{"id":4484,"date":"2023-12-20T10:37:40","date_gmt":"2023-12-20T13:37:40","guid":{"rendered":"https:\/\/b2rocket.com.br\/?p=4484"},"modified":"2023-12-20T10:37:41","modified_gmt":"2023-12-20T13:37:41","slug":"mercado-b2b-confira-o-panorama-em-2023","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/b2rocket.com.br\/mercado-b2b-confira-o-panorama-em-2023\/","title":{"rendered":"Mercado B2B: Confira o panorama em 2023"},"content":{"rendered":"\n

Pesquisas de mercado B2B<\/strong> e discuss\u00f5es realizadas com profissionais e experts do mundo corporativo, em todo o mundo, t\u00eam apontado para uma r\u00e1pida transforma\u00e7\u00e3o e evolu\u00e7\u00e3o do mercado em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 obten\u00e7\u00e3o de bons resultados dos seus neg\u00f3cios no ambiente digital.<\/p>\n\n\n\n

Em vendas B2B<\/strong>, a tend\u00eancia \u00e9 uma evolu\u00e7\u00e3o progressiva que atinge em cheio o ambiente das vendas on-line (e que tamb\u00e9m impactam o offline), fazendo com que cada vez mais os resultados obtidos pelas organiza\u00e7\u00f5es sejam uma consequ\u00eancia da ado\u00e7\u00e3o de v\u00e1rias ferramentas e novas estrat\u00e9gias de marketing digital<\/strong> que j\u00e1 fazem parte da rotina das suas equipes de vendas.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com Juliano Dias<\/strong>, cofundador e<\/strong> CEO da<\/strong> Meetz <\/strong>(startup de solu\u00e7\u00f5es voltadas para empresas B2B<\/strong>), para desenvolver neg\u00f3cios e torn\u00e1-los ainda mais assertivos, \u00e9 fundamental ter um acompanhamento cont\u00ednuo das novidades do mercado. \u201cEstar informado sobre as tend\u00eancias e movimenta\u00e7\u00f5es pode fazer com que haja uma antecipa\u00e7\u00e3o de estrat\u00e9gias e a\u00e7\u00f5es, posicionando a organiza\u00e7\u00e3o \u00e0 frente dos concorrentes\u201d<\/strong>, explica.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o sistema B2B e como ele vem se comportando em 2023?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

O sistema B2B<\/strong> funciona, geralmente, com as organiza\u00e7\u00f5es oferecendo produtos ou servi\u00e7os somente para outras empresas (n\u00e3o vendendo diretamente para o consumidor final). Elas possuem um ticket m\u00e9dio mais elevado e ciclos de venda mais longos.<\/p>\n\n\n\n

O segmento business to business (B2B<\/strong>) tem crescido nos \u00faltimos anos no Brasil. Segundo dados da \u201cThink with Google\u201d<\/strong> (uma plataforma de insights e an\u00e1lises desenvolvida pelo Google<\/strong>), 47% dos empres\u00e1rios destinaram mais de 20% dos investimentos mensais em contrata\u00e7\u00f5es de servi\u00e7os de outras empresas.<\/strong> \u00a0Isso representa, na compara\u00e7\u00e3o com os dados do levantamento do ano anterior, um aumento de 25%<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Conhe\u00e7a as principais tend\u00eancias de vendas B2B no ano de 2023<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Existem algumas tend\u00eancias que ganharam cada vez mais espa\u00e7o espa\u00e7o no segmento das vendas B2B<\/strong> neste ano:<\/p>\n\n\n\n

1. Estrat\u00e9gia omnichannel<\/strong><\/p>\n\n\n\n

H\u00e1 alguns anos, o mercado vem se adaptando \u00e0s novas narrativas do mercado e rompeu de vez com a ideia de um \u00fanico canal (o que significa maior facilidade e dinamismo tanto para vendedores quanto para prospects). De acordo com pesquisa recente realizada pela Gartne<\/strong>r, compradores B2B<\/strong> gastam, atualmente, apenas 17%<\/strong> da jornada total de compra com representantes de vendas.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a pesquisa destaca ainda que 44% dos \u201cmillenials\u201d<\/strong> preferem n\u00e3o ter qualquer intera\u00e7\u00e3o com representantes de vendas em ambiente B2B<\/strong>. Nesse contexto, o WhatsApp<\/strong> segue em destaque, onde 86% das empresas afirmam que o aplicativo \u00e9 o canal mais utilizado pelo time de vendas (pesquisa \u201cPanorama de Vendas\u201d<\/strong> da RD Station<\/strong>).<\/p>\n\n\n\n

