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Como funciona um E-commerce B2B focado em locações?

  • Categoria do post:E-commerce B2B

Como proprietário de uma empresa de aluguel de equipamentos ou de hospedagem, você pode impulsionar seus negócios por meio do e-commerce. É comum pensar que as lojas virtuais são voltadas apenas para a venda de produtos, porém a locação também é uma possibilidade. 

Portanto, quem possui uma loja física B2B ou pretende começar seu negócio pela internet deve investir no e-commerce para aumentar seu potencial de lucro. Afinal, não importa o que uma empresa esteja vendendo, há uma oportunidade de atingir com sucesso o mercado-alvo com uma estratégia online bem executada.

Dito isso, é comum que os proprietários de empresas de locação tenham receio de entrar nesse mundo digital tão complexo. Muitas vezes, eles se perguntam como exatamente o e-commerce pode ser usado em seu modelo de negócios B2B. Neste artigo vamos esclarecer algumas dúvidas.

Mercado de locação

Neste setor de mercado é possível encontrar, por exemplo, aluguéis de andaimes e betoneiras no segmento de equipamentos para construção. Além disso, máquinas de higienização e tecnologia para laboratórios, hospitais e escritórios. Outras possibilidades de e-commerce B2B são aluguel de salas e locais para eventos. No caso de hospedagem, o melhor exemplo é a empresa Airbnb.

Um e-commerce para locação também pode ser lucrativo para empresas que prestam serviços por agendamento como procedimentos de beleza, exames médicos e revisão de carro. A seguir, saiba quais funcionalidades devem compor um e-commerce B2B focado em locações.  

Agendamento de locações

O agendamento é um recurso indispensável numa plataforma de e-commerces, tanto para empresas de locação de equipamentos quanto para hospedagem. Sem dúvida, é importante controlar o número de reservas para não haver overbooking. Portanto, a plataforma deve ser configurada com a quantidade certa de equipamentos e as datas disponíveis. Além disso, deve definir o período de tempo mínimo e máximo para a locação.

Reposição de estoque

Na devolução dos equipamentos, alguns podem precisar de manutenção ou higienização, por isso a plataforma de e-commerce deve calcular de forma automática a reposição de estoque considerando os dias em que o equipamento estiver em revisão. Da mesma forma, as empresas de hospedagem podem estabelecer o tempo máximo de estadia, principalmente em períodos de alta procura.

Outras maneiras de se diferenciar no mercado

Assinaturas recorrentes: criar um clube de assinatura pode ser uma boa opção para empresas que locam produtos de uso recorrente. Dessa forma é possível oferecer planos mensais e anuais.

Diversas formas de pagamento: numa plataforma de e-commerce, o cliente faz o pagamento da reserva diretamente no site usando cartão de crédito/débito, PIX, boleto etc.

Integração entre sistemas: para integrar os dados de clientes, produtos e estoque, a plataforma deve possuir uma API completa. 

Por fim, se você quiser saber mais sobre e-commerce B2B focado em locações, agende aqui uma conversa com nossos especialistas. A B2 Rocket é uma consultoria especializada na criação de lojas B2B.