3o ERP e e-commerce B2B: benef\u00edcios e desafios"},"content":{"rendered":"\n

O mercado de e-commerce B2B no Brasil<\/strong> experimentou um crescimento exponencial em 2022 e, com o aumento significativo das compras ambiente on-line (impulsionado pela acelera\u00e7\u00e3o da digitaliza\u00e7\u00e3o e pelas mudan\u00e7as nos h\u00e1bitos de consumo), as empresas aderiram \u00e0s tecnologias para se manterem competitivas nesse mercado em constante evolu\u00e7\u00e3o. Uma das estrat\u00e9gias-chave adotadas \u00e9 a integra\u00e7\u00e3o entre\u00a0e-commerce B2B e ERP<\/strong> (Enterprise Resource Planning)<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

A integra\u00e7\u00e3o entre ERP <\/strong>e e-commerce<\/strong> B2B<\/strong> vem se tornando um importante crit\u00e9rio a ser observado no momento da\u00a0escolha do seu software de gest\u00e3o empresarial<\/strong>. Isso acontece porque essa fun\u00e7\u00e3o est\u00e1 diretamente ligada a uma\u00a0performance mais precisa e produtiva<\/strong>\u00a0dentro das rotinas do seu neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Quando falamos em ERP<\/strong>, estamos nos referindo a um sistema de gest\u00e3o completo, ou seja, um software que abrange quest\u00f5es relacionadas \u00e0 produ\u00e7\u00e3o, distribui\u00e7\u00e3o, controle financeiro e faturamento. Al\u00e9m disso, a tend\u00eancia omnichannel<\/strong> tamb\u00e9m est\u00e1 se consolidando cada vez mais no mercado varejista, convergindo todos <\/strong>os seus canais de venda<\/strong> e oferecendo ainda mais oportunidades de compra para o seu cliente (que pode transitar entre os ambientes on-line e offline). Ao integrar lojas f\u00edsicas, virtuais e compradores, o desafio de otimizar os processos de compra e venda vai aumentando significativamente.<\/p>\n\n\n\n

Neste artigo. voc\u00ea vai entender melhor por que voc\u00ea deve escolher um ERP<\/strong> que possa ser integrado com plataformas de com\u00e9rcio eletr\u00f4nico, assim como quais s\u00e3o os principais benef\u00edcios atrelados a essa possibilidade.<\/p>\n\n\n\n

Qual o papel da integra\u00e7\u00e3o ERP e e-commerce? <\/strong><\/h2>\n\n\n\n

A rotina de compra e venda de uma empresa costuma ser repleta de processos repetitivos, detalhistas e at\u00e9 burocr\u00e1ticos (como cadastrar produtos, organizar e gerir o estoque, controlar o financeiro, emitir notas fiscais, enviar mercadorias etc.). Se sua empresa ainda atende a uma demanda menor, esse trabalho manual pode at\u00e9 dar certo no in\u00edcio. Mas, a partir do momento em que a sua demanda vai crescendo, isso pode se tornar bem dif\u00edcil com o tempo.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O ERP<\/strong> \u00e9 uma solu\u00e7\u00e3o que integra processos internos de uma empresa, facilitando o acesso \u00e0s informa\u00e7\u00f5es e dando \u00e0 sua gest\u00e3o um\u00a0panorama mais preciso sobre tudo o que acontece dentro da sua organiza\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/strong>Mas. a parte de compra e venda n\u00e3o est\u00e1 dentro deste escopo. Ent\u00e3o chega a hora de voc\u00ea fazer a integra\u00e7\u00e3o com uma plataforma espec\u00edfica para essa atividade (alinhando tanto as rotinas internas, quanto as externas).<\/p>\n\n\n\n

Quais s\u00e3o os principais benef\u00edcios dessa integra\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

1. Confiabilidade dos dados<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O\u00a0trabalho automatizado<\/strong>\u00a0confere uma maior confiabilidade aos dados obtidos, uma vez que n\u00e3o est\u00e1 sujeito a erros humanos que podem ocorrer durante o trabalho manual.\u00a0Nesse sentido, todas as informa\u00e7\u00f5es de compra e venda s\u00e3o muito importantes para o seu neg\u00f3cio e pequenos erros podem causar s\u00e9rios preju\u00edzos para a sua organiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Dessa forma, a a\u00e7\u00e3o de poder cruzar informa\u00e7\u00f5es nos sistemas \u00e9 uma maneira eficiente de evitar essa manipula\u00e7\u00e3o manual e garantir assim a\u00a0disponibilidade dos dados para consultas imediatas, agilizando o trabalho de todos os setores envolvidos.<\/p>\n\n\n\n

2. Controle de estoque<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O controle de estoque<\/strong> \u00e9 um dos princ\u00edpios fundamentais de uma empresa otimizada. Estoques em baixa ou superlotados podem causar um desequil\u00edbrio em toda a sua cadeia de produ\u00e7\u00e3o. Por isso, \u00e9 fundamental manter o equil\u00edbrio por meio de um controle rigoroso. A integra\u00e7\u00e3o entre ERP e e-commerce B2B <\/strong>permite um acompanhamento imediato e on-line, simplificando assim o controle das suas opera\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o ERP <\/strong>tamb\u00e9m atende \u00e0s demandas do modelo omnichannel<\/strong>. Essa tecnologia possibilita o gerenciamento de um \u00fanico estoque (tanto para a loja virtual, quanto f\u00edsica). A \u00a0atualiza\u00e7\u00e3o das movimenta\u00e7\u00f5es \u00e9 realizada em tempo real, permitindo que o fluxo de vendas siga a demanda do consumidor, evitando os riscos da venda de produtos esgotados ou mesmo de \u00a0produtos parados em estoque.\u00a0\u00c9 mais praticidade, organiza\u00e7\u00e3o e economia de tempo para sua empresa.<\/p>\n\n\n\n

