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Qual a importância da gestão de projetos para o e-commerce B2B?

Qual a importância da gestão de projetos para o e-commerce B2B?

Cada vez mais a gestão de projetos vem ocupando um lugar de destaque junto a diversas áreas de uma organização.

Hoje, quem apresenta um modelo de gestão bem estruturado entre as suas equipes, por exemplo, garante resultados extremamente positivos tanto para a própria empresa quanto para os seus clientes, otimizando assim serviços, tempo e custos preciosos.

Por meio da gestão de projetos, é possível compreender o modelo de atuação da empresa no formato off-line e traduzir este modelo para a versão on-line, de forma a ordenar as prioridades do seu negócio e ainda gerar foco nas tarefas ligadas às suas metas, permitindo um planejamento antecipado de cada ação a ser desempenhada.

Cada projeto tem um ciclo de começo, meio e fim, nascendo de necessidades, crescendo a partir de ideias e se concretizando com recursos materiais e intelectuais.

Neste artigo, mostramos para você o quanto a gestão de projetos pode ser importante para o seu e-commerce B2B, gerando um aumento de desempenho significativo nas suas operações e agregando ainda mais valor ao seu negócio.

Qual o papel do gerente de projetos em um e-commerce B2B?

Com um cargo estratégico, o profissional responsável por estruturar as etapas de um projeto de e-commerce B2B tem o dever primordial de garantir a entrega com qualidade dentro do prazo estabelecido. Mas o seu papel vai muito além disso!

Ele precisa ser, acima de tudo, um especialista extremamente organizado e conhecedor de todos os processos da empresa em questão.

O gestor de projetos é simplesmente a via mestra do projeto em questão. A partir dele, todos os stakeholders ligados ao projeto obedecerão aos seus comandos, bem como aos fluxos de desenvolvimento determinados por ele.

A importância do desenho do fluxo de negócios

O desenho do fluxo de negócios, partir do funil de compra é papel do gestor de projetos. Ele deve ter uma visão integrada de todas as etapas ligadas ao front-end da plataforma de e-commerce, compreendendo o back-office da empresa, que envolve todas as etapas de vendas e do atendimento, de forma a permitir que o pedido se transforme finalmente em receita.

Baseado em um planejamento pré-estabelecido, o gerente de projetos avalia caminhos e toma decisões sobre cada passo a ser implementado, sendo um valioso agente de mudanças para a organização.

Como se dá o processo entre o gestor de projetos, a plataforma e o cliente?

Na hora de organizar as etapas e transmitir para a equipe operacional da empresa todas as ações que serão realizadas, o gestor de projetos deve escolher bem quais os processos, parceiros e ferramentas que irão auxiliá-lo nesse sentido.

Isso vai depender muito do grau de complexidade do projeto (sendo personalizado de acordo com as suas necessidades). Basicamente, ele vai se basear nesses quatro pilares importantes:

– Iniciação (Imersão)

– Planejamento (Cronograma);

– Monitoramento e execução das atividades;

– Encerramento (Go Live).

Como a operação de um e-commerce B2B é extremamente detalhada, é fundamental que sejam realizados testes suficientes para que o gestor tenha absoluta certeza, por exemplo, que o meio de pagamento foi implementado com sucesso, se o sistema de antifraude fez a captura da transação para avaliar o risco, se os meios de entrega estão funcionando, se os “SKUs” estão cadastrados do jeito certo (entre outros pontos essenciais) antes de colocar a sua loja ao ar.

Todo esse processo é realizado antes do Go Live (o dia em que seu projeto entrará, de fato, em produção). Mas, o trabalho do gerente de projetos não acaba aí.

Agora, é que vai começar a avaliação de alguns itens importantes junto à equipe de performance, como:

– Será que todas as páginas e funções estão funcionando corretamente?

– Quantas visitas/sessões são esperadas na minha loja no primeiro mês?

– Quantos pedidos eu espero ter nos meus primeiros 3 meses?

– Qual a taxa de conversão e ROI prevista?

Estas são tarefas criteriosas e que necessitam ser executadas com detalhes, principalmente no início da operação, onde a fidelização e a reputação do seu e-commerce B2B junto ao público está apenas começando.

Quais são os principais benefícios que o seu e-commerce B2B tem com a atuação de um gerente de projetos?

Contar com uma equipe especializada e liderada por um gerente de projetos de nível superior, pode trazer inúmeras vantagens ao seu e-commerce B2B, como:

– Domínio amplo sobre os processos da loja, plataforma e outras ferramentas;

– Redução de riscos e cumprimento dos prazos;

– Controle preciso sobre os gastos e o lucro do seu negócio;

– Maior segurança para a sua tomada de decisões;

– Alinhamento, engajamento e integração de diferentes áreas (com foco na marca);

– Qualidade do produto ou serviço a ser oferecido;

– Melhor ajuste da loja em relação ao mercado consumidor.

Para se alcançar grandes resultados com o seu e-commerce B2B, procure desenvolver uma estratégia e um plano tático para o seu negócio. Quando esse momento chegar, conte com o auxílio e expertise de um especialista em gestão de projetos. Ele irá enriquecer os seus processos operacionais no ambiente digital, através de insights valiosos, para alavancar significativamente os seus resultados!