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Qual o momento certo de contratar uma consultoria de e-commerce?

Qual o momento certo de contratar uma consultoria de e-commerce?

O avanço expressivo dos negócios no ambiente digital e o surgimento da Covid-19 fizeram com que o e-commerce abrisse as portas do empreendedorismo para muitas pessoas. Pequenas e médias empresas surgiram no mercado, ampliando significativamente a oferta de produtos e serviços ao consumidor.

Como esse crescimento progressivo do comércio eletrônico nos últimos anos, os gestores de muitas organizações já consolidadas decidiram também investir nesse segmento. No entanto, expandir os negócios para o ambiente on-line pode ser um grande desafio para muitos empresários que ainda não possuem experiência em e-commerce.

Contratar uma consultoria especializada exige a adoção de estratégias e metodologias para competir com essa imensa concorrência e alcançar assim os resultados desejados. Veja, neste artigo, quando e como contratar uma consultoria de e-commerce para o incremento do seu negócio!

Quando você deve contratar uma consultoria de e-commerce?

A consultoria de e-commerce pode ser contratada em três diferentes momentos para o sucesso do seu negócio no ambiente digital:

– Se você está iniciando um negócio on-line: Nesta etapa, uma consultoria de e-commerce pode ajudar você a definir a estratégia, as ferramentas e as metodologias mais adequadas para o seu segmento de atuação.

–  Se você já possui um e-commerce, mas não está obtendo os resultados esperados: Neste caso, a consultoria de e-commerce pode ajudar você a identificar quais os pontos que precisam de melhorias para serem implementadas as estratégias mais eficientes.

– Se você já possui um negócio on-line consolidado, mas deseja expandir para outros mercados: A consultoria de e-commerce pode orientar você na tomada de decisões estratégicas para incrementar ainda mais a sua oferta de produtos/serviços (expandindo significativamente o seu campo de atuação no ambiente digital).

Como contratar uma consultoria de e-commerce?

Existem inúmeras maneiras de contratar uma consultoria em e-commerce eficaz para o seu negócio. Uma opção é pesquisar por empresas especializadas nessa área e escolher aquela que melhor se adequa às suas necessidades. Nessa hora, é importante que você avalie bem a experiência da empresa a ser contratada (cases de sucesso, metodologia de trabalho e os valores cobrados).

Uma outra opção é a contratação de um profissional autônomo que seja especialista em e-commerce, avaliando bem a sua formação e experiência profissional, trabalhos executados recentemente e os resultados obtidos nessa área.

Quais são os tipos de consultoria de e-commerce?

1. Consultoria para marketplace:

Hoje, esses canais de venda (Amazon, Mercado Livre, Shopee etc.) concentram a oferta de diversos lojistas em um só lugarSua popularidade junto aos consumidores do Brasil se deve a um importante fator: tráfego e reputação (o que acaba gerando muitas vendas). Para vender em marketplaces, é preciso considerar pontos como as comissões e taxas, público predominante, construção de marca, dentre outros fatores essenciais.

2. Consultoria para redes sociais:

As empresas que vendem on-line precisam dominar as redes sociais. Plataformas como o Instagram (com o Instagram Shopping) e o WhatsApp caíram no gosto do consumidor, trazendo um volume considerável de conversões. Além disso, as redes sociais servem também como um valioso canal de comunicação da empresa junto ao seu público potencial, onde é possível ali fortalecer o “branding”, aproximar os clientes e humanizar a marca.

3. Consultoria para negócio local:

Muitas lojas físicas já perceberam que o futuro do varejo está no comércio eletrônico. Hoje, uma consultoria de e-commerce pode, por exemplo ajudar a potencializar o seu espaço físico no digital, posicionando a sua empresa no “Google Meu Negócio” (a plataforma do Google torna possível o cadastro de informações sobre o seu negócio e ajudar os seus clientes a achar o seu estabelecimento). 

4. Consultoria estratégica:

A consultoria estratégica pode apresentar várias facetas para o seu empreendimento na internet. Pode ser que o seu negócio precise de mais ajuda na área de vendas, na logística ou no atendimento ao cliente, por exemplo. O consultor de e-commerce é um profissional preparado para oferecer suporte em todas essas frentes e muito mais (o escopo do trabalho vai ser definido em conjunto pela empresa e pelo consultor). 

Quais são as vantagens que uma consultoria de e-commerce pode trazer para o seu negócio?

A contratação de uma consultoria de e-commerce pode trazer vários benefícios para o seu negócio no ambiente digital. Além de contar com a experiência de profissionais altamente capacitados nesta área para o crescimento da sua empresa, você poderá identificar os pontos fortes e fracos do seu e-commerce, implementando ações para a melhoria da experiência do usuário (aumentando assim a conversão de vendas).

Procure por uma consultoria de e-commerce e conte com os serviços de uma grande aliada para a expansão seus negócios. A sua empresa terá estratégias inovadoras para melhorar a experiência do usuário com seus produtos/serviços, insights personalizados, SEO e tráfego orgânico, além de um melhor posicionamento no mercado. A hora é essa!