{"id":4592,"date":"2024-03-06T08:19:54","date_gmt":"2024-03-06T11:19:54","guid":{"rendered":"https:\/\/b2rocket.com.br\/?p=4592"},"modified":"2024-03-06T08:19:56","modified_gmt":"2024-03-06T11:19:56","slug":"gestao-de-marketing-digital-entenda-o-papel-deste-profissional-no-sucesso-da-sua-empresa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/b2rocket.com.br\/gestao-de-marketing-digital-entenda-o-papel-deste-profissional-no-sucesso-da-sua-empresa\/","title":{"rendered":"Gest\u00e3o de Marketing Digital: entenda o papel deste profissional no sucesso da sua empresa"},"content":{"rendered":"\n
Todos n\u00f3s somos testemunhas da transforma\u00e7\u00e3o dos neg\u00f3cios na era digital, em que muitas a\u00e7\u00f5es s\u00e3o feitas de forma on-line e que precisam ser muito bem acompanhadas, principalmente, dentro de uma organiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
Nos \u00faltimos anos, a gest\u00e3o de marketing<\/strong> digital <\/strong>tem sido respons\u00e1vel pelo planejamento, controle, mensura\u00e7\u00e3o e otimiza\u00e7\u00e3o de todas as atividades inerentes ao setor de marketing e vendas de uma empresa, onde o objetivo principal \u00e9 organizar estrategicamente todas as a\u00e7\u00f5es do seu neg\u00f3cio no ambiente on-line para o alcance dos melhores resultados junto aos clientes.<\/p>\n\n\n\n Hoje, \u00e9 poss\u00edvel trabalhar com a cria\u00e7\u00e3o e divulga\u00e7\u00e3o de produtos ou servi\u00e7os por meio de estrat\u00e9gias digitais como o marketing de conte\u00fado, SEO, redes sociais, tr\u00e1fego pago, e-mail marketing, vendas e monitoramento de resultados em tempo real utilizando-se de ferramentas espec\u00edficas (que ajudam tamb\u00e9m a criar a\u00e7\u00f5es para o p\u00f3s-venda). <\/p>\n\n\n\n Neste artigo, mostramos a import\u00e2ncia e o papel do gestor de marketing digital<\/strong> para o sucesso dos seus neg\u00f3cios no ambiente virtual.<\/p>\n\n\n\n O gerente de marketing<\/strong> digital \u00e9 o grande respons\u00e1vel por <\/strong>liderar o time de marketing da empresa<\/strong>, <\/strong>definir a estrat\u00e9gia<\/strong> <\/strong>a ser seguida, estabelecer a\u00e7\u00f5es e <\/strong>atividades<\/strong>, <\/strong>monitorar resultados e encontrar oportunidades de melhoria (atrav\u00e9s de insights e ajustes na sua estrat\u00e9gia).<\/p>\n\n\n\n Este tipo de profissional precisa ser um especialista que ir\u00e1 conectar o valor de sua organiza\u00e7\u00e3o com o seu p\u00fablico-alvo, combinando habilidades anal\u00edticas e uma execu\u00e7\u00e3o extremamente criativa para que voc\u00ea atinja os resultados esperados e se destaque frente \u00e0 concorr\u00eancia no ambiente on-line.<\/p>\n\n\n\n Como montar um planejamento estrat\u00e9gico de marketing digital?<\/strong><\/p>\n\n\n\n O marketing se baseia em uma compreens\u00e3o completa do comportamento do consumidor para criar valor e resolver um problema que seu p\u00fablico possui no momento. Com essa vis\u00e3o clara e bem definida, \u00e9 essencial que a sua organiza\u00e7\u00e3o implemente um processo de gest\u00e3o estrat\u00e9gica atrav\u00e9s dos seguintes passos:<\/strong><\/p>\n\n\n\n 1. Defina a persona da empresa;<\/strong><\/p>\n\n\n\n 2. Identifique o valor e os diferenciais do neg\u00f3cio (produtos e\/ou servi\u00e7os);<\/strong><\/p>\n\n\n\n 3. Avalie os objetivos estrat\u00e9gicos da organiza\u00e7\u00e3o;<\/strong><\/p>\n\n\n\n 4. Estabele\u00e7a as metas do setor e planejar as a\u00e7\u00f5es<\/strong>;<\/p>\n\n\n\n 5. Crie um cronograma de atividades;<\/strong><\/p>\n\n\n\n 6. Me\u00e7a e monitore os resultados;<\/strong><\/p>\n\n\n\n 7. Otimize as a\u00e7\u00f5es conforme os indicadores de marketing digital.<\/strong><\/p>\n\n\n\n – Trello <\/strong>(ferramenta de gest\u00e3o de projetos e tarefas):<\/strong><\/p>\n\n\n\n O\u00a0Trello<\/strong> \u00e9 uma valiosa ferramenta de\u00a0gerenciamento de projetos e equipe\u00a0<\/strong>que ajuda bastante a gest\u00e3o de marketing digital<\/strong> porque permite separar as atividades a serem realizadas de acordo com o projeto e o profissional escalado para execut\u00e1-las. A plataforma contribui para que o gestor tenha uma vis\u00e3o r\u00e1pida e precisa de todas as\u00a0atividades selecionadas para execu\u00e7\u00e3o, (prazos, aprova\u00e7\u00e3o, o que deve ser realizado em seguida<\/strong> e muito mais).