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7 problemas do e-commerce B2B para você evitar

7 problemas do e-commerce B2B para você evitar

O mundo dos negócios sempre foi bastante competitivo entre as organizações do mundo inteiro e com a expansão das vendas no ecommerce B2B essa competitividade se acirrou ainda mais no mundo digital. Vendas para empresas (Business to Business) muitas vezes envolve grandes riscos e grandes volumes de vendas em jogo.

Hoje, a relação entre as empresas e seus clientes está cada vez mais próxima e também, como consequência, mais tênue na medida em que essa interação pode ser consideravelmente afetada por vários erros cometidos durante a gestão de uma loja virtual B2B (comprometendo tomadas de decisão, experiências de compra e gerando ainda uma grande insatisfação).

Neste artigo, apontamos sete erros a serem evitados nas suas vendas on-line. Essa é uma ótima oportunidade para que você possa encará-los de frente e adotar melhorias significativas para alcançar os melhores resultados com o seu ecommerce B2B.

7 erros que você não pode cometer na sua estratégia comercial B2B:

1. Usar uma plataforma improvisada:

Na sua estratégia comercial on-line, a adoção de plataformas de e-commerce generalistas (e que funcionam perfeitamente para o B2C) parece até funcionar, entretanto, não são todas as que sustentam as necessidades do B2B (como listas de preços por perfil do cliente, controle de estoque integrado e múltiplos centros de distribuição). No início, isso pode parecer um ótimo custo/benefício para o seu negócio. Contudo, as limitações impostas pela tecnologia desse tipo de plataforma podem comprometer todo o seu planejamento.

2. Ignorar a experiência de compra do usuário:

As dores e as dificuldades que o cliente enfrenta durante a interação com a sua plataforma de e-commerce B2B fazem toda a diferença e influenciam bastante na decisão de compra. Por isso, o foco na experiência do usuário é fundamental para o alcance de resultados mais satisfatórios. É o que impacta diretamente na expectativa que ele tem quanto à qualidade do seu serviço ofertado.

3. Quebra da confiança dos representantes comerciais:

Os representantes comerciais são profissionais de extrema importância nas vendas entre as empresas, atuando como fortes aliados nesse processo. Mas, um erro comum e bastante cometido na implantação de um e-commerce B2B é não dar a atenção devida a todos esses agentes envolvidos e acabar assim criando uma série de conflitos entre esses canais de vendas. É fundamental que você combine os interesses dos representantes com a sua organização de modo a conscientizá-los das vantagens sobre essa estratégia que visa a potencializar suas vendas e otimizar os seus processos operacionais.

4. Falta de acompanhamento das suas ações:

Um dos maiores erros que podem ser cometidos em uma estratégia comercial B2B é a execução das ações sem mensurar os seus resultados. Sem dados coletados, fica muito difícil identificar e resolver os possíveis gargalos e problemas que podem acontecer. Por isso, às vezes, uma simples inclusão de um campo de quantidade acompanhado de um botão “incluir no carrinho” (diretamente na página principal) pode até dobrar a sua taxa de conversão.

5. Achar que branding não é tão importante:

O branding é considerado um aspecto mais importante para o marketing B2C do que B2B. No entanto, ele pode ser crucial para o sucesso do e-commerce B2B. Um branding forte pode ajudar muito a sua empresa a ser reconhecida e valorizada em um mercado competitivo. Além disso, cria um senso de confiança e credibilidade em relação à sua marca (bem como seus produtos e serviços). Desenvolver uma marca forte é fundamental para colocar o seu negócio em destaque na mente dos seus clientes, fazendo com que a sua empresa seja sempre a primeira opção a ser considerada.

6. Negligenciar a importância da criação de conteúdo:

No mercado do e-commerce B2B, a produção de conteúdo relevante e de qualidade e essencial para educar e informar os potenciais clientes antes da venda ser efetivada. Isso pode ajudar a sua empresa a se posicionar como líder do seu setor. Quanto antes você começar a investir em um conteúdo (com um SEO efetivo), melhor.

7. Não considerar o público-alvo e a persona do seu cliente:

Conhecer profundamente o seu público-alvo e a persona do seu cliente permitem desenvolver um e-commerce B2B focado em resolver os problemas específicos desse público. Ignorar essas informações pode resultar em um site genérico e que não atende às necessidades do seu cliente, levando a uma alta taxa de rejeição e uma experiência negativa do usuário. Invista em site segmentado e com uma navegação intuitiva, composta por informações claras e precisas, imagens de boa qualidade e uma identidade visual atrativa para atrair a atenção do seu cliente potencial.