{"id":732,"date":"2016-07-08T13:07:26","date_gmt":"2016-07-08T13:07:26","guid":{"rendered":"http:\/\/hgecommerce.com.br\/?p=732"},"modified":"2016-07-08T13:07:26","modified_gmt":"2016-07-08T13:07:26","slug":"sobre-a-fantastica-viagem-do-varejo-fisico-ao-virtual-e-o-papel-do-lojista-nesse-contexto","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/b2rocket.com.br\/sobre-a-fantastica-viagem-do-varejo-fisico-ao-virtual-e-o-papel-do-lojista-nesse-contexto\/","title":{"rendered":"Sobre a Fant\u00e1stica Viagem do Varejo F\u00edsico ao Virtual e o Papel do Lojista nesse Contexto"},"content":{"rendered":"

A cria\u00e7\u00e3o da grande maioria das lojas virtuais<\/strong> come\u00e7a no balc\u00e3o da loja f\u00edsica.<\/p>\n

Apesar do n\u00famero cada vez maior de empresas que j\u00e1 nascem na internet, o movimento natural do varejo ainda parte do f\u00edsico para o virtual.<\/p>\n

Muito j\u00e1 foi discutido sobre as tend\u00eancias de consumo<\/strong> da gera\u00e7\u00e3o que desenha a cada dia os novos rumos do varejo moderno<\/strong>. As empresas que comp\u00f5em o ecossistema de neg\u00f3cios voltados para o e-commerce<\/strong> se renovam e criam tecnologias cada vez mais adequadas a esse perfil, que vive em constante ebuli\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Iniciar uma opera\u00e7\u00e3o de vendas na internet<\/strong> n\u00e3o \u00e9 uma tarefa f\u00e1cil, e ningu\u00e9m mais duvida que essa iniciativa \u00e9 garantia de crescimento exponencial para qualquer empresa, desde que haja planejamento e orienta\u00e7\u00e3o adequados.<\/p>\n

Quando um empres\u00e1rio decide montar sua loja virtual<\/strong>, ele se baseia nos tr\u00eas pilares que lhe parecem garantir uma estrutura b\u00e1sica de sucesso: consultoria de e-commerce<\/strong>, plataforma<\/strong> e ag\u00eancia<\/strong>.<\/p>\n

A orienta\u00e7\u00e3o da consultoria de e-commerce<\/strong> aponta o caminho mais curto e acertado at\u00e9 o go live<\/strong> \u2013 o chamado lan\u00e7amento da loja na internet<\/strong> \u2013 e a posterior sobreviv\u00eancia no ambiente virtual<\/strong>, frente a um mercado ainda desconhecido por esse lojista.<\/p>\n

A escolha acertada da plataforma de e-commerce<\/strong> garante solidez e modernidade nas opera\u00e7\u00f5es, atrav\u00e9s de uma estrutura preparada para SEO<\/strong>, integra\u00e7\u00e3o com ferramentas facilitadoras de performance<\/strong>, meios de pagamento<\/strong>, canais de atendimento<\/strong> e outras.<\/p>\n

A ag\u00eancia<\/strong> se encarrega de desenhar a interface a ser utilizada pelo consumidor, providenciando o completo aproveitamento de funcionalidades da plataforma<\/strong> e valendo-se das cada vez mais festejadas estrat\u00e9gias de usabilidade<\/strong>.<\/p>\n

Parece perfeito, mas a verdade \u00e9 que o lojista at\u00e9 esse momento ainda n\u00e3o tem ideia do seu pr\u00f3prio papel no contexto de abertura da loja virtual. Ele n\u00e3o est\u00e1 preparado para o que vir\u00e1 pela frente e peca ao achar que seu papel consiste em definir o plano de neg\u00f3cios<\/strong> e os parceiros que se incumbir\u00e3o de tocar o projeto.<\/p>\n

Ele ainda n\u00e3o se deu conta de que quase tudo o que servir\u00e1 de mola para a cria\u00e7\u00e3o da loja sair\u00e1 de suas pr\u00f3prias m\u00e3os. Certas defini\u00e7\u00f5es que ser\u00e3o determinantes para todo o processo partir\u00e3o dele e de sua equipe. Isso porque elas extrapolam qualquer estudo de mercado<\/strong> ou an\u00e1lise da concorr\u00eancia<\/strong>, estando fortemente ancoradas na estrutura da empresa, que j\u00e1 funciona na loja f\u00edsica.<\/p>\n

A cria\u00e7\u00e3o da \u00e1rvore de categorias<\/strong> \u00e9 um exemplo disso. Caber\u00e1 ao lojista e sua equipe comercial e de marketing o papel de orientar a hierarquia de departamentos e categorias<\/strong> onde ser\u00e3o organizados os produtos, de forma a permitir ao usu\u00e1rio umanavega\u00e7\u00e3o intuitiva e eficiente<\/strong>.<\/p>\n

Para que a loja virtual<\/strong> ofere\u00e7a uma experi\u00eancia de compra positiva<\/strong>, ela deve proporcionar tamb\u00e9m o f\u00e1cil acesso aos filtros de navega\u00e7\u00e3o<\/strong>, que ir\u00e3o auxiliar o usu\u00e1rio no processo de escolha do produto<\/strong>, de forma an\u00e1loga, por\u00e9m ainda mais eficiente do que ocorre nas prateleiras de uma loja f\u00edsica.<\/p>\n

Depois disso, ele ainda precisa dar alguns passos at\u00e9 o carrinho. A p\u00e1gina do produto<\/strong>deve apresentar ao consumidor suas caracter\u00edsticas opcionais<\/strong> \u2013 como cor, modelo, tipo, tamanho, voltagem \u2013 e todas as demais, necess\u00e1rias para que a compra seja a mais acertada poss\u00edvel, evitando erros que gerem insatisfa\u00e7\u00e3o e necessidade delog\u00edstica reversa<\/strong>.<\/p>\n

Embora isso pare\u00e7a \u00f3bvio, nem sempre ou quase nunca os filtros<\/strong> e op\u00e7\u00f5es<\/strong> do produto aparecem devidamente organizados no ERP<\/strong> \u2013 o chamado sistema de gest\u00e3o empresarial<\/strong> \u2013 que ser\u00e1 integrado \u00e0 plataforma, possibilitando a automatiza\u00e7\u00e3o nos processos de venda<\/strong>, emiss\u00e3o de nota fiscal<\/strong>, remessa de produtos<\/strong> e gest\u00e3o de pre\u00e7os e estoques<\/strong>.<\/p>\n

Isso tudo requer racioc\u00ednio focado no neg\u00f3cio. Definir esses par\u00e2metros \u00e9 um trabalho de casa que cabe somente ao lojista. Sem eles, ser\u00e1 imposs\u00edvel montar a estrutura ideal da loja e chegar aos resultado almejados.<\/p>\n

Os produtos que far\u00e3o parte da carga inicial<\/strong> da loja virtual<\/strong> tamb\u00e9m s\u00e3o de fundamental import\u00e2ncia para o seu sucesso. A menos que a empresa comercialize uma quantidade bem pequena de SKUs<\/strong>, o mais comum \u00e9 que se inicie com uma sele\u00e7\u00e3o de produtos razo\u00e1vel, mas n\u00e3o muito grande, sendo os demais produtos paulatinamente inseridos ap\u00f3s o go live at\u00e9 que se possa contar com o mix completo. Essa estrat\u00e9gia progressiva abrevia o prazo de lan\u00e7amento da loja, permitindo que ela comece logo a capitalizar.<\/p>\n

Para aumentar as chances de convers\u00e3o<\/strong> nos meses iniciais criando o fluxo de caixa<\/strong>necess\u00e1rio para que a loja comece a pagar o investimento e a gerar lucro, o mais indicado \u00e9 que a escolha dos produtos que inaugurar\u00e3o o e-commerce <\/strong>seja feita pelo departamento comercial, baseando-se em an\u00e1lises de mark-up<\/strong> e performance de venda<\/strong>, somando-se a isso um estudo das tend\u00eancias de consumo<\/strong> do segmento na internet e comportamento da concorr\u00eancia<\/strong>.<\/p>\n

A estrutura de atendimento ao cliente, ou SAC<\/strong> da loja virtual<\/strong> \u00e9 outro ponto onde o lojista e sua equipe ter\u00e3o forte atua\u00e7\u00e3o. Os valores da empresa<\/strong> precisam ser absorvidos pelos consumidores para que gerem frutos positivos e duradouros. As chamadas regras de neg\u00f3cio<\/strong> \u2013 em que podemos citar as pol\u00edticas<\/strong>, processos<\/strong> eprocedimentos<\/strong> dos mais diversos \u2013 que interferem no relacionamento empresa\/consumidor<\/strong>, d\u00e3o vida e sentido \u00e0 cultura da empresa, pois, a partir de sua defini\u00e7\u00e3o e pr\u00e1tica, as pessoas ter\u00e3o uma clara ideia sobre a sua identidade<\/strong>. Auniformidade<\/strong> das regras de neg\u00f3cios<\/strong> entre o mundo f\u00edsico e virtual transmitir\u00e1 ao p\u00fablico a ideia de empresa grande e organizada. Para isso, todas as pol\u00edticas de troca e devolu\u00e7\u00e3o<\/strong>, pagamento<\/strong>, seguran\u00e7a<\/strong> e at\u00e9 mesmo a hist\u00f3ria e valores da empresa<\/strong>devem estar acess\u00edveis nas p\u00e1ginas institucionais<\/strong> da loja virtual<\/strong> e ser\u00e3o absorvidas tamb\u00e9m pela postura de atendimento<\/strong> ao consumidor. Mais uma vez estamos falando de material ligado \u00e0 cultura empresarial<\/strong>. Algo que ningu\u00e9m al\u00e9m do lojista poder\u00e1 prover.<\/p>\n

Transferir para a opera\u00e7\u00e3o de e-commerce<\/strong> todo o DNA da sua empresa<\/strong> \u00e9 certamente a tarefa mais nobre e indispens\u00e1vel que cabe ao lojista<\/strong> nessa fant\u00e1stica viagem entre o varejo f\u00edsico e o virtual.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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