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Content Hub: como planejar e criar um para a sua empresa

Com o crescimento de novos negócios no meio digital, a competitividade entre as organizações, para se manterem cada vez mais atualizadas e capazes de atraírem o seu público-alvo, aumentou significativamente. Com isso, a necessidade de produzir conteúdos relevantes e que convertam leitores em clientes tem se tornado um fator essencial para que uma marca se sobressaia em relação à concorrência (agregando valor em sua comunicação e engajando pessoas em torno de seus produtos e seus serviços).

De acordo com a pesquisa realizada pela Hi-Mídia e pela M.Sense, as principais atividades dos brasileiros no ambiente digital são: ler conteúdos que gostam na internet (45%) e acessar as redes sociais (34%). Assim, manter uma forte presença na web é fundamental para que uma empresa se destaque continuamente junto aos seus consumidores. Hoje, os usuários da internet geram, por minuto, 500 horas de conteúdo no YouTube, 1.440 publicações no WordPress, 448.800 tweets, 65.972 stories no Instagram e 3,3 milhões de posts no Facebook, de acordo com o Smartinsights.

Para potencializar os resultados do seu negócio, é preciso que você pense em novas estratégias de Marketing de Conteúdo. Com um Content Hub, através de suas técnicas de arquitetura de informação e SEO, sua empresa irá atrair tráfego e aproximar ainda mais a sua marca do usuário da internet (com conteúdos variados, relevantes e que criam boas experiências junto ao seu público-alvo). De acordo com uma pesquisa da Content Trends, empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram cerca de 4x mais visitas e 5x mais leads.

O que é Content Hub (ou Hub de Conteúdo)?

O Content Hub, também conhecido como hub de conteúdo, é um meio termo entre um site institucional e um blog corporativo, mas que apresenta uma arquitetura de design e curadoria especializada (através de blog posts, conteúdos visuais, conteúdos interativos, páginas de produtos e serviços entre outras peças institucionais) para fazer com que o seu negócio seja não apenas uma referência de qualidade com seus conteúdos, bem como uma excelente experiência de navegação).

Muitas empresas, atualmente, já produzem uma enorme quantidade de peças digitais na internet, devidamente bem produzidas e arquitetadas para atrair leads e converter seus leitores em clientes, aprofundando assim todo o processo de conhecimento da marca (com o objetivo de promover a fidelização desses clientes potenciais e garantir a boa reputação da empresa junto à sua rede de contatos).

Quais os principais benefícios de um Content Hub?

Possuir um Content Hub (ou hub de conteúdo) traz uma série de benefícios que podem aumentar consideravelmente o número de conversões para sua empresa:

– Aumenta a visibilidade da sua marca nos resultados de busca:

Integrados em um único portal, é possível trabalhar estratégias de SEO. Os conteúdos consultados pelos usuários auxiliam no aumento de tráfego e no ganho de relevância e autoridade da página (sua empresa estará sempre presente nas primeiras posições em resultados de ferramentas de busca, como o Google).

– Maior tempo de permanência, maior contato com a sua marca:

O Hub de conteúdo permite ao usuário navegar pelas suas páginas e editoriais, encontrando ali toda a informação que busca (realizando suas pesquisas dentro do seu próprio domínio e deixando de procurar em outros sites a solução pelas suas demandas).

– Ser presente na jornada do usuário:

Um Hub que possua conteúdos voltados para diferentes momentos e demandas do usuário se faz presente na vida e experiência dele, criando um vínculo que potencializa seu retorno à página.

– Relatórios mais completos e assertivos:

Ser um administrador de um Hub dá acesso pleno a todos os dados coletados pelo domínio, possibilitando a análise de desempenho das páginas específicas e garantindo estratégias de otimização mais assertivas.

– Escolha de URL’S e palavras-chave específicas para cada conteúdo:

Há a possibilidade de personalizar a URL, o que influencia a usabilidade, experiência do usuário e o posicionamento nas ferramentas de busca. Também é possível trabalhar palavras-chave específicas e de interesse da marca, gerando diferentes abordagens de uma palavra-chave a fim de alcançar diferentes etapas do funil de vendas.

– Redução no custo de aquisição de clientes

O tráfego gerado pelo Hub de Conteúdo, fortificado pelo vínculo criado entre o consumidor e a marca, gera fidelização e frequência do usuário, bem como o torna em um novo embaixador da marca ao defender os benefícios encontrados no portal (alcançando mais pessoas sem demandar custos maiores para isso).

– Melhora na experiência do pós-venda:

Para além do atendimento ao cliente, o usuário vê no Hub de Conteúdo uma extensão de seus serviços e atendimento pós-venda. Mais do que um canal extra, ele oferece conteúdos específicos e abrangentes, em uma linguagem dinâmica, fornecendo informações mais completas e mais próximas do usuário.

– Maior tráfego para e-commerce:

Os conteúdos gerados em um Hub de Conteúdo podem conter links que direcionam o tráfego de sua página para as páginas do produto ou serviço, aumentando o tráfego do e-commerce. Reduzindo a taxa de rejeição e aumentando a relevância e presença da marca na vida do usuário, a conversão é potencializada (além do fortalecimento da marca e geração de leads).

Como planejar e criar um Content Hub para a sua empresa?

Um Hub de Conteúdo é um veículo dinâmico no qual são publicados posts que atingem os mais variados objetivos de marketing. Veja, abaixo, 10 passos para você planejar e criar um Hub de Conteúdo para sua empresa:

1. Tema: Escolha um tema relacionado às dores de sua persona;

2. Categorias: Divida o tema em subtópicos mais específicos;

3. Linha Editorial: Estabeleça parâmetros para o que deve ser publicado e o que deve ser evitado;

4. Formatos e Tipos: Defina quais formatos e tipos de conteúdos irão para o Hub;

5. Processos: Desenhe quais os processos que serão executados para a criação das pelas de conteúdo (assim como os responsáveis por cada etapa);

6. Objetivos: Estabeleça um objetivo primário e os objetivos secundários;

7. Planejamento: Defina as pautas que serão publicadas no blog, mantendo a atenção para posicioná-las em diferentes estágios de funil de vendas;

8. Produção: Crie conteúdos de acordo com os fatores definidos anteriormente, mantendo o mesmo tom de voz e foco na resolução de problemas do leitor;

9. Divulgação: Distribua conteúdos em seus outros canais de mídia (como redes sociais, email marketing e links patrocinados);

10. Análise de Resultados: Com recorrência, avalie os resultados do Hub, realize ajustes, mantenha o que está funcionando e descarte o que não funciona mais.

A criação de um Hub de Conteúdo eficiente exige uma série de recursos operacionais, estratégicos e analíticos, além de uma equipe plenamente capacitada para trabalhar com isso.

Então, se você deseja contar com um valioso aliado para o crescimento dos seus negócios, entre em contato com a equipe da B2 Rocket. Será um prazer desenvolver ações para que a sua empresa alcance os seus objetivos!