2.<\/strong> Experi\u00eancia do cliente e personaliza\u00e7\u00e3o de atendimento com utiliza\u00e7\u00e3o de IA<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A experi\u00eancia do cliente<\/strong> \u00e9 fator preponderante nos neg\u00f3cios, j\u00e1 que isso vem associado \u00e0 sua satisfa\u00e7\u00e3o, fideliza\u00e7\u00e3o e ao sucesso das vendas. Hoje, o mercado de vendas B2B<\/strong> tem a IA<\/strong> (Intelig\u00eancia Artificial) <\/strong>como uma valiosa aliada. Essa tecnologia contribui significativamente para a personaliza\u00e7\u00e3o do seu atendimento e ainda auxilia na automa\u00e7\u00e3o dos seus processos (agendamento de reuni\u00f5es, produ\u00e7\u00e3o de emails marketing e comunica\u00e7\u00f5es direcionadas, al\u00e9m de realizar todo o seu acompanhamento p\u00f3s-venda por meio de pesquisas de satisfa\u00e7\u00e3o).<\/p>\n\n\n\n

3. Tecnologia de vendas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O ambiente digital \u00e9 extremamente competitivo, sendo necess\u00e1rio um n\u00edvel de tecnologia que ofere\u00e7a valor, informa\u00e7\u00f5es e produtos de qualidade durante todo o ciclo de vida do seu produto ou servi\u00e7o. De acordo com o relat\u00f3rio \u201cGartner Future of Sales 2025\u201d<\/strong>, as organiza\u00e7\u00f5es do setor B2B <\/strong>seguem orientadas por dados e por uma intelig\u00eancia de vendas que se apresenta como a base de novos e importantes neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, pelo menos 60%<\/strong> das organiza\u00e7\u00f5es desse setor far\u00e3o, at\u00e9 2025, a transi\u00e7\u00e3o de vendas baseadas nesses fatores. Dentre as ferramentas que atuam para auxiliar no processo de vendas B2B<\/strong>, \u00e9 poss\u00edvel citar a utiliza\u00e7\u00e3o do \u201cblockchain\u201d<\/strong> (essa tecnologia oferece muito mais efici\u00eancia, transpar\u00eancia e seguran\u00e7a no compartilhamento de dados e transa\u00e7\u00f5es financeiras entre as empresas).<\/p>\n\n\n\n

4. Utiliza\u00e7\u00e3o do LinkedIn para prospec\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Acompanhar a evolu\u00e7\u00e3o do mercado e consolidar a presen\u00e7a digital no mundo dos neg\u00f3cios s\u00e3o a\u00e7\u00f5es fundamentais para absor\u00e7\u00e3o de leads e constru\u00e7\u00e3o de relacionamentos comerciais qualificados.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 por isso que o LinkedIn<\/strong> vem se consolidando como a rede social mais usada por executivos e organiza\u00e7\u00f5es. \u201cA plataforma \u00e9 uma fonte valiosa de informa\u00e7\u00f5es sobre empresas e profissionais, al\u00e9m de expor as necessidades e os desafios de prospects\u201d<\/strong>, afirma ainda Juliano Dias. Entre as usabilidades dessa rede social, est\u00e3o: o \u201cCompany Pages\u201d<\/strong> (que destaca as solu\u00e7\u00f5es e os pontos fortes das empresas) e o \u201cSales Navigator\u201d<\/strong> (que permite a conex\u00e3o com tomadores de decis\u00e3o potencialmente interessados no neg\u00f3cio oferecido).<\/p>\n\n\n\n

Durante o ano de 2023, as tend\u00eancias do mercado B2B<\/strong> se tornaram um divisor de \u00e1guas para quem deseja implement\u00e1-las ao longo dos primeiros meses do pr\u00f3ximo ano. Garantir que as marcas estejam por dentro das novas estrat\u00e9gias e t\u00e1ticas de comercializa\u00e7\u00e3o ajuda bastante a manter a empresa em alta na vis\u00e3o de potenciais clientes.<\/p>\n\n\n\n

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