\u00a0<\/strong><\/p>\n\n\n\n – Google Search Console:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Quando o assunto \u00e9 desempenho, o Google Search Console \u00e9 um excelente aliado de qualquer gestor de marketing digital<\/strong>. A plataforma \u00e9 gratuita e oferece um dashboard completo com informa\u00e7\u00f5es que impactam o desempenho das p\u00e1ginas do seu site ou blog (quando o foco \u00e9 SEO). Ele permite uma vis\u00e3o completa, em um s\u00f3 lugar, sobre quest\u00f5es importantes para os resultados da empresa, facilitando o trabalho do gestor em encontrar poss\u00edveis falhas, gargalos e erros que impactam na performance da opera\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n – Google Analytics:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Hoje, o Google Analytics<\/strong> \u00e9 a <\/strong>plataforma de monitoramento de resultados mais utilizada no mundo, proporcionando acesso a um enorme banco de dados que fornecem os dados dos indicadores de marketing digital<\/strong> mais relevantes do mercado (como volume de tr\u00e1fego, novos visitantes, visitantes recorrentes, canais de comunica\u00e7\u00e3o que mais contribu\u00edram para o tr\u00e1fego de usu\u00e1rios gerais e usu\u00e1rios qualificados no site, CTR \u2013 taxa de cliques, custo de aquisi\u00e7\u00e3o de clientes etc.). Atrav\u00e9s dele, o gestor pode identificar com precis\u00e3o quais os resultados que est\u00e3o sendo alcan\u00e7ados e quais os que podem ser melhorados. <\/p>\n\n\n\n – Google Optimize:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Mais uma ferramenta do Google<\/strong> que, dessa vez, permite ao gestor testes gratuitos no site da sua empresa<\/strong>, buscando formas de torn\u00e1-lo bem mais \u00fatil aos clientes. Integrado ao Google Analytics<\/strong>, possibilita a realiza\u00e7\u00e3o de testes no conte\u00fado do seu site para saber o que funciona melhor para os visitantes (incluindo testes A\/B<\/strong>).<\/p>\n\n\n\n – Google Drive:<\/strong><\/p>\n\n\n\n A gest\u00e3o de marketing digital <\/strong>envolve o compartilhamento e o acesso a v\u00e1rios documentos, planilhas, imagens e outros arquivos. Neste sentido, o Google Drive<\/strong> pode ser uma excelente ferramenta de armazenamento em nuvem. Com o sistema em funcionamento, qualquer usu\u00e1rio autorizado pode acessar os arquivos de uma pasta, de qualquer lugar, a partir de um computador ou dispositivo m\u00f3vel com acesso \u00e0 internet, tornando assim o trabalho muito mais eficiente, principalmente com o crescimento do trabalho remoto, e a comunica\u00e7\u00e3o entre a equipe mais \u00e1gil).<\/p>\n\n\n\n – CRM:<\/strong><\/p>\n\n\n\n O CRM<\/strong> \u00e9 uma ferramenta criada para apoiar o setor de vendas, mas tamb\u00e9m tem um grande papel na gest\u00e3o de marketing digital<\/strong>, pois pode ser usado como fonte de informa\u00e7\u00f5es ricas sobre o p\u00fablico da empresa, sua persona, suas necessidades, desejos e principais obje\u00e7\u00f5es. Isso contribui para a constru\u00e7\u00e3o de uma estrat\u00e9gia mais eficaz<\/strong>, principalmente no que diz respeito \u00e0 segmenta\u00e7\u00e3o de clientes e acessos a dados\/m\u00e9tricas (melhorando a qualidade da capta\u00e7\u00e3o de leads, por exemplo).<\/p>\n\n\n\n Qual \u00e9 a import\u00e2ncia de um gestor de marketing digital para a sua empresa?<\/strong><\/p>\n\n\n\n Devido ao grande volume de tarefas e afazeres na gest\u00e3o de marketing digital<\/strong>, \u00e9 essencial que a sua organiza\u00e7\u00e3o tenha processos e ferramentas que lhe trar\u00e3o mais produtividade e desempenho<\/strong>. Como voc\u00ea pode observar, o mercado est\u00e1 cada vez mais competitivo e o alto desempenho \u00e9 determinante para o resultado das empresas (seja qual for o seu segmento de atua\u00e7\u00e3o e tamanho).<\/p>\n\n\n\n Dessa forma, se voc\u00ea precisar de um aux\u00edlio para planejar, produzir e otimizar campanhas de<\/strong> marketing digital<\/strong>, procure um especialista nessa \u00e1rea para otimizar os seus neg\u00f3cios no ambiente on-line!