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Como atrair clientes dos marketplaces para a loja virtual?

O cliente comprou de você no marketplace e agora você precisa convencê-lo a fazer compras em sua loja virtual? Saiba que essa não é uma tarefa fácil. Afinal, o cliente é do marketplace!

Você já pode estar usando diferentes estratégias de marketing para converter os visitantes do seu e-commerce em compradores, mas é desafiador fazer com que seus clientes dos marketplaces comprem também em seu canal de vendas.

Você sabe que os marketplaces são plataformas de comércio eletrônico mediadas por uma empresa, na qual vários lojistas se cadastram para vender seus produtos. Esse modelo de negócios oferece muitos benefícios aos clientes, como a oportunidade de comparar os preços de diferentes vendedores.

Então, por esse e outros motivos torna-se muito difícil para as lojas virtuais competirem. Mas não desanime, vamos dar algumas dicas para você conseguir trazer os clientes do marketplace para sua loja virtual.

Reúna dados de compras do marketplace

Você precisa conhecer seu público-alvo para definir as melhores estratégias para atraí-los. Então, reúna alguns dados de compras do marketplace onde você anuncia.

Algumas informações importantes são as seguintes: qual região do Brasil concentra o maior número de consumidores (estado e cidade)? Qual a idade dos seus potenciais clientes? Quem compra mais: homens ou mulheres?

Crie anúncios a partir das dúvidas e objeções dos clientes

Para criar anúncios e desenvolver toda uma campanha de marketing para atrair clientes, provavelmente você tem como base alguns dados relacionados aos problemas e desejos do seu nicho de mercado. Seguindo essa mesma linha de pensamento, procure saber o que eles estão comentando em seus anúncios do marketplace.

Por exemplo, se você anuncia no Mercado Livre, acesse as perguntas feitas pelos clientes, bem como as respostas da sua equipe de atendimento. A ideia é selecionar as principais dúvidas e objeções para formular um poderoso anúncio dentro da sua loja virtual.

Ofereça um atendimento que encante o cliente

Como já citamos, os marketplaces têm certos diferenciais que talvez você não possa oferecer, por exemplo, produtos com valores mais baixos ou frete grátis. Além disso, os gigantes do mercado têm grande credibilidade frente aos consumidores.

Portanto, você precisa encontrar uma maneira de encantar seu cliente ao enviar os pedidos realizados através dos marketplaces.

Quem sabe um atendimento exclusivo, um cupom de desconto num panfleto impresso, um brinde ou outra vantagem que faça ele se interessar em comprar em sua loja virtual.

Usando as palavras certas você pode convencer uma pessoa a comprar diretamente de você. Para isso, se torna ainda mais fundamental conhecer o perfil do seu público para conseguir criar uma mensagem que vá de encontro com as necessidades deles.

Outra ideia é oferecer algum tipo de conteúdo relacionado ao produto adquirido. Por exemplo, um tutorial sobre como usar, dicas para boa conservação ou qualquer outro conteúdo útil que agregue valor. Mas lembre-se de pedir os dados, como email e celular, para ter acesso aos conteúdos.

Depois desse primeiro contato, você pode sugerir a compra de um item para complementar o produto adquirido. Mas dessa vez, a compra deve ser feita em sua loja virtual.

De fato, essa é uma estratégia trabalhosa, já que você terá que estabelecer uma abordagem exclusiva para cada um dos seus compradores. Mas, vale a pena tentar!