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10 motivos que fazem da Amazon um marketplace só para os fortes

Hoje, a Amazon é considerada uma referência mundial quando o assunto é vendas pelo e-commerce. Através dela, você terá a oportunidade de expor os seus produtos para milhares de clientes no ambiente digital (até mesmo os que residem em outros países), incrementando ainda mais as suas vendas on-line. Com uma base já consolidada de usuários, uma das vantagens de vender no marketplace Amazon é que já existe um relacionamento de extrema confiança entre a plataforma e o cliente.

Por isso, se você busca uma forma de melhorar o desempenho de seu e-commerce, saiba que existem diversas vantagens em vender no marketplace Amazon (seja você um fabricante, vendedor ou um revendedor de produtos), garantindo assim uma alta visibilidade diária dos seus produtos, facilidade em termos de logística e pagamentos, além de uma estrutura completa para o gerenciamento da sua loja virtual com o “Seller Central”.

Mas, saiba que para que você obtenha pleno sucesso nessa nova empreitada comercial é fundamental estar muito atento e bem preparado para contar com o apoio desse verdadeiro gigante de vendas.

Quais são os erros mais comuns dos novos vendedores da Amazon?

1. Conta suspensa:

Existem algumas situações recorrentes (e bem simples de serem resolvidas) que podem ocasionar a suspensão da sua conta de vendedor na Amazon, como o preenchimento errado no campo dos dados de vendedor ou mesmo estar com algum índice de desempenho fora do esperado para a qualidade esperada. Procure ter máxima atenção quanto às suas informações fornecidas (garantindo que estejam sempre corretas e atualizadas). Entre outros motivos para a suspensão da sua conta, estão: preço superfaturado, produtos duvidosos e o baixo desempenho do vendedor.

2. Falta de análise de dados de vendas da Amazon Sellers:

O sistema “Seller Central” fornece métricas de tráfego, conversão e porcentagem de “Buy Box” (oferta em destaque) para que você possa analisar os dados de vendas da Amazon Sellers, tomando assim suas decisões mais assertivas. O tráfego indica para você quais os produtos que estão aparecendo mais nas pesquisas dos consumidores e a conversão mostra o volume de clientes que adicionam alguma mercadoria sua ao carrinho de compras. Já a porcentagem de “Buy Box” (oferta em destaque), lhe possibilita ter uma ideia do quanto satisfatória está sendo a experiência geral de compra do cliente dentro da sua loja. Por isso, use essa tecnologia a seu favor.

3. Não gerenciar o inventário de maneira apropriada:

O inventário da sua loja é uma ferramenta extremamente importante para tomadas de decisões inteligentes. Isso diz respeito ao controle de todas as mercadorias que você compra, das que vende e das que estão em estoque. Baixe o arquivo do seu modelo de inventário de acordo com os itens que você comercializa (o arquivo em Excel, por exemplo, tem várias abas na parte inferior da tela com as instruções, definições de dados, valores válidos, modelo e exemplos). Inclua na aba “Modelo” os dados dos seus produtos, seguindo as orientações da guia de “Definições de Dados”. A seguir, faça o upload do arquivo no programa e analise o relatório de processamento que será gerado (para saber se aconteceram erros ao cadastrar um produto na Amazon).

4. Deixar de seguir o padrão de imagens e descrição determinados pela Amazon:

É necessário ter, obrigatoriamente, uma imagem atrelada ao seu anúncio para vender qualquer item na Amazon. Essa imagem (chamada de “Principal”), é a mais importante para a divulgação do seu produto. É ela que será mostrada em todos os resultados de pesquisa e na página de navegação. Busque ter imagens de boa qualidade e que sejam atrativas para os clientes. Elas devem representar, com fidelidade, a mercadoria que você está vendendo (o arquivo de imagem deve ter seu fundo branco). Além disso, não pode haver logotipos, imagens sobrepostas ou várias imagens juntas na mesma foto, entre outras diretrizes da Amazon. Consulte as dicas da Amazon antes de publicar a imagem do seu produto.

5. Não utilizar a ferramenta de precificação automática:

A ferramenta de precificação automática da Amazon chama-se “MARS” e somente as lojas do plano profissional têm acesso. Gratuitamente, o “MARS” realiza o ajuste de preço de acordo com os parâmetros que você mesmo configura. Informe o preço mínimo e o preço máximo que você aceita vender o produto para que o sistema realize uma comparação periódica com os seus concorrentes (oferecendo ao cliente, dessa forma, sempre o preço mais competitivo automaticamente). Precificar os produtos dentro de marketplaces pode ser algo desafiador, ainda mais quando existem muitos outros revendedores comercializando o mesmo item que você. Através da precificação automática, seu e-commerce fica mais competitivo e você ainda tem mais chances de ganhar a “Buy Box” (oferta em destaque).

6. Não participar da “Buy Box” (oferta em destaque):

A navegabilidade das páginas dos seus produtos impacta diretamente no faturamento do seu e-commerce. A “Buy Box” (oferta em destaque) lhe ajuda a entregar uma experiência melhor aos consumidores (a caixa na lateral direita permite que o seu cliente adicione itens ao carrinho de compras). Para que a sua loja se torne elegível à “Buy Box”, é preciso que você entregue as métricas que a Amazon considera serem importantes quanto à satisfação do cliente e ter ainda preços competitivos dos produtos. O plano contratado de revendedor no marketplace Amazon deve ser o profissional.

7. Não oferecer cupons, promoções ou descontos:

A Amazon possui uma ferramenta chamada “Cupons” para você criar promoções específicas, possibilitando assim o aumento das vendas de itens direcionados. Ao elaborar algumas ações promocionais, os cupons configurados no “Seller Center” aparecerão nos resultados de pesquisa e na “Buy Box” (caso você a tenha conquistado, na página do produto e de cupons). Dessa forma, suas mercadorias ganham ainda mais relevância, sendo visualizadas pelos consumidores e tendo mais chances de incrementar o seu faturamento.

8. Não utilizar o Conteúdo A+:

A Amazon apresenta um catálogo já configurado para os produtos que são vendidos no marketplace (conhecido como código ASIN). O Conteúdo A+ permite que donos de marcas possam alterar as descrições dos códigos ASIN do seu e-commerce. Aqui a vantagem é agregar valor aos itens com textos originais, imagens mais atrativas e posicionamentos diferenciados dos conteúdos. Os novos vendedores Amazon que inserem o A+ em suas páginas têm a chance de aumentar seus índices de conversão, de tráfego e, consequentemente, de vendas.

9. Não utilizar o consultor de vendas da Amazon:

A consultoria de vendas da Amazon é um serviço que tem como objetivo ajudar a vender mais. Essa funcionalidade está na página inicial do programa, sendo possível ainda configurar o recebimento das recomendações via e-mail (caso seja da sua preferência). Você pode ainda obter informações precisas, como saber se os preços estão competitivos e ter acesso a outras funções que irão ajudá-lo a economizar tempo para o incremento das suas conversões.

10. Não se inscrever no programa FBA – Logística Amazon:

O programa FBA – Logística Amazon traz inúmeros benefícios que irão ajudá-lo na expansão do seu comércio eletrônico. Ao enviar seus produtos para os centros de distribuição da Amazon, a coleta, empacotamento, envio e atendimento ao cliente ficam sob a responsabilidade dela. Os itens do programa FBA – Logística Amazon são elegíveis para o Amazon Prime (programa de assinatura exclusivo), frete grátis acima de determinados valores, embalagem para presente e mensagem no presente (entre outros benefícios). Caso o seu perfil atenda aos critérios do programa, ele será automaticamente ativado no seu “login”.

Quais são as principais vantagens de escolher o marketplace da Amazon?

– Credibilidade da marca Amazon;

Variedade de nichos de mercado;

– Possibilidade de escolha do plano de vendas que mais se adequa ao seu negócio;

– Gerenciamento da loja virtual em um só lugar (Seller Central);

Customização dos tipos de fretes oferecidos na sua loja virtual;

Precificação automática.

Siga as dicas deste artigo e explore tudo o que a Amazon tem a oferecer para que a sua loja virtual se destaque junto ao seus clientes. Boas vendas!