Você está visualizando atualmente 7 dicas para ter sucesso nos marketplaces
7 dicas para ter sucesso nos marketplaces

7 dicas para ter sucesso nos marketplaces

  • Categoria do post:Marketplace

Hoje, ter o seu produto ou serviço exposto na internet não é apenas um elemento diferencial, mas uma obrigação para que a sua empresa continue a ser competitiva dentro do seu nicho de mercado. A expansão e a transformação do meio digital trouxeram mudanças significativas associadas aos hábitos de consumo das pessoas, que se tornaram mais exigentes quanto às suas experiências de compra.

Por isso, a utilização dos grandes shoppings online (os chamados marketplaces) pode ser uma excelente forma para que a sua marca faça uma transição eficiente do ambiente presencial para o ambiente digital, aproveitando assim os inúmeros benefícios desse meio e entendendo melhor como impulsionar as vendas do seu negócio.

O que é marketplace?

Marketplace é um tipo de plataforma de e-commerce que reúne diversos lojistas em um mesmo ambiente de vendas (é como ter compradores e vendedores reunidos em um espaço parecido com um shopping virtual). Essa modalidade de negócios no ambiente digital representa uma excelente oportunidade para os empreendedores ampliarem sua presença na web e venderem mais.

Conforme levantamento do Ebit-Nielsen, os marketplaces já contam com 78% de participação no comércio eletrônico, transformando-se em uma das mais preferidas modalidades de vendas junto aos consumidores. De acordo também com a pesquisa da empresa francesa Mirakl, 86% dos brasileiros identificam o marketplace como uma forma eficiente e satisfatória para realizar as suas compras online (onde encontram diversas possibilidades de compra e avaliações dos demais usuários como referência para a sua tomada de decisão).

Alguns exemplos de marketplaces bem sucedidos e conhecidos do mercado são: Americanas, Amazon, Shopee, Mercado Livre, Magalu, entre muitos outros.

Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?

Para quem está começando a sua jornada digital, é bem comum se confundir e ter dúvidas sobre as diferenças entre um e-commerce e um marketplace. O e-commerce nada mais é do que um modelo de negócio baseado na compra e venda de produtos ou serviços através de canais digitais. Já o marketplace é um desses canais de venda do e-commerce (e certamente não é o único). A verdade é que ambos os modelos podem ser utilizados, de forma complementar, para ampliar a sua presença online e impulsionar cada vez mais as vendas do seu negócio.

Quais são os modelos de marketplace?

– Marketplace B2C:

Esse modelo de site (“Business-to-Consumer”) é voltado para as empresas anunciarem seus produtos ou serviços ao cliente final (como Uber e Airbnb, por exemplo).

– Marketplace C2C:

Aqui a proposta é que as pessoas vendam seus itens a outras pessoas (“Consumer-to-Consumer”). Entre alguns exemplos, estão: Enjoei, OLX e Mercado Livre.

Marketplace B2B:

Já nesse modelo de negócio (“Business-to-Business”), os fornecedores vendem seus produtos para outras empresas, sobretudo atacado. Também podemos encontrar marketplaces B2B para a venda de serviços, como Elo7 e Loja do Mecânico.

É bom destacar que alguns marketplaces atuam em mais de um modelo.

Quais as principais vantagens do marketplace?

– Alta visibilidade:

Ao vender em um marketplace já consolidado, você se beneficia dessa “autoridade do site” e do grande volume de tráfego que ele recebe (gerando mais visibilidade para o seu negócio e atraindo novos clientes para a sua loja). Além disso, você ainda reduz custos com divulgação, marketing e SEO, otimizando assim o seu ranqueamento nos buscadores (como o Google).

– Ampliação das vendas:

Os marketplaces atraem uma variedade de consumidores que estão em busca de diferentes marcas vendidas, trazendo para o seu negócio mais oportunidades de vendas.

– Menor custo inicial:

Você tem uma plataforma pronta para vender online e com toda uma infraestrutura necessária para isso (com tecnologia, segurança e meios de pagamento), contando também com estratégias de marketing já consolidadas junto ao público final.