3. Agilidade para os seus clientes e fornecedores<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O mercado est\u00e1 cada vez mais competitivo e os clientes gostam de ter respostas r\u00e1pidas. Assim, a agilidade na execu\u00e7\u00e3o de tarefas<\/strong> \u00e9 um grande diferencial\u00a0que a sua empresa pode oferecer. O ERP<\/strong> integrado com<\/strong> e-commerce<\/strong> B2B<\/strong> permite que as\u00a0solicita\u00e7\u00f5es de compra sejam processadas com mais rapidez, dando in\u00edcio \u00e0s tarefas de log\u00edstica. E, paralelamente, possuir fornecedores tamb\u00e9m conectados ao sistema facilita o atendimento das demandas.<\/p>\n\n\n\n

Dessa forma, essas transa\u00e7\u00f5es ficam gravadas, servindo como\u00a0base para an\u00e1lises\u00a0<\/strong>posteriores sobre o comportamento dos clientes e as necessidades da sua empresa. De posse dessas informa\u00e7\u00f5es, \u00e9 poss\u00edvel trabalhar a previsibilidade da produ\u00e7\u00e3o\u00a0com muito mais assertividade.<\/p>\n\n\n\n

4. Descri\u00e7\u00e3o dos produtos<\/strong><\/p>\n\n\n\n

De forma geral, o ERP<\/strong> n\u00e3o apresenta descri\u00e7\u00f5es comerciais suficientes para demonstrar o produto, enquanto o e-commerce<\/strong> B2B<\/strong> possui essa caracter\u00edstica, pois isso corresponde a uma parte importante para a decis\u00e3o de compra do cliente.\u00a0Ao realizar a\u00a0integra\u00e7\u00e3o entre ERP e e-commerce B2B, \u00a0<\/strong>voc\u00ea permitir\u00e1 que os seus clientes e usu\u00e1rios do sistema tenham mais informa\u00e7\u00f5es, podendo ser convencidos de forma mais \u00e1gil a comprar o seu produto.<\/p>\n\n\n\n

5. Maior seguran\u00e7a para suas rotinas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Ao integrar ERP<\/strong> e e-commerce<\/strong> B2B<\/strong>, voc\u00ea tamb\u00e9m estar\u00e1 garantindo\u00a0seguran\u00e7a na troca de informa\u00e7\u00f5es\u00a0com as institui\u00e7\u00f5es banc\u00e1rias e os \u00f3rg\u00e3os fiscalizadores do governo.\u00a0Isso tamb\u00e9m se aplica \u00e0s notas fiscais eletr\u00f4nicas, validadas pela Secretaria da Fazenda dos estados e emitidas imediatamente.<\/p>\n\n\n\n

6. Economia de tempo e m\u00e3o de obra<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Isso acontece porque voc\u00ea n\u00e3o precisa fazer a digita\u00e7\u00e3o manual dos pedidos realizados na plataforma. Todos eles j\u00e1 v\u00eam prontos, sendo apenas recebidos dentro do sistema ERP<\/strong>.\u00a0Da mesma forma, a devolu\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es de faturamento e nota fiscal tamb\u00e9m \u00e9 autom\u00e1tica, mantendo todos os registros dentro da plataforma de e-commerce<\/strong> B2B<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

7. Relacionamento com seus clientes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A integra\u00e7\u00e3o entre e-commerce B2B e ERP<\/strong>\u00a0n\u00e3o \u00e9 essencial somente para os seus vendedores e sua gest\u00e3o, mas tamb\u00e9m \u00e9 extremamente relevante para o seu cliente. Ter um hist\u00f3rico de seus pedidos, boletos e t\u00edtulos em aberto (assim como saldo de cr\u00e9dito), possibilita que a sua empresa trabalhe o marketing de forma muito mais segmentada e assertiva. Quando voc\u00ea mant\u00e9m uma base de relacionamento com o cliente, fica mais f\u00e1cil criar um padr\u00e3o de atendimento em todas as frentes.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Quais s\u00e3o os desafios comuns na integra\u00e7\u00e3o entre ERP e e-commerce B2B?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um dos principais desafios nessa integra\u00e7\u00e3o \u00e9 a falta de um planejamento adequado. A implementa\u00e7\u00e3o de um sistema de gest\u00e3o ERP<\/strong> requer uma avalia\u00e7\u00e3o cuidadosa das reais necessidades do seu e-commerce<\/strong> B2B<\/strong> (escolha do fornecedor certo, treinamento dos usu\u00e1rios do sistema, migra\u00e7\u00e3o de dados e teste de software). <\/p>\n\n\n\n

\u00c9 necess\u00e1rio ter um consultor de e-commerce especializado<\/strong> para fazer a ponte entre as plataformas de B2B<\/strong> e de ERP<\/strong>, apontando os seus pontos de integra\u00e7\u00e3o e acompanhando todo o processo. Atualmente, a Flexy<\/strong> \u00e9 uma plataforma parceira da B2 Rocket<\/strong> na cria\u00e7\u00e3o de lojas virtuais B2B<\/strong> e marketplaces<\/strong>.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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