{"id":696,"date":"2016-06-22T18:14:08","date_gmt":"2016-06-22T18:14:08","guid":{"rendered":"http:\/\/hgecommerce.com.br\/?p=696"},"modified":"2016-06-22T18:14:08","modified_gmt":"2016-06-22T18:14:08","slug":"loja-virtual-o-guia-para-sair-da-crise","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/b2rocket.com.br\/loja-virtual-o-guia-para-sair-da-crise\/","title":{"rendered":"Loja Virtual – O Guia para Sair da Crise"},"content":{"rendered":"

Voc\u00ea certamente j\u00e1 ouviu falar na empresa de Marcio Kumruian<\/strong>  –  um paulistano descendente de arm\u00eanios que aos 16 anos era office-boy numa loja de cal\u00e7ados no centro de S\u00e3o Paulo e aos 20 convenceu um primo a abrir uma lojinha num estacionamento arrendado pelo tio.<\/p>\n

Hoje, aos 43 anos, Marcio comanda nada menos que a Netshoes \u2013 a maior loja de artigos esportivos do Brasil<\/strong> e um dos nove maiores e-commerces<\/strong> da Am\u00e9rica Latina, cujo faturamento em 2014 ultrapassou a casa de R$ 1 bilh\u00e3o<\/strong>. Os dados de 2015 n\u00e3o foram divulgados.<\/p>\n

A Netshoes chegou a ter oito lojas f\u00edsicas em S\u00e3o Paulo. Uma delas, localizada no shopping Ibirapuera, foi recorde de insucesso, fechando em seis meses. Foi justamente a necessidade de escoamento desse estoque que originou a primeira vers\u00e3o do site<\/strong> Netshoes, em 2002.<\/p>\n

Cinco anos depois, a loja virtual<\/strong> respondia por 70% do faturamento da empresa<\/strong>, o que levou Marcio a tomar uma decis\u00e3o radical. Ele encerrou a opera\u00e7\u00e3o f\u00edsica, apostando todas as suas fichas no e-commerce.  <\/strong><\/p>\n

Se Marcio tivesse insistido no varejo tradicional, dificilmente a Netshoes teria tido escala para elevar seu faturamento em t\u00e3o pouco tempo.<\/p>\n

Hist\u00f3rias como essa refor\u00e7am a supremacia crescente<\/strong> da loja virtual <\/strong>sobre a loja f\u00edsica, devido \u00e0s in\u00fameras vantagens que a internet <\/strong>oferece como canal de vendas<\/strong>.<\/p>\n

Dentre esses diferenciais, podemos elencar o alcance infinitamente superior do p\u00fablico<\/strong>, o fortalecimento da marca<\/strong>, a possibilidade de crescimento escalado<\/strong>, a facilidade de segmenta\u00e7\u00e3o<\/strong> e mensura\u00e7\u00e3o de resultados<\/strong> nas campanhas de marketing<\/strong> e o baixo investimento inicial<\/strong>.<\/p>\n

Eu prefiro resumir tudo isso em dois fatores fundamentais para explicar a superioridade da internet como canal de vendas<\/strong>: velocidade e acessibilidade.<\/strong><\/p>\n

Pela internet<\/strong>, o consumidor tem acesso r\u00e1pido a in\u00fameras marcas e produtos<\/strong>. Antes de decidir pela compra, ele pode comparar pre\u00e7os e condi\u00e7\u00f5es de pagamento<\/strong>. Pode conhecer os produtos <\/strong>de empresas localizadas a muitas milhas<\/strong> da sua resid\u00eancia ou do seu trabalho sem se deslocar, enfrentar tr\u00e2nsito, filas de estacionamento ou aglomera\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Ele tamb\u00e9m tem acesso \u00e0s descri\u00e7\u00f5es, caracter\u00edsticas ou detalhes t\u00e9cnicos dos produtos<\/strong>, podendo comparar v\u00e1rios modelos<\/strong> na pr\u00f3pria loja e escolher o mais adequado \u00e0 sua necessidade sem a interven\u00e7\u00e3o de atendentes<\/strong> nem sempre preparados.<\/p>\n

Isso tudo a qualquer hora do dia ou da noite. Ele pode inclusive comprar de madrugada<\/strong>, quando as crian\u00e7as est\u00e3o dormindo, o que torna a experi\u00eancia muito mais tranquila<\/strong>, aumentando sua velocidade de decis\u00e3o.<\/strong><\/p>\n

Al\u00e9m disso, ele conta com as opini\u00f5es de outros consumidores<\/strong> para impulsionar sua decis\u00e3o. Empresas e consumidores virtuais<\/strong> lucram cada vez mais com a chamada prova social<\/strong>, que tem o papel de gerar credibilidade e<\/strong> criar relacionamento, potencializando as transa\u00e7\u00f5es<\/strong>.<\/p>\n

Os gestores<\/strong>, por sua vez, t\u00eam acesso r\u00e1pido \u00e0 rea\u00e7\u00e3o dos consumidores<\/strong> a respeito do mix de produtos, marcas e promo\u00e7\u00f5es<\/strong>, o que acarreta na tomada de decis\u00e3o infinitamente mais r\u00e1pida e acertada<\/strong>, gra\u00e7as \u00e0 velocidade de mensura\u00e7\u00e3o e an\u00e1lise de KPIs<\/strong>, os indicadores de resultados das a\u00e7\u00f5es de marketing.<\/p>\n

Colabora tamb\u00e9m para o sucesso da loja virtual<\/strong> a inexist\u00eancia de prateleiras f\u00edsicas<\/strong>, o que por um lado, facilita exponencialmente a diversifica\u00e7\u00e3o do mix de produtos<\/strong> da loja, uma vez que n\u00e3o h\u00e1 limites para a exposi\u00e7\u00e3o – favorecendo o trabalho do gestor – e por outro, proporciona ao consumidor <\/strong>uma experi\u00eancia de compra altamente agrad\u00e1vel e eficiente<\/strong>, j\u00e1 que basta digitar o que ele est\u00e1 buscando para acessar rapidamente todos os produtos dispon\u00edveis,<\/strong>devidamente categorizados em seus departamentos e marcas.<\/strong><\/p>\n

Nada de se deslocar por corredores intermin\u00e1veis, nada de prateleiras abarrotadas, nada de vendedores indispon\u00edveis ou despreparados.<\/p>\n

As transa\u00e7\u00f5es no e-commerce<\/strong> contam com meios de pagamento<\/strong> altamente eficazes, e cada vez mais s\u00e3o realizadas por check-out transparente<\/strong>, onde o consumidor efetua a opera\u00e7\u00e3o <\/strong>sem sair do<\/strong> ambiente da loja<\/strong> e recebe rapidamente a confirma\u00e7\u00e3o em seu e-mail.<\/p>\n

Nada de filas no caixa, nada de m\u00e1quinas sem sinal de internet ou erros na leitura do cart\u00e3o.<\/p>\n

Sabemos que o potencial do e-commerce brasileiro e latino americano<\/strong> ainda \u00e9 precariamente explorado<\/strong>, justamente pela imaturidade dos pequenos e m\u00e9dios lojistas<\/strong>, cuja forma\u00e7\u00e3o acad\u00eamica e cultura empresarial est\u00e3o tradicionalmente enraizadas no modelo do varejo f\u00edsico.<\/strong>
\nO empres\u00e1rio ainda sabe muito pouco ou quase nada sobre o vasto ecossistema de neg\u00f3cios<\/strong> que alimenta uma opera\u00e7\u00e3o de e-commerce<\/strong>. Ele quer se expandir, mas tem medo de investir em uma \u00e1rea que n\u00e3o domina.<\/p>\n

Iniciar uma opera\u00e7\u00e3o de vendas na internet<\/strong> e alcan\u00e7ar sucesso com o e-commerce<\/strong> n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil. Mas \u00e9 perfeitamente poss\u00edvel quando se tem disciplina, conhecimento, bagagem <\/strong>e principalmente planejamento<\/strong>.<\/p>\n

Cabe a n\u00f3s, profissionais do e-commerce<\/strong> que come\u00e7amos a escrever essa hist\u00f3ria h\u00e1 algum tempo e vivenciamos in\u00fameras transforma\u00e7\u00f5es desde ent\u00e3o, a tarefa de orientar o varejo brasileiro <\/strong>em dire\u00e7\u00e3o ao seu pleno desenvolvimento<\/strong>.<\/p>\n

Para o lojista ou profissional de varejo<\/strong> que quer come\u00e7ar a pensar verdadeiramente grande, deixo no link abaixo um material elaborado pela HG eCommerce<\/strong> que pretende ser um guia para a cria\u00e7\u00e3o de lojas virtuais. <\/strong><\/p>\n

hgecommerce.com.br\/ebook<\/a><\/p>\n

At\u00e9 a pr\u00f3xima.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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