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Qual a importância do frete para o sucesso da loja virtual?

Qual a importância da logística para o sucesso da loja virtual?

Uma coisa que não muda em toda transação de negócios entre uma organização e seus clientes, principalmente quando diz respeito à venda de produtos no ambiente on-line, é que não importa o que se venda, mas todo e qualquer tipo de mercadoria precisa chegar nas mãos do consumidor com máxima eficiência, facilidade e rapidez.

E no e-commerce, onde as pessoas não têm contato direto com o produto, comprá-lo demanda uma maior confiança quanto aos meios de entrega disponibilizados pela empresa. De forma que entre as principais preocupações existentes na cabeça do consumidor são: “Quanto isso vai me custar?” e “Qual o tempo de espera para receber o meu produto?”. É aí que entra um fator muito importante que impacta nas vendas da sua empresa e contribui significativamente para a tomada de decisão final por parte do cliente: a logística.

Neste artigo, apresentamos alguns pontos importantes para auxiliar você quanto à logística da sua empresa e que podem otimizar bastante as vendas do seu e-commerce.

Frete: um forte aliado estratégico para o seu e-commerce

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Econsultancy, os principais motivos pelos quais as pessoas não querem comprar pela internet ou desistem de comprar são a curiosidade (quando olham o produto, mas não tem uma real intenção de adquiri-lo) e o esquecimento/desistência (quando até escolhem os produtos, mas resolvem deixar a compra para depois, esquecendo ou até desistindo da sua aquisição).

Mas, além disso, todos os demais motivos apontados pela mesma pesquisa estão relacionados com as formas de entrega que são disponibilizadas pelas empresas, mostrando a importância de uma atenção maior quanto ao frete, já que ele é um fator determinante no processo de escolha dos seus clientes. Vale lembrar ainda que grande parte dos carrinhos abandonados são causados pelo frete caro.

Com o intuito de agregar diferenciais a esse fator e otimizar as suas vendas, apontamos aqui alguns ajustes necessários para que a sua loja virtual aumente a sua conversão em vendas:

1. Facilite a informação sobre o valor de entrega do seu produto:

40% dos entrevistados na pesquisa acima assinalaram que desistem da compra quando as informações de custo e de frete não estão óbvias ou de fácil acesso. Ou seja, os consumidores gostam e têm o direito de saber por quanto está adquirindo o produto e qual o custo para ele ser entregue em suas mãos. Organize bem o seu site de forma que o cálculo do frete apareça de maneira clara, intuitiva e óbvia na segunda ou na terceira tela de compra (inclusive antes mesmo do cadastro ou do nome).

2. Ofereça ao cliente mais opções de frete:

Hoje, já existem inúmeras opções de frete disponíveis no mercado (opções do próprio Correios como PAC, Sedex, E-Sedex – criado especificamente para produtos de e-commerce – e também empresas de logística que providenciam esse tipo de serviço). É importante que a sua empresa disponibilize ao cliente diversas possibilidades de pagamento e de entrega relacionadas às suas compras (de acordo com a sua urgência e com o custo que terá em relação à aquisição/entrega do produto).

3. Crie promoções para compras de alto valor:

“Todo cliente gosta de se sentir especial”. Essa é uma máxima presente na publicidade e um elemento importante a ser levado em conta em todas as estratégias de marketing. Por isso, as promoções sempre alcançam muito sucesso. O frete grátis, por exemplo, costuma ser muito aproveitado em um determinado valor de compra ou é utilizado para algumas regiões do país (criando uma sensação de exclusividade e especialidade), o que chama a atenção e conquista o cliente. Existem formas de configurar a sua loja virtual para fazer essas promoções por setor, tipo de produto, região ou preço.

4. Escolha uma transportadora de confiança e segmentada:

Vários fatores influenciam na escolha de uma transportadora. É fundamental que você tenha conhecimento sobre os segmentos em que atua e as regiões que sua loja mais vende. Dessa forma, é possível se basear nessas informações para escolher transportadoras específicas para seu tipo de produto e região de atuação (barateando assim os valores de envios). Se você ainda está iniciando suas vendas no ambiente digital e não possui muito conhecimento sobre o frete no e-commerce, pesquise por formas de entrega mais adequadas ao seu negócio.

Com o progressivo crescimento do e-commerce nos últimos anos, sobretudo com a pandemia, para o consumidor se tornou muito mais prático e fácil não precisar sair de casa para receber aquele produto desejado. Por isso, dê a devida relevância à logística da sua empresa. É ela que, na maioria das vezes, fará a grande diferença para o sucesso das suas vendas no ambiente on-line!