{"id":4527,"date":"2024-03-04T13:42:32","date_gmt":"2024-03-04T16:42:32","guid":{"rendered":"https:\/\/b2rocket.com.br\/?p=4527"},"modified":"2024-03-04T13:42:33","modified_gmt":"2024-03-04T16:42:33","slug":"6-desafios-do-e-commerce-b2b","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/b2rocket.com.br\/6-desafios-do-e-commerce-b2b\/","title":{"rendered":"6 desafios do e-commerce B2B"},"content":{"rendered":"\n
De acordo com uma pesquisa de mercado feita pela Frost & Sullivan<\/strong>, o com\u00e9rcio eletr\u00f4nico<\/strong> B2B<\/strong> mundial movimentou, s\u00f3 no ano de 2020, cerca de US$ 12,2 trilh\u00f5es<\/strong>. Hoje, o B2B<\/strong> (business to business)<\/strong> se posiciona como um modelo bastante eficiente de neg\u00f3cios que envolve a venda de produtos ou servi\u00e7os entre empresas por meio de plataformas on-line. Isso acontece devido \u00e0 necessidade cada vez mais crescente pela automatiza\u00e7\u00e3o dos processos de vendas, como tamb\u00e9m pela urg\u00eancia da amplia\u00e7\u00e3o da base de clientes.<\/p>\n\n\n\n Conforme uma pesquisa chamada \u201cState of B2b Ecommerce 2021\u201d<\/strong>, da Big Commerce<\/strong>, cerca de 80%<\/strong> dos compradores B2B<\/strong> d\u00e3o prefer\u00eancia \u00e0s compras on-line e 50%<\/strong> deles afirmam que metade de suas compras ser\u00e3o realizadas no ambiente digital nos pr\u00f3ximos tr\u00eas anos. Embora esse cen\u00e1rio seja bastante promissor, os desafios para o sucesso do com\u00e9rcio eletr\u00f4nico B2B<\/strong> ainda s\u00e3o muitos, demandando uma forte e necess\u00e1ria demanda de investimentos em boas estrat\u00e9gias de marketing digital.<\/p>\n\n\n\n As empresas que investirem nesse ramo, ir\u00e3o usufruir de excelentes oportunidades de mercado.<\/p>\n\n\n\n Primeiramente, existem algumas estrat\u00e9gias de vendas e negocia\u00e7\u00e3o que s\u00e3o fundamentais para o sucesso de um com\u00e9rcio eletr\u00f4nico B2B<\/strong>:<\/p>\n\n\n\n – Pre\u00e7os diferenciados para clientes om base em seu volume de compras<\/strong> (incentivando assim os seus clientes a comprarem mais e com mais frequ\u00eancia);<\/p>\n\n\n\n – Descontos por tempo limitado em produtos espec\u00edficos<\/strong> (incentivando uma compra mais imediata para o aumento das suas vendas);<\/p>\n\n\n\n – Montagem de kit de produtos que combinam v\u00e1rios itens com desconto<\/strong> (possibilitando a compra de mais produtos ao mesmo tempo);<\/p>\n\n\n\n – Cria\u00e7\u00e3o de ofertas personalizadas com base no hist\u00f3rico de compras dos clientes<\/strong> (fidelizando o seu cliente e incentivando que ele realize compras adicionais);<\/p>\n\n\n\n – Programa de Fidelidade<\/strong> para incentivar os clientes a comprarem com mais frequ\u00eancia<\/strong> (e criando recompensas pela sua fidelidade);<\/p>\n\n\n\n – Frete gr\u00e1tis para pedidos acima de um determinado valor<\/strong> (gerando uma procura por mais produtos de forma a aumentar o valor m\u00e9dio do pedido).<\/p>\n\n\n\n Para obter um melhor desempenho, cada empresa deve adaptar a sua abordagem de acordo com seu p\u00fablico-alvo e sua estrat\u00e9gia de neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n Com a competi\u00e7\u00e3o entre as empresas se tornando cada vez mais acirrada (j\u00e1 que precisam se destacar em meio a essa concorr\u00eancia), o com\u00e9rcio eletr\u00f4nico B2B<\/strong> procura oferecer um atendimento que seja cada vez mais diferenciado, com a oferta de pre\u00e7os competitivos, atendimento personalizado e uma experi\u00eancia de compra que valorize ainda mais o cliente.<\/p>\n\n\n\n Entre os principais desafios apontados, destacamos a seguir:<\/p>\n\n\n\n 1 – Complexidade das Transa\u00e7\u00f5es:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Ao contr\u00e1rio do B2C<\/strong>, as transa\u00e7\u00f5es de e-commerce B2B<\/strong> s\u00e3o mais complexas, envolvendo volumes maiores, m\u00faltiplos stakeholders e negocia\u00e7\u00f5es personalizadas. Isso requer sistemas e processos robustos, capazes de gerenciar diferentes pre\u00e7os, descontos, prazos de pagamento e condi\u00e7\u00f5es de entrega. Como isso exige uma grande quantidade de informa\u00e7\u00f5es t\u00e9cnicas, \u00e9 necess\u00e1rio que essas transa\u00e7\u00f5es sejam sempre precisas e atualizadas.<\/p>\n\n\n\n 2 – Integra\u00e7\u00e3o de Sistemas: <\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n \u00c9 fundamental integrar o sistema de com\u00e9rcio eletr\u00f4nico B2B a outros sistemas de gest\u00e3o da empresa, como gerenciamento de estoque, sistemas de CRM <\/strong>(Customer Relationship Management)<\/em> e sistemas de contabilidade, entre outros. A falta de integra\u00e7\u00e3o adequada pode levar a erros de invent\u00e1rio, informa\u00e7\u00f5es desatualizadas e problemas na entrega dos produtos. Por isso, \u00e9 sempre importante garantir que haja um alinhamento para que a informa\u00e7\u00e3o flua de uma maneira mais assertiva e eficiente.<\/p>\n\n\n\n 3 – Personaliza\u00e7\u00e3o da Experi\u00eancia:<\/strong> <\/p>\n\n\n\n Os compradores B2B<\/strong> esperam uma experi\u00eancia personalizada, adaptada \u00e0s suas necessidades espec\u00edficas. Eles geralmente procuram por informa\u00e7\u00f5es mais detalhadas sobre os produtos, acesso a cat\u00e1logos online, op\u00e7\u00f5es de pagamento flex\u00edveis e atendimento ao cliente eficiente. Assim, as empresas que trabalham com B2B precisam investir em tecnologia e recursos para fornecer essa personaliza\u00e7\u00e3o e atender \u00e0s expectativas dos clientes.<\/p>\n\n\n\n 4 – Constru\u00e7\u00e3o da Confian\u00e7a:<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n No com\u00e9rcio eletr\u00f4nico B2B<\/strong>, a constru\u00e7\u00e3o de confian\u00e7a \u00e9 essencial. Os seus compradores precisam ter confian\u00e7a na qualidade dos produtos, na pontualidade das entregas e no suporte p\u00f3s-venda. Estabele\u00e7a uma reputa\u00e7\u00e3o s\u00f3lida e mantenha um atendimento ao cliente pautado pela rapidez e efici\u00eancia (esses s\u00e3o desafios vitais para empresas que operam no e-commerce B2B<\/strong>).<\/p>\n\n\n\n 5. Seguran\u00e7a dos Dados:<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n A seguran\u00e7a dos dados tamb\u00e9m \u00e9 importante no com\u00e9rcio eletr\u00f4nico B2B<\/strong>. Por isso, \u00e9 preciso garantir que seus sistemas sejam seguros e que as informa\u00e7\u00f5es dos clientes sejam protegidas contra vazamentos e invas\u00f5es maliciosas. Isso fortalece ainda mais o grau de confiabilidade entre as empresas e suas opera\u00e7\u00f5es comerciais.<\/p>\n\n\n\n 6. Mudan\u00e7a de Cultura:<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n A ado\u00e7\u00e3o do e-commerce B2B<\/strong> pode exigir uma mudan\u00e7a de cultura no ambiente interno das empresas que passam a adotar novas tecnologias e processos. \u00c9 preciso estar sempre atento a um ambiente de neg\u00f3cios que est\u00e1 em constante crescimento e mudan\u00e7as.<\/p>\n\n\n\n Principais vantagens do modelo B2B:<\/strong><\/strong><\/p>\n\n\n\n – Maior escalabilidade;<\/p>\n\n\n\n – Rentabilidade elevada;<\/p>\n\n\n\n – Previsibilidade de receita;<\/p>\n\n\n\n – Maior chance de upsell;<\/p>\n\n\n\n – Ticket m\u00e9dio superior;<\/p>\n\n\n\n -Taxa de churn menor;<\/p>\n\n\n\n – Relacionamento de longo prazo com os clientes.<\/p>\n\n\n\n A tend\u00eancia \u00e9 de que esse mercado continue em franca expans\u00e3o. Um dado que comprova isso \u00e9 o relat\u00f3rio da Forrester<\/strong>, o qual revela que as empresas que investem em e-commerce B2B<\/strong> esperam obter um aumento de 10%<\/strong> a 20%<\/strong> em sua receita at\u00e9 2025.<\/p>\n\n\n\n Contrate uma consultoria especializada em e-commerce B2B<\/strong>, esteja atento \u00e0s mudan\u00e7as de mercado, adeque-se \u00e0s necessidades dos clientes e fa\u00e7a um bom planejamento estrat\u00e9gico para o sucesso dos seu neg\u00f3cio!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" De acordo com uma pesquisa de mercado feita pela Frost & Sullivan, o com\u00e9rcio eletr\u00f4nico B2B mundial movimentou, s\u00f3 no ano de 2020, cerca de US$ 12,2 trilh\u00f5es. 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Quais s\u00e3o os desafios para o e-commerce B2B?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n