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Todos n\u00f3s somos testemunhas da transforma\u00e7\u00e3o dos neg\u00f3cios na era digital, em que muitas a\u00e7\u00f5es s\u00e3o feitas de forma on-line e que precisam ser muito bem acompanhadas, principalmente, dentro de uma organiza\u00e7\u00e3o. Nos \u00faltimos anos, a gest\u00e3o de marketing digital tem sido respons\u00e1vel pelo planejamento, controle, mensura\u00e7\u00e3o e otimiza\u00e7\u00e3o de todas as atividades inerentes ao setor de […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":4609,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"ocean_post_layout":"","ocean_both_sidebars_style":"","ocean_both_sidebars_content_width":0,"ocean_both_sidebars_sidebars_width":0,"ocean_sidebar":"","ocean_second_sidebar":"","ocean_disable_margins":"enable","ocean_add_body_class":"","ocean_shortcode_before_top_bar":"","ocean_shortcode_after_top_bar":"","ocean_shortcode_before_header":"","ocean_shortcode_after_header":"","ocean_has_shortcode":"","ocean_shortcode_after_title":"","ocean_shortcode_before_footer_widgets":"","ocean_shortcode_after_footer_widgets":"","ocean_shortcode_before_footer_bottom":"","ocean_shortcode_after_footer_bottom":"","ocean_display_top_bar":"default","ocean_display_header":"default","ocean_header_style":"","ocean_center_header_left_menu":"","ocean_custom_header_template":"","ocean_custom_logo":0,"ocean_custom_retina_logo":0,"ocean_custom_logo_max_width":0,"ocean_custom_logo_tablet_max_width":0,"ocean_custom_logo_mobile_max_width":0,"ocean_custom_logo_max_height":0,"ocean_custom_logo_tablet_max_height":0,"ocean_custom_logo_mobile_max_height":0,"ocean_header_custom_menu":"","ocean_menu_typo_font_family":"","ocean_menu_typo_font_subset":"","ocean_menu_typo_font_size":0,"ocean_menu_typo_font_size_tablet":0,"ocean_menu_typo_font_size_mobile":0,"ocean_menu_typo_font_size_unit":"px","ocean_menu_typo_font_weight":"","ocean_menu_typo_font_weight_tablet":"","ocean_menu_typo_font_weight_mobile":"","ocean_menu_typo_transform":"","ocean_menu_typo_transform_tablet":"","ocean_menu_typo_transform_mobile":"","ocean_menu_typo_line_height":0,"ocean_menu_typo_line_height_tablet":0,"ocean_menu_typo_line_height_mobile":0,"ocean_menu_typo_line_height_unit":"","ocean_menu_typo_spacing":0,"ocean_menu_typo_spacing_tablet":0,"ocean_menu_typo_spacing_mobile":0,"ocean_menu_typo_spacing_unit":"","ocean_menu_link_color":"","ocean_menu_link_color_hover":"","ocean_menu_link_color_active":"","ocean_menu_link_background":"","ocean_menu_link_hover_background":"","ocean_menu_link_active_background":"","ocean_menu_social_links_bg":"","ocean_menu_social_hover_links_bg":"","ocean_menu_social_links_color":"","ocean_menu_social_hover_links_color":"","ocean_disable_title":"default","ocean_disable_heading":"default","ocean_post_title":"","ocean_post_subheading":"","ocean_post_title_style":"","ocean_post_title_background_color":"","ocean_post_title_background":0,"ocean_post_title_bg_image_position":"","ocean_post_title_bg_image_attachment":"","ocean_post_title_bg_image_repeat":"","ocean_post_title_bg_image_size":"","ocean_post_title_height":0,"ocean_post_title_bg_overlay":0.5,"ocean_post_title_bg_overlay_color":"","ocean_disable_breadcrumbs":"default","ocean_breadcrumbs_color":"","ocean_breadcrumbs_separator_color":"","ocean_breadcrumbs_links_color":"","ocean_breadcrumbs_links_hover_color":"","ocean_display_footer_widgets":"default","ocean_display_footer_bottom":"default","ocean_custom_footer_template":"","ocean_post_oembed":"","ocean_post_self_hosted_media":"","ocean_post_video_embed":"","ocean_link_format":"","ocean_link_format_target":"self","ocean_quote_format":"","ocean_quote_format_link":"post","ocean_gallery_link_images":"on","ocean_gallery_id":[],"footnotes":""},"categories":[265,18],"tags":[],"class_list":["post-4592","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-gestao-de-negocios","category-marketing-digital","entry","has-media"],"views":3,"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4592","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=4592"}],"version-history":[{"count":3,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4592\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":4611,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4592\/revisions\/4611"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/4609"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=4592"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=4592"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/b2rocket.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=4592"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}Qual \u00e9 o papel do gerente de marketing digital?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Como montar um planejamento estrat\u00e9gico de marketing digital?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Quais s\u00e3o as principais ferramentas de gest\u00e3o de marketing digital?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n