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7 erros da liderança que podem fazer a empresa sair dos eixos

7 erros da liderança que podem fazer a empresa sair dos eixos

Em uma organização é bastante comum serem verificados a ocorrência de erros que acabam prejudicando o gerenciamento de sua atuação operacional interna e que acaba impactando na obtenção dos resultados esperados.

Hoje, em um cenário bastante competitivo, um ambiente de trabalho moderno precisa ser desenvolvido de forma a buscar sempre o engajamento e a motivação de seus colaboradores, possibilitando que o trabalho das lideranças sobre as equipes não comprometa de forma alguma a sua produtividade e os seus objetivos.

Neste artigo, destacamos os erros de liderança mais recorrentes nas empresas e o que pode ser feito pela sua gestão para evitá-los!

Qual o papel de um líder junto à equipe da sua empresa?

O papel do líder é ser um exemplo pessoal e profissional para seus liderados, influenciando positivamente o ambiente e as pessoas à sua volta. A falta de preparo ou habilidades específicas pode levar a uma sucessão de equívocos que precisam ser o quanto antes corrigidos.

É preciso que sua empresa conte em seus quadros com líderes muito bem preparados e que estejam comprometidos tanto com o sucesso da sua equipe quanto do seu negócio, colaborando decisivamente para um ambiente organizacional cada vez mais favorável para todos.

7 erros de liderança que podem impactar negativamente no seu negócio:

1. Falta de planejamento:

Qualquer projeto ou atividade para ser bem-sucedida precisa de um mínimo de planejamento, sobretudo, quando envolve pessoas, prazos e recursos financeiros. Uma liderança que não sabe para onde ir, dificilmente terá êxito quanto ao comprometimento de seus seguidores.

Um bom líder se antecipa aos problemas, especialmente para dar o suporte necessário às equipes quando eles surgirem. As lideranças que se preocupam com os resultados além do planejamento em execução devem sempre ter um plano “B” (e até “C”) para usar em caso de emergência.

2. Falta de feedbacks:

Muitos líderes não se importam em abordar os pontos fortes e fracos da equipe e o que ele deseja de cada liderado envolvido no projeto ou atividade estabelecidos. Isso acarreta em uma situação rotineira de erros e prejuízos nos processos de uma empresa.

O feedback é uma ferramenta básica na gestão de pessoas e que deve estar no processo contínuo de avaliação do desempenho profissional de seus liderados. É através dele que a sua empresa pode ver o que pode ser aprimorado e desenvolvido para a obtenção de resultados melhores, além de uma equipe mais motivada.

3. Falta de desenvolvimento dos colaboradores:

A falta de capacitação e desenvolvimento contínuos das equipes impacta sensivelmente na sua qualificação e produtividade. Essa omissão por parte dos gestores impede tanto o crescimento individual dos colaboradores, como desacelera as oportunidades da própria empresa.

Uma liderança que se preocupa com o desenvolvimento das habilidades e competências da sua força de trabalho atua para a boa performance do seu negócio frente às outras empresas que atuam no mesmo segmento de mercado. Esse é um erro que precisa ser evitado!

4. Falta de apoio e sobrecarga junto à equipe:

A delegação de tarefas ou atribuição de responsabilidades em excesso para uma equipe sem o mínimo de suporte mostra uma grande deficiência de liderança no gerenciamento de processos e gestão de pessoas. Isso acaba gerando cansaço, desmotivação e o risco iminente de retrabalho.

Uma liderança inteligente analisa, junto com a equipe, todas as demandas e os projetos em andamento, distribuindo a partir daí as atividades de cada membro (conforme o conhecimento e a capacidade de cada um). Além disso, é necessário um acompanhamento de cada etapa para que haja sempre uma orientação precisa sobre o que está bom ou o que precisa ser corrigido a tempo para se chegar ao resultado esperado.

5. Falta de valorização da equipe:

Embora a relação de um contrato de trabalho estabeleça um vínculo em que o profissional presta o serviço e recebe por ele ao final de um período. O fato é que durante a sua rotina diária de trabalho, o profissional deseja ter um reconhecimento pelas suas ações, sentindo-se valorizado e parte importante do processo operacional da organização onde presta seus serviços.

Um bom gestor deve saber reconhecer e valorizar os esforços de toda sua equipe, estabelecendo uma relação de confiança entre líderes e liderados para impactar positivamente na produtividade e manutenção dos seus negócios.

6. Falta de comunicação com a equipe:

A comunicação institucional exige que um líder saiba falar com suas equipes, mas que saiba acima de tudo ouvir o que seus colaboradores têm a dizer. A colaboração entre todos é a chave para o sucesso de uma organização em um mundo extremamente competitivo que vem passando por uma transformação digital e inovação tecnológica.

Hoje, os profissionais estão mais bem informados, participativos e desejam ser coprotagonistas do sucesso da empresa. Como a maioria atua diretamente nas operações, certamente têm muitas ideias e sugestões para serem compartilhadas, cabendo ao líder a capacidade de saber ouvir e dar os devidos créditos à sua equipe.

7. Ser chefe ao invés de líder:

Já não há mais espaço para as antigas “chefias”, onde os discursos e as demandas só vinham de cima para baixo. Exercer uma função de comando pautado nos princípios da “chefia”, não só impacta no clima organizacional como também aumenta os índices de “turnover” e absenteísmo.

Atualmente, esse tipo de comportamento vem sendo substituído nas empresas modernas que têm em seus colaboradores os seus parceiros mais importantes. Nenhum profissional que deseja obter crescimento e valorização se submete mais a esse tipo de liderança (dificultando bastante o trabalho do RH em contratar/reter talentos para a organização).

Lembre-se: cometer um erro pode ser a oportunidade de um aprendizado. Quando um gestor se prepara e se capacita para ser um líder de verdade, percebe que será bem-sucedido se puder contar sempre com o engajamento e a qualificação do seu time!