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O Threads veio brigar com o X ou ressuscitar o Twitter

O Threads veio brigar com o X ou ressuscitar o Twitter?

  • Categoria do post:Redes Sociais

Depois de reinar absoluto por quase duas décadas no ambiente da internet, onde notícias são publicadas, comentadas, replicadas e viralizadas, o Twitter (uma das mais influentes redes sociais) nunca mais foi o mesmo após ser vendido ao polêmