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Plataformas para e-commerce: conheça nosso TOP 5

Plataformas para e-commerce: conheça nosso TOP 5

  • Categoria do post:E-Commerce

Hoje, com tantas opções de e-commerce no mercado, escolher a plataforma mais adequada para as suas vendas de produtos na internet pode se transformar em uma tarefa bem mais complicada, principalmente para quem está iniciando os seus negócios no ambiente digital.

Trabalhar com uma plataforma de e-commerce exige dos gestores um conhecimento prévio sobre o seu público e quanto às suas necessidades operacionais para se atingir o resultado esperado. Dependendo da sua escolha sobre as funcionalidades e os recursos da plataforma, isso pode tanto ajudar a sua empresa a crescer como limitar sensivelmente a sua expansão.

É por esse motivo que listamos, a seguir, as cinco plataformas de e-commerce mais utilizadas no Brasil. Aqui você poderá analisar cada uma delas e avaliar bem os seus benefícios/limitações para começar o quanto antes a vender no seu próprio espaço e continuar crescendo ainda mais!

O que é uma plataforma de e-commerce?

A plataforma de e-commerce é uma solução completa para você ter a sua loja virtual ativa na internet e o seu funcionamento é relativamente simples, intuitivo e fácil.

Dessa forma, o empreendedor não precisa possuir uma formação técnica ou conhecimentos em programação para visualizar o catálogo de produtos, realizar cadastros de itens, navegar pelas páginas e fazer compras como testes entre outras coisas.

Além disso, ainda o layout pode ser customizado de acordo com a identidade visual da sua empresa (configurando formas de pagamento, envio etc.).

Qual o melhor momento para você abrir a sua loja virtual?

Quando a sua empresa já tem um bom volume de vendas em outros canais digitais e precisa expandir os seus negócios, esse é o momento ideal para a abertura da sua loja virtual.

Nesta etapa é preciso gerar bastante tráfego, ou seja, as pessoas precisam chegar à sua loja (seja pela busca orgânica, seja através de anúncios para que possam comprar os seus produtos). Aqui funciona a mesma lógica das lojas físicas: se as pessoas não passam pela sua vitrine e não visualizam os produtos oferecidos, não irão comprar de você.

Atualmente, já existem plataformas gratuitas (com audiências estabelecidas e com ferramentas de apoio) prontinhas para você começar o seu negócio na internet. Por isso, antes de abrir uma loja on-line, inicie o seu e-commerce vendendo em marketplaces e redes sociais. Assim que o seu negócio estiver validado é o momento de contratar uma plataforma de e-commerce.

Quais são as vantagens de possuir uma plataforma de e-commerce?

– Baixo investimento inicial:

O custo de utilização da maioria das plataformas de e-commerce é muito baixo (algumas delas oferecem até planos gratuitos). Além disso, muitas oferecem ainda períodos gratuitos para teste (geralmente por 15 ou 30 dias de operação).

– Disponibilidade de 24 horas:

Ao contrário das lojas físicas, que devem obedecer ao horário comercial, uma loja virtual está sempre disponível todos os dias, durante todo o dia, não precisando de vendedores ativos a todo momento. Aqui os próprios clientes tiram suas dúvidas e realizam suas compras. Isso traz mais liberdade para o lojista e para o consumidor.

– Maior alcance de consumidores:

Uma plataforma de e-commerce amplia as suas vendas para todo o Brasil (desde que você tenha os recursos logísticos necessários), não limitando assim os seus negócios a apenas uma região de um determinado raio geográfico. É a chance de expandir a sua atuação junto a um maior número de consumidores.

– Maior credibilidade para o seu negócio:

Ter uma loja virtual possibilita que a sua marca não apenas alcance uma maior visibilidade, mas também atinja uma credibilidade junto ao seu público potencial, incentivando seus compradores a fechar negócios com a sua empresa em um tempo bem mais rápido.

– Facilidade para análise de resultados:

Tudo o que o visitante faz na sua loja virtual fica registrado (páginas que acessou, itens pesquisados, produtos que colocou no carinho etc.), auxiliando você a traçar campanhas de marketing mais assertivas e de encontro às suas necessidades.

Conheça as 5 plataformas de e-commerce mais utilizadas pelas empresas:

1. Wix E-commerce

A israelense Wix é a plataforma ideal para qualquer um iniciar os seus negócios na internet, pois apresenta muita praticidade na configuração de uma loja virtual. Além de oferecer mais de 500 templates de sites criados por designers profissionais, ela oferece ainda soluções de cobranças, gerenciamento e criação de marca.

2. Nuvemshop

A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina com mais de 70 mil lojas ativas. Ela oferece integração com o Google Analytics, sites e aplicativos (incluindo WhatsApp, Instagram e Facebook), além de apresentar 40 opções de personalização. O gerenciamento é simplificado e existe a possibilidade de integração com os maiores players do mercado, especialmente nas categorias de envio (Correios, Loggi, Envio Fácil, Jadlog e Mercado Envios) e de pagamento (Wirecard, Paypal, PagSeguro, Mercado Pago etc.).

3. Tray Commerce

Uma das principais plataformas do Brasil (com 15 anos de mercado), a Tray oferece todas as ferramentas e recursos que os clientes precisam para montar a sua loja virtual em um único lugar. Ele oferece muitas opções de personalização, recursos especiais de marketing e é totalmente adaptada ao ambiente mobile. Além disso, é possível encontrar opções para quem deseja vender no atacado para outras empresas B2B.

4. Loja Integrada

A Loja Integrada é uma plataforma de e-commerce que permite aos usuários a criação de suas lojas virtuais com bastante facilidade. Entre os seus diferenciais estão: sua loja de temas e aplicativos com soluções adicionais que podem ser integradas à plataforma (como ferramentas para atendimento, gateways de pagamento, sistemas para entrega etc.).

5. Shopify

Esta é uma plataforma de e-commerce reconhecida pela acessibilidade e disponibilidade de modelos prontos. Entre seus diferenciais estão: a criação de lojas responsivas e a possibilidade de configuração do Pixel do Facebook em suas páginas (para a criação de públicos personalizados para anúncios).

No mundo corporativo e das indústrias de venda B2B, o comércio on-line tem crescido progressivamente e, por isso, as plataformas de e-commerce se tornaram peças-chave para o sucesso de muitas empresas. Faça a escolha certa para o seu negócio!