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Gestão de Marketing Digital: entenda o papel deste profissional no sucesso da sua empresa

Gestão de Marketing Digital: entenda o papel deste profissional no sucesso da sua empresa

Todos nós somos testemunhas da transformação dos negócios na era digital, em que muitas ações são feitas de forma on-line e que precisam ser muito bem acompanhadas, principalmente, dentro de uma organização.

Nos últimos anos, a gestão de marketing digital tem sido responsável pelo planejamento, controle, mensuração e otimização de todas as atividades inerentes ao setor de marketing e vendas de uma empresa, onde o objetivo principal é organizar estrategicamente todas as ações do seu negócio no ambiente on-line para o alcance dos melhores resultados junto aos clientes.

Hoje, é possível trabalhar com a criação e divulgação de produtos ou serviços por meio de estratégias digitais como o marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, tráfego pago, e-mail marketing, vendas e monitoramento de resultados em tempo real utilizando-se de ferramentas específicas (que ajudam também a criar ações para o pós-venda). 

Neste artigo, mostramos a importância e o papel do gestor de marketing digital para o sucesso dos seus negócios no ambiente virtual.

Qual é o papel do gerente de marketing digital?

O gerente de marketing digital é o grande responsável por liderar o time de marketing da empresadefinir a estratégia a ser seguida, estabelecer ações e atividades, monitorar resultados e encontrar oportunidades de melhoria (através de insights e ajustes na sua estratégia).

Este tipo de profissional precisa ser um especialista que irá conectar o valor de sua organização com o seu público-alvo, combinando habilidades analíticas e uma execução extremamente criativa para que você atinja os resultados esperados e se destaque frente à concorrência no ambiente on-line.

Como montar um planejamento estratégico de marketing digital?

Como montar um planejamento estratégico de marketing digital?

O marketing se baseia em uma compreensão completa do comportamento do consumidor para criar valor e resolver um problema que seu público possui no momento. Com essa visão clara e bem definida, é essencial que a sua organização implemente um processo de gestão estratégica através dos seguintes passos:

1. Defina a persona da empresa;

2. Identifique o valor e os diferenciais do negócio (produtos e/ou serviços);

3. Avalie os objetivos estratégicos da organização;

4. Estabeleça as metas do setor e planejar as ações;

5. Crie um cronograma de atividades;

6. Meça e monitore os resultados;

7. Otimize as ações conforme os indicadores de marketing digital.

Quais são as principais ferramentas de gestão de marketing digital?

– Trello (ferramenta de gestão de projetos e tarefas):

Trello é uma valiosa ferramenta de gerenciamento de projetos e equipe que ajuda bastante a gestão de marketing digital porque permite separar as atividades a serem realizadas de acordo com o projeto e o profissional escalado para executá-las. A plataforma contribui para que o gestor tenha uma visão rápida e precisa de todas as atividades selecionadas para execução, (prazos, aprovação, o que deve ser realizado em seguida e muito mais). 

– Google Search Console:

Quando o assunto é desempenho, o Google Search Console é um excelente aliado de qualquer gestor de marketing digital. A plataforma é gratuita e oferece um dashboard completo com informações que impactam o desempenho das páginas do seu site ou blog (quando o foco é SEO). Ele permite uma visão completa, em um só lugar, sobre questões importantes para os resultados da empresa, facilitando o trabalho do gestor em encontrar possíveis falhas, gargalos e erros que impactam na performance da operação. 

– Google Analytics:

Hoje, o Google Analytics é a plataforma de monitoramento de resultados mais utilizada no mundo, proporcionando acesso a um enorme banco de dados que fornecem os dados dos indicadores de marketing digital mais relevantes do mercado (como volume de tráfego, novos visitantes, visitantes recorrentes, canais de comunicação que mais contribuíram para o tráfego de usuários gerais e usuários qualificados no site, CTR – taxa de cliques, custo de aquisição de clientes etc.). Através dele, o gestor pode identificar com precisão quais os resultados que estão sendo alcançados e quais os que podem ser melhorados. 

– Google Optimize:

Mais uma ferramenta do Google que, dessa vez, permite ao gestor testes gratuitos no site da sua empresa, buscando formas de torná-lo bem mais útil aos clientes. Integrado ao Google Analytics, possibilita a realização de testes no conteúdo do seu site para saber o que funciona melhor para os visitantes (incluindo testes A/B).

– Google Drive:

A gestão de marketing digital envolve o compartilhamento e o acesso a vários documentos, planilhas, imagens e outros arquivos. Neste sentido, o Google Drive pode ser uma excelente ferramenta de armazenamento em nuvem. Com o sistema em funcionamento, qualquer usuário autorizado pode acessar os arquivos de uma pasta, de qualquer lugar, a partir de um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet, tornando assim o trabalho muito mais eficiente, principalmente com o crescimento do trabalho remoto, e a comunicação entre a equipe mais ágil).

– CRM:

CRM é uma ferramenta criada para apoiar o setor de vendas, mas também tem um grande papel na gestão de marketing digital, pois pode ser usado como fonte de informações ricas sobre o público da empresa, sua persona, suas necessidades, desejos e principais objeções. Isso contribui para a construção de uma estratégia mais eficaz, principalmente no que diz respeito à segmentação de clientes e acessos a dados/métricas (melhorando a qualidade da captação de leads, por exemplo).

Qual é a importância de um gestor de marketing digital para a sua empresa?

Devido ao grande volume de tarefas e afazeres na gestão de marketing digital, é essencial que a sua organização tenha processos e ferramentas que lhe trarão mais produtividade e desempenho. Como você pode observar, o mercado está cada vez mais competitivo e o alto desempenho é determinante para o resultado das empresas (seja qual for o seu segmento de atuação e tamanho).

Dessa forma, se você precisar de um auxílio para planejar, produzir e otimizar campanhas de marketing digital, procure um especialista nessa área para otimizar os seus negócios no ambiente on-line!