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Gestão de RH: onde tudo pode começar, ou desmoronar!

Gestão de RH: onde tudo pode começar ou desmoronar!

Atualmente, tão importante quanto se manter relevante e competitiva junto ao seu público externo, é fundamental que uma organização pense estrategicamente na relação que mantém com o seu público interno.

A transformação digital e a entrada da Geração Z no mercado de trabalho têm feito com que as empresas busquem, cada vez mais, investir na sua área de Recursos Humanos, agindo de forma que a sua atuação operacional seja modificada e voltada para uma gestão eficiente de pessoas.

Ações de “endomarketing” e “employer branding” têm impactado significativamente nesse novo universo de relacionamento entre lideranças e colaboradores. Neste artigo, apresentamos o real impacto dessas mudanças que vêm transformando as relações de trabalho no Brasil.

Qual a importância da gestão de RH nas organizações?

Hoje, na hora de realizar um plano de ação empresarial, é vital para um gestor de RH ter uma atenção diferenciada sobre o tipo de profissional que deseja atrair e reter para o crescimento dos negócios da empresa. O impacto da área de recursos humanos nas organizações é um dos itens mais importantes para a manutenção de um ambiente de trabalho mais produtivo e sadio.

Ao receber apoio e orientação, lideranças e colaboradores podem ficar ainda mais próximos de bons resultados, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento de novos projetos que a empresa deseja implantar e contribuindo positivamente para a manutenção de um clima organizacional mais alinhado com os objetivos do negócio.

Quando o diagnóstico corporativo se torna essencial para os seus negócios?

Quando a sua empresa determina caminhos, cursos e ações (através de um departamento de RH mais atuante e de acordo com essas transformações de mercado), ela passa a formar estratégias valiosas que devem ser seguidas por todos para o sucesso dos objetivos almejados. Dessa forma, todos pontos positivos e negativos da sua organização devem ser cuidadosamente analisados, para que haja um alinhamento com os objetivos do seu negócio.

Esse diagnóstico corporativo deve ser realizado a partir do topo da hierarquia da empresa até os seus colaboradores, de forma integrada, para que se tenha uma visão mais ampla e precisa sobre as possíveis falhas a serem corrigidas. Nesse sentido, a empresa deve estar sempre atenta para valorizar e reconhecer o trabalho tanto de equipes quanto o esforço individual de cada um.

Há uma necessidade urgente de que os gestores estejam preparados para assumir esse novo modelo de gestão de pessoas. Isto é o que fará com que o seu negócio sobreviva em um mercado extremamente competitivo e carente de bons profissionais (que precisam ser continuamente treinados, motivados e engajados com os seus propósitos empresariais).

Como lidar com esse novo profissional que chega ao mercado de trabalho?

O mundo corporativo entrou em uma nova era de transformação e as empresas precisam estar atentas sobre o papel estratégico que essa nova geração de profissionais representa para o futuro dos seus negócios. Hoje, inúmeras empresas estão adotando cada vez mais um posicionamento humanizado e desenvolvendo soluções inovadoras como resultado do gerenciamento inteligente de pessoas.  

A entrada de novos benefícios (planos de saúde, vale alimentação e “gym pass”, entre outros), a possibilidade da execução de trabalho home office e uma jornada mais flexível durante a semana são alguns dos exemplos do reposicionamento das empresas. Isso mostra o impacto dos Recursos Humanos para a performance e a percepção da marca, tanto por colaboradores como por clientes.

Conheça alguns diferenciais que podem impactar no sucesso dos seus negócios:

– Plano de carreira:

Toda empresa que deseja reter talentos e desenvolver ao máximo os seus potencias, deve contratar as pessoas dando a elas visão de crescimento, antes mesmo de assumirem os seus cargos. O caminho mais recomendado para se alcançar isso é por meio de um bom plano de carreira para os colaboradores.

O plano de carreira é um programa estruturado que estipula o caminho que cada colaborador vai percorrer dentro de uma organização. Ele determina as competências necessárias para cada posição hierárquica e também qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição.

Por um lado, ele deve ser formulado para atrair e reter talentos. E por outro, deve proporcionar ao colaborador a possibilidade de se desenvolver cada vez mais. Tendo um plano de carreira, o profissional pode saber por quais etapas passará na hierarquia da empresa e quanto tempo ficará em cada uma delas.

Essa visão é bastante adequada para organizações com estrutura de carreira formal, em fase de consolidação, quando o organograma já foi definido há um tempo e tem cargos e funções bem desenhados. Desta forma, os colaboradores destas companhias sabem exatamente o que pode esperar dos próximos anos, que degraus podem escalar e como desenvolver as competências que o levarão até lá.

– Programas de Incentivo:

Uma forma de trazer reconhecimento profissional aos colaboradores é por meio de programas de incentivo. Os programas operam mediante as etapas de engajamento, reconhecimento e recompensa. Eles podem ser de caráter financeiro ou de outra natureza (oferta de viagens, brindes, férias prolongadas ou até participação nos lucros em formas de bônus).

– Avaliação do NPS Interno:

O método NPS (Net Promoter Score) serve também para medir o grau de satisfação do cliente interno. Assim, a empresa pode identificar os pontos a serem trabalhados para melhorar o grau de satisfação da equipe e, dessa forma, promover o engajamento de todos para se alcançar bons resultados.

– Uso de Indicadores de RH:

A utilização de indicadores de RH permite medir e comparar aspectos da situação da organização, como a motivação dos seus integrantes. Estes indicadores podem ser obtidos através de dados levantados e cruzados para análise de questões específicas da organização (fazendo com que a empresa tenha a percepção sobre o nível de comprometimento da equipe).

– Incentivo do Trabalho em Grupo:

Uma equipe coesa e colaborativa gera mais resultados que colaboradores competitivos e que enxergam os outros como adversários. É importante que a empresa estimule uma postura mais transparente e comunicativa entre todos, fortalecendo assim a empatia e colaborando para um aumento da produtividade. A sinergia entre os integrantes de uma equipe resulta em um trabalho mais harmônico, mais ágil e eficiente.

– Feedbacks Periódicos:

A prática de avaliar periodicamente a equipe auxilia o gestor a entender melhor as características individuais de cada integrante, bem como transmitir a ele a sua impressão de como ele está se desenvolvendo e o que pode fazer para evoluir ainda mais. Com esse conhecimento em mãos, as habilidades e potencialidades de cada colaborador podem ser melhor aproveitadas. Aqui, a gestão de pessoas pode impactar todo o desenvolvimento de uma organização.

É necessário que os colaboradores estejam alinhados aos valores e objetivos das empresas. Mas, também, as organizações precisam realizar uma gestão de pessoas realmente eficaz e que tenha sensibilidade para atender a essa nova demanda de profissionais que precisam ser motivados e engajados continuamente no exercício do seu trabalho. É o que faz a diferença para um negócio começar, crescer ou desmoronar.