– Público diversificado:

Como esse shopping virtual conta com produtos de diferentes nichos e marcas, ele recebe um público maior e mais diversificado. Isso contribui para o crescimento do seu negócio (uma vez que você pode receber novas demandas e pode ter mais oportunidades para inovar e ampliar o seu mix de produtos).

Como aumentar as suas vendas no marketplace?

Apresentamos 6 dicas para você potencializar ainda mais as suas vendas no marketplace e obter excelentes resultados no seu negócio:

1. Invista na boa imagem do seu produto:

No ambiente virtual, o consumidor não tem a mesma percepção sobre o produto oferecido pela sua loja em relação à visita presencial no seu ponto de venda (PDV). Vale a pena investir na qualidade da imagem do seu produto (para que o cliente tenha uma ideia aproximada sobre as suas dimensões, textura e demais atribuições). Escolha um local com uma boa iluminação e utilize uma câmera de qualidade para conseguir diversos ângulos do mesmo objeto. Organize a sua loja virtual com boas fotos e vídeos para que o cliente tenha mais confiança e clareza sobre o item a ser adquirido.

2. Divulgue o seu produto de maneira apropriada:

Existem aqui duas formas para você divulgar o seu produto na web: paga ou orgânica. As divulgações cobradas, referem-se aos anúncios vinculados ao Google e outros buscadores, ou às redes sociais. Já a orgânica, é feita através de sites, blogs e compartilhamentos de conteúdos com o público em redes sociais (humanizando sua marca e atraindo a atenção para o seu produto de uma forma maciça e espontânea).

3. Solicite a avaliação dos seus clientes:

A prova social é uma espécie de selo de qualidade para o seu produto ou serviço (e só pode ser oferecido por terceiros e que não possuam nenhum tipo de vínculo com o seu negócio). O fato é que comentários positivos têm o poder de conferir maior credibilidade e confiança junto a outros consumidores. Por isso, invista sempre em uma boa experiência de compra para agregar mais valor à sua marca.

4. Garanta uma experiência personalizada:

Se no espaço físico você consegue conversar com os clientes (entendendo suas dores e necessidades), na internet é possível coletar dados por meios de cookies (ferramenta responsável por registrar as ações dos usuários, como seu comportamento de navegação, histórico de compras, dados de localização e demais informações pessoais). Assim, você pode criar conteúdos mais relevantes, recomendar produtos alinhados com a preferência do consumidor e trazer muito mais inteligência para esse processo.

5. Utilize técnicas de SEO:

Quanto mais completas forem as informações sobre o seu produto, maiores serão as chances de finalização da compra pelo seu consumidor final. As técnicas de SEO nessas apresentações podem ser um meio de otimizar bastante o seu alcance. Utilize palavras-chave e faça uso de boas imagens para obter mais vendas. Uma boa exposição é fundamental para o seu negócio.

6. Aposte no Inbound Marketing:

Inbound Marketing é uma estratégia de negócios que atrai os consumidores de uma maneira orgânica e mais livre. Aqui o principal objetivo é atrair as pessoas que se interessam pelo seu produto por meio de materiais que contribuem para esclarecer dúvidas e apontar soluções que resolvam os seus problemas. Isso pode ser feito através da produção de conteúdos relevantes (vídeos para o YouTube, gravação de podcasts, criação de e-books, posts para blogs e redes sociais etc.), onde cada formato apresenta uma finalidade específica de divulgação.

Siga essas dicas e escolha os marketplaces conforme o seu portfólio, comportamento do seu público-alvo e leve em conta, principalmente, as margens de lucros mínimos e máximos de seus produtos. Dobre o poder de alcance da sua marca e aumente as suas conversões.

7 . Invista em uma Consultoria de Gestão em Marketplaces

Cada canal de marketplace tem as suas particularidades. É muito importante contratar uma agência qualificada em gestão de marketplaces desde o início da sua operação. Ao contar com a experiência desses profissionais, você reduzirá o tempo de maturação da sua conta, evitará erros comuns ao leigo e contará com sua expertise nas estratégias que farão o seu negócio alavancar mais rapidamente em cada canal.