Você está visualizando atualmente Redes sociais e loja virtual – juntas e misturadas elas funcionam melhor

Redes sociais e loja virtual – juntas e misturadas elas funcionam melhor

Diante da alta competitividade do mercado e o crescente interesse dos consumidores pelas compras on-line, muitas empresas têm buscado aumentar as possibilidades de sucesso do seu negócio através de estratégias de marketing que utilizam cada vez mais as redes sociais e suas lojas virtuais de uma forma conjunta.

Antes de mais nada, é claro, é comum que os empreendedores novos no ambiente on-line tenham dificuldade na decisão sobre quais canais utilizar para fortalecer a sua presença digital e favorecer, ao mesmo tempo, a sua loja virtual. A verdade é que, por mais que o seu negócio possa estar em diversas plataformas, é fundamental avaliar muito bem a sua integração e conveniência. É preciso considerar fatores como custo de manutenção e tempo necessário, por dia, para realizar a gestão adequada.

Neste artigo, ajudamos você a conhecer bem as possibilidades de sucesso do seu negócio on-line através da utilização integrada das redes sociais e da sua loja virtual.

Como vender pelas redes sociais e loja virtual de forma conjunta?

Vender seus produtos pelas redes sociais e loja virtual tem diferenças. Afinal, são canais distintos, com recursos e funcionalidades diferentes. É preciso ter em mente também que cada rede social tem suas particularidades, pois realizar a venda através delas de forma eficaz, vai depender diretamente do seu conhecimento sobre elas.

A venda pelas redes sociais depende de alguns pontos importantes, como: constância, conteúdo e atendimento. Nesse sentido, vale a pena desenvolver uma estratégia de conteúdo nas redes sociais para divulgar seus produtos e aumentar assim o engajamento. Tão importante quanto apostar em uma escrita que seja criativa, é necessário investir em uma rotina de publicações.

Buscar a interação com os seguidores é uma maneira eficiente de reforçar a qualidade do seu atendimento. Essa prática contribui para o branding do seu negócio, atraindo e fidelizando os clientes.

Quais são as melhores redes sociais para você vender o seu produto ou serviço?

– Instagram:

Hoje, 50% das pessoas têm interesse por uma marca quando veem o anúncio nessa rede, conforme dados divulgados pelo Instagram (2022). Pequenos, médios e grandes negócios são impulsionados pela presença nessa rede social. Para começar a divulgar no Instagram, é preciso criar uma conta na plataforma para então configurá-la como perfil comercial. Lá será possível usar anúncios para divulgar a vitrine da sua loja virtual e aumentar ainda mais as vendas do seu negócio.

Um diferencial dessa plataforma é a possibilidade de usar influenciadores para divulgar a sua marca (o valor de cada influencer depende da quantidade de seguidores na respectiva conta).

– WhatsApp:

80% dos brasileiros usam esse meio para se comunicar com negócios, conforme pesquisa realizada pela Infobip (2021). Hoje, o WhatsApp oferece diversas integrações que você pode usar para automatizar o seu atendimento. Crie uma conta comercial e use esse canal para: atender clientes, realizar venda e pós-venda, além de divulgar a sua vitrine ou cardápio.

Quais os benefícios de se vender nas redes sociais?

No Instagram, por exemplo, você encontra um canal ideal para aquisição de clientes, ou seja, fazer com que as pessoas tenham um primeiro contato com a sua marca. Já o WhatsApp, se torna interessante para você realizar a venda direta, ou seja, quando o cliente já está na etapa de consideração ou de decisão de compra (ele é mais adequado para a etapa final do funil de vendas).

As duas redes sociais, em resumo, têm um potencial para aumentar significativamente as vendas de qualquer negócio. Quando pensamos no microempreendedor, nas pequenas e médias empresas, esses canais são importantes não apenas pelo seu baixo custo, mas pela sua fácil usabilidade.

Como vender mais na minha loja virtual?

Já mostramos para você que vender pelas redes sociais e pela loja virtual, de forma integrada, é uma decisão inteligente (tanto para o empreendedor que está começando como para quem já é experiente no mercado). Assim como nas redes sociais, a loja on-line demanda uma certa constância. Por isso, é fundamental manter as informações da sua vitrine virtual sempre atualizadas.

Além disso, é muito importante ter atenção na escolha do servidor e da hospedagem. O seu site precisa ter uma boa navegação (abrir rápido para evitar que o cliente desista da compra). Outro ponto que deve ser avaliado é a disponibilização de diversos meios de pagamentos para seus cliente. Outra dica valiosa é ver se o fornecedor da sua loja virtual é também uma referência em segurança de dados.

Procure caprichar nas fotos dos seus produtos, destaque suas principais informações e ainda faça promoções no estilo “upsell” (incentivando o cliente a levar uma versão mais avançada e sofisticada do produto) e “crossell” (venda de mercadorias relacionadas) para aumentar o ticket médio do seu negócio.

Loja virtual e redes sociais: juntas e misturadas para você vender mais

Personalizar sua atuação de acordo com suas personas, compartilhar conteúdos interessantes e formar bons relacionamentos são só algumas das táticas para ter sucesso. O caminho é investir cada vez mais em aprendizado sobre gestão de negócios/marketing digital, além de integrar as suas redes sociais com a sua loja virtual.

A B2 Rocket trabalha com a Flexy para integrar a sua loja virtual com suas redes sociais, impulsionando ainda mais o seu SEO e o seu engajamento para aumentar significativamente os resultados do seu negócio no ambiente digital (esta integração permite que os seus três últimos posts publicados no Blog WordPress sejam exibidos na home da loja Flexy).

Impulsione suas vendas integrando sua loja virtual com as redes sociais. Juntas e misturadas, elas irão trazer ótimos resultados para você!