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Como atrair sellers para o seu próprio marketplace

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Como proprietário de um marketplace, você sabe que existem duas ações determinantes para o sucesso do seu negócio: atrair compradores e aumentar sua base de vendedores. Sem esses dois pilares que garantem estabilidade e crescimento, seu modelo de negócios falhará.

Saiba que entrar nesse mercado apresenta um baixo risco financeiro, pois não requer investimento em estoque. A maior parte da receita gerada vem da comissão recebida pelas vendas dos produtos de lojistas parceiros. Portanto, é uma ótima oportunidade de negócio.

É possível que sua empresa já tenha uma rede de sellers que possa servir como um ótimo ponto de partida. Nesse caso, é importante manter uma boa relação com esses vendedores para garantir que sua plataforma sempre esteja em alta. Mas, se essa rede ainda não existe e você está pensando em começar a montá-la para lançar seu próprio marketplace, siga nossas dicas.

Como atrair sellers para o seu próprio marketplace

Há muito a considerar quando se trata de conquistar sellers. Para começar, é importante saber quem é a persona do seu negócio e ser seletivo. Portanto, verifique se os prospects são confiáveis e vendem bons produtos. Além disso, é preciso ter um plano para captar lojistas qualificados para o seu marketplace e, claro, estabelecer estratégias para a manutenção deles por um longo período de tempo para garantir o fluxo de clientes. 

Alcançar esse objetivo nem sempre é fácil, por isso vamos sugerir algumas estratégias básicas para ajudá-lo.

Explique sua proposta de valor

Uma iniciativa importante é criar uma proposta convincente para fornecer aos sellers argumentos de que seu marketplace pode ajudá-los a ganhar visibilidade na internet, o que levará ao aumento das vendas.

Para que a sua plataforma obtenha maior lucratividade você deve considerar alguns aspectos do seu negócio como o segmento de mercado em que escolheu atuar (moda, eletrônicos, beleza etc). Dessa forma poderá encontrar o perfil de seller ideal para o seu marketplace.

Lembre-se que atrair sellers de qualidade é um passo fundamental para o crescimento do seu negócio. A forma como você irá trabalhar com eles também é crucial: uma empresa que promete produtos de alta qualidade, por exemplo, precisa de vendedores de alto nível. Definir sua proposta de valor ajudará você a saber que tipo de seller é o melhor para a sua empresa.

Política de trabalho

A marca da sua empresa, a personalidade e os valores que ela transmite, são fatores importantes para relações comerciais de confiança. Para estabelecer uma linha de trabalho de longo prazo com seus sellers, a dica é criar uma política que inclua:

– O preço dos produtos.

– Controle de qualidade.

– Entregas eficientes.

– Atendimento ao cliente adequado.

A especificação clara de todos esses requisitos é essencial para garantir um relacionamento comercial sólido.

Por fim, o primeiro passo para a criação de um marketplace de sucesso é atrair sellers qualificados e convencê-los dos benefícios de firmar uma parceria com a sua plataforma. Destaque as ações que você tem realizado para garantir a visibilidade e aumento das vendas dos lojistas. Com uma estratégia eficiente de captação de vendedores para seu marketplace você obterá bons resultados em pouco tempo.