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A Black Friday funciona para o mercado B2B?

  • Categoria do post:E-commerce B2B

Ano após ano, a Black Friday (época promocional já consolidada nos Estados Unidos) surge como uma data extremamente importante para o comércio nacional como um todo e vai se popularizando cada vez mais entre milhões de compradores brasileiros. Uma pesquisa realizada pela NielsenQEbit (2021) apontou que a data já foi responsável por um faturamento de aproximadamente R$ 4,2 milhões, enquanto a Cyber Monday arrecadou R$ 827,4 milhões para o país (estes números são até considerados tímidos se comparados aos levantados pelo comércio americano).

De acordo também com uma pesquisa desenvolvida pela plataforma Termômetro de Consumo (da Globosat), 50% dos brasileiros pretendem comprar algum produto nesta data promocional este ano. Os episódios de lockdown, causados pela pandemia do covid-19, intensificaram ainda mais a entrada das maiores empresas do país no e-commerce (facilitando a compra de diversos distribuidores e fornecedores, além de aumentar o contato de empresas/vendedores dentro do ambiente online).

Essa gradativa mudança de hábitos no processo de compra B2C, faz com que a Black Friday se torne uma opção extremamente atrativa e importante também para a compra B2B (“Business-to-Business”), que consegue aproveitar a data com ações destinadas às compras de recorrência e o incremento de parcerias (ambas essenciais para a fidelização de mais compradores).

O que é a compra B2B?

A compra B2B (“Business-to-Business”) é um modelo de negócios com transações entre empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas, ao invés do cliente final (B2C, ou “Business-to-Consumer”). Enquanto uma venda B2C depende do convencimento de um único cliente, a compra B2B geralmente envolve a persuasão de uma equipe inteira e outros tomadores de decisões de uma empresa. Por isso, a Black Friday também pode ser uma ótima oportunidade para o incremento desse processo de compra.

Como a Black Friday funciona atualmente no e-commerce B2B?

Normalmente, as empresas já intensificam as suas vendas nos meses de agosto, setembro e outubro para conseguirem manter os estoques de seus distribuidores e fornecedores cheio, possibilitando assim que as entregas sejam feitas durante o período correto (o que não significa que o seu negócio deve passar a data somente observando o que o consumidor final terá interesse).

Como o seu negócio B2B pode aproveitar a Black Friday da melhor forma?

1. Estude melhor os seus parceiros:

Qual a época que seus parceiros mais compram? O que eles levam? Quais são as quantidades normalmente solicitadas? Ao saber como o seu comprador frequente se comporta você, pode ter ideias mais criativas para atraí-lo nessa época.

2. Divulgue seus produtos nas redes sociais:

As redes sociais auxiliam bastante a sua empresa a ter conversões de vendas (através de pessoas formadoras de opinião, postagens ou cupons de desconto postados nos reels ou stories entre outras ações).

3. Diversifique as formas de pagamento:

As várias possibilidades de forma de pagamento que o e-commerce proporciona (cartão à vista, cartão parcelado, carteira digital, PIX, boletos ou transferências) possibilitam que as empresas utilizem a data também para testar novos formas e pagamento pouco utilizados e que sejam interessantes para elas (o PIX já é, por exemplo, uma forma que vem sendo adotada pelas empresas).

4. Valorize a sua logística:

A sua empresa possui um sistema ERP conectado com o seu estoque? Tem distribuição em um dia útil para áreas remotas? Conta com galpões espalhados pelo Brasil para uma distribuição mais eficiente? A Black Friday se caracteriza pela grande facilidade de compras e agilidade do pedido em mãos. Aproveite essa data para colocar os seus pontos fortes em evidência.

5. Realize ações segmentadas:

As vendas B2B tendem a ser mais espaçadas e feitas em grande escala para as empresas, por isso a recorrência pode ser estudada individualmente para ações assertivas nessas épocas do ano. Faça o impulsionamento das suas redes sociais, envie newsletters para os grupos corretos e envie conteúdos personalizados para os seus compradores parceiros (para que eles pensem em refazer seus pedidos).

6. Reative os leads desengajados e as vendas perdidas:

Explore esse momento oportuno para realizar campanhas de remarketing e o disparo de e-mails marketing para aumentar substancialmente seus leads e a sua carteira de clientes. Oferecer um desconto promocional durante a Black Friday (ou até por um período maior) pode fazer com que a sua empresa venda significativamente mais do que aquelas que não oferecem.

7. Estruture o seu departamento comercial:

O mercado não espera que empresas B2B participem da Black Friday, portanto, aproveite essa oportunidade para levantar todo o seu estoque, definir quais produtos pretende disponibilizar e quais os descontos que poderão ser fornecidos nessa época, destacando-se assim entre os seus concorrentes.

Hoje, os compradores B2B já estão fazendo uso, majoritariamente, do meio digital e a Black Friday pode ser uma grande oportunidade para impulsionar definitivamente as suas vendas este ano. De acordo com um estudo da DHL (empresa de logística internacional), 80% de todas as interações de vendas B2B de todo o mundo serão conduzidas, principalmente, por meio de um ambiente digital até 2025.

Por isso, mesmo que a data seja normalmente atribuída às empresas B2C (“Business-to-Consumer”), aproveite a aproximação da Black Friday para estruturar ainda mais o seu negócio B2B, obtendo compradores/parceiros valiosos e trazendo resultados ainda mais expressivos para a sua empresa!