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10 estratégias fundamentais no SEO para e-commerce

Com o crescimento progressivo das vendas no ambiente digital e o aumento dos custos de mídia paga, a busca orgânica tem se tornado fundamental para as lojas virtuais, fazendo com que o SEO para E-commerce seja o investimento mais importante a ser feito e que mais gera retorno para os seus negócios.

Há alguns anos, o SEO era visto apenas como uma disciplina técnica restrita a pouquíssimos profissionais e alguns setores do marketing digital. Hoje, graças às contínuas melhorias sofridas pelos buscadores (principalmente pelo Google), esse é um trabalho que une com sucesso os conhecimentos de tecnologia, experiência do usuário e conteúdo.

Por isso, se você ainda não possui conhecimento suficiente para o planejamento e implementação de uma boa estratégia de SEO no seu negócio virtual, elencamos neste artigo os principais conceitos e práticas de SEO para a sua loja virtual.

O que é o SEO para e-commerce?

SEO (“Search Engin Optimization”) para e-commerce é um conjunto de técnicas e estratégias para que a sua loja virtual esteja melhor posicionada nos mecanismos de busca (como Google, Yahoo e Bing), receba mais tráfego e aumente as suas vendas. É todo um processo que torna o seu negócio bem mais visível no ambiente digital e, de forma orgânica, posiciona a sua marca no topo das listas de pesquisas.

Hoje, a maioria das pessoas clicam nos resultados orgânicos, enquanto somente 10% dos cliques vão diretamente para os anúncios (ou seja, você não precisa necessariamente investir dinheiro para anunciar a sua página, já que a média de cliques em sites que aparecem como primeiro resultado da busca é de 28,5%).

Qual a importância do SEO para a sua loja virtual?

O SEO é um trabalho que ajuda a sua loja virtual a conquistar a confiança do seu público, atrai tráfego qualificado e gratuito e, ainda, possibilita que o seu e-commerce fique à frente dos seus concorrentes quando o assunto é autoridade de marca. Para a sua loja virtual, o posicionamento nos sites de busca é de extrema importância, pois dependendo do seu ranqueamento, ela vai receber mais visitas e, consequentemente, vender bem mais.

Conforme estudo da Convertion, o consumidor brasileiro confia 77% mais em busca orgânica do que em links patrocinados e de acordo os números da “Pesquisa Consumidor Digital 2000” damesma empresa, 62,5% das pessoas que compram on-line fazem alguma pesquisa no Google sobre marcas ou produtos em que possuem interesse. E ainda, segundo dados da plataforma Net Market Share, o Google recebeu, só em 2020, 93,89% de todas as visitas mobile realizadas em buscadores de todo o mundo!

Como funciona a estratégia do SEO para o seu e-commerce?

Implementar ações de SEO lhe dá a chance de atingir com mais assertividade o seu público-alvo, de se mostrar para aquele cliente interessado e qualificado. Dessa forma, algumas estratégias são importantes para que você comece a otimizar o seu site para aparecer nas buscas:

– Conteúdo para cada etapa da jornada de compra

A jornada de compra é o caminho que o cliente percorre até a conclusão do pedido. Ela se inicia na descoberta do produto, passa por atrair o interesse do consumidor, pela etapa em que ele compara com outras marcas e, finalmente, decide-se pela sua aquisição. Para todas essas fases, é essencial que o seu e-commerce esteja presente com dados relevantes (páginas com descrições dos produtos: benefícios, formas de uso, imagens de qualidade para uma boa visualização, avaliações de clientes e informações técnicas).

– Link building

Essa estratégia eleva o ranqueamento orgânico e gera muito mais tráfego para o seu site. A relevância da página aumenta (já que ela está sendo indicada por outra), mostrando que você é confiável e uma boa referência. Assim, é fundamental que você também aponte links para endereços externos, não esquecendo de que eles devem levar para páginas de qualidade.

– Citações

Citações também são importantes para os algoritmos de busca e servem para o ranqueamento do seu site em relação à concorrência. Uma citação é uma menção do nome do seu site em uma página externa. Ela pode ser um link ou não, mas ambas as formas são vantajosas. Especialmente se o outro domínio também for relevante, esse link vai conferir ainda mais autoridade para o seu site.

Como fazer SEO para o seu e-commerce?

1.  Defina palavras-chave para o funil de vendas

Estabeleça palavras-chave corretas para ranquear bem o seu site. Elas determinarão o quão facilmente o comprador vai achar a sua marca durante as buscas. Existem dois tipos de palavras-chave: as “head tail” (que são termos curtos e gerais) e as “long tail” (que são expressões de pesquisas mais específicas). Esse segundo grupo costuma ser mais eficiente para ranquear melhor o seu site em meio a nichos particulares e garante taxas de conversão mais altas. O Keyword Planner (do Google Adwords) pode ajudar você a encontrar boas palavras-chave para direcionar as suas vendas.

2. Crie bons títulos para as páginas

Todas as páginas do seu site devem ter títulos adequados para alcançar um bom ranqueamento.

É essencial usar as palavras-chave, mas ele também precisa ser otimizado (o ideal é ter entre 60 a 70 caracteres, já que nos resultados do Google é o que será exibido).

3. Organize bem as “heading tags”

As “heading tags” são recursos para destacar títulos e subtítulos. Elas são códigos HTML chamados H1, H2, H3, e assim por diante até o H6, sendo elencadas de acordo com a hierarquia do conteúdo. Essa organização contribui para os mecanismos de buscas, já que facilita a identificação de qual assunto está sendo tratado.

4. Faça boas “metas descriptions”

A “meta description” é um recurso de texto que funciona como uma descrição de um conteúdo. Importante aliada do SEO para e-commerce, ela aparece abaixo do título da página nos resultados de busca e deve motivar o usuário a clicar no link. O ideal é que a “meta description” tenha até 160 caracteres.

5. Otimize as imagens da sua loja virtual

Imagens são fundamentais no e-commerce, já que afetam as tomadas de decisão de compra do cliente. Só que não basta escolher boas fotos se não existir um cuidado com as tags. Assim, você deve preencher a tag <alt> com um texto que descreva a imagem para caso ela não seja exibida.

6. Crie URLs amigáveis

A URL (o endereço web do seu site) também é um elemento muito importante de SEO, pois ajuda os mecanismos de busca a encontrar a página e entender sobre o que ela trata. Ela precisa ser compreensível, direta, com palavras-chave e que realmente traduz o que você é ou o que está vendendo.

7. Faça linkagem interna

A ordem e a sistematização do seu site vão afetar a posição dele nos resultados de busca e, nesse sentido, uma das ações é organizar a estrutura de links internos. Torne a navegação no seu e-commerce o mais fácil possível para o comprador (isso também vai melhorar o SEO). Agora, se você quer realmente aumentar a Autoridade de Domínio, fator altamente relevante para o Google, o caminho é o link building – que consiste em conseguir links de sites relevantes apontando para o seu e foi citado acima.

8. Destaque as avaliações dos seus clientes

Mais de 90% dos consumidores são influenciados pelos comentários e avaliações de compradores a respeito dos seus produtos. Dessa forma, o seu cliente confia mais no que está descrito, aumentando a chance de venda. É o que chamamos de prova social.

9. Melhore a velocidade de carregamento

A velocidade e a navegabilidade da página do seu e-commerce também influenciam diretamente para o SEO. Quanto mais tempo ela demora para carregar e abrir imagens, mais rapidamente as pessoas desistem da visita, aumentando a taxa de rejeição. Use o “PageSpeed Insights”, do Google, que ajuda a consertar erros que deixam o carregamento do site mais lento.

10. Organize a arquitetura do seu site

A hierarquia de navegação do seu e-commerce precisa estar clara e seguir uma lógica. Isso ajuda os mecanismos de busca e também na experiência do usuário. Uma trilha pode aparecer no topo da tela e facilitar quando o usuário quiser retornar à etapa anterior (Por exemplo: página inicial > roupas femininas > calças > produto escolhido).

Aproveite essas dicas para aumentar o seu tráfego, vender mais e aumentar ainda mais a autoridade da sua marca dentro do seu mercado de atuação!