Como proprietário de um marketplace, você sabe que existem duas ações determinantes para o sucesso do seu negócio: atrair compradores e aumentar sua base de vendedores. Sem esses dois pilares que garantem estabilidade e crescimento, seu modelo de negócios falhará.
Saiba que entrar nesse mercado apresenta um baixo risco financeiro, pois não requer investimento em estoque. A maior parte da receita gerada vem da comissão recebida pelas vendas dos produtos de lojistas parceiros. Portanto, é uma ótima oportunidade de negócio.
É possível que sua empresa já tenha uma rede de sellers que possa servir como um ótimo ponto de partida. Nesse caso, é importante manter uma boa relação com esses vendedores para garantir que sua plataforma sempre esteja em alta. Mas, se essa rede ainda não existe e você está pensando em começar a montá-la para lançar seu próprio marketplace, siga nossas dicas.
Como atrair sellers para o seu próprio marketplace
Há muito a considerar quando se trata de conquistar sellers. Para começar, é importante saber quem é a persona do seu negócio e ser seletivo. Portanto, verifique se os prospects são confiáveis e vendem bons produtos. Além disso, é preciso ter um plano para captar lojistas qualificados para o seu marketplace e, claro, estabelecer estratégias para a manutenção deles por um longo período de tempo para garantir o fluxo de clientes.
Alcançar esse objetivo nem sempre é fácil, por isso vamos sugerir algumas estratégias básicas para ajudá-lo.
Explique sua proposta de valor
Uma iniciativa importante é criar uma proposta convincente para fornecer aos sellers argumentos de que seu marketplace pode ajudá-los a ganhar visibilidade na internet, o que levará ao aumento das vendas.
Para que a sua plataforma obtenha maior lucratividade você deve considerar alguns aspectos do seu negócio como o segmento de mercado em que escolheu atuar (moda, eletrônicos, beleza etc). Dessa forma poderá encontrar o perfil de seller ideal para o seu marketplace.
Lembre-se que atrair sellers de qualidade é um passo fundamental para o crescimento do seu negócio. A forma como você irá trabalhar com eles também é crucial: uma empresa que promete produtos de alta qualidade, por exemplo, precisa de vendedores de alto nível. Definir sua proposta de valor ajudará você a saber que tipo de seller é o melhor para a sua empresa.
Política de trabalho
A marca da sua empresa, a personalidade e os valores que ela transmite, são fatores importantes para relações comerciais de confiança. Para estabelecer uma linha de trabalho de longo prazo com seus sellers, a dica é criar uma política que inclua:
– O preço dos produtos.
– Controle de qualidade.
– Entregas eficientes.
– Atendimento ao cliente adequado.
A especificação clara de todos esses requisitos é essencial para garantir um relacionamento comercial sólido.
Por fim, o primeiro passo para a criação de um marketplace de sucesso é atrair sellers qualificados e convencê-los dos benefícios de firmar uma parceria com a sua plataforma. Destaque as ações que você tem realizado para garantir a visibilidade e aumento das vendas dos lojistas. Com uma estratégia eficiente de captação de vendedores para seu marketplace você obterá bons resultados em pouco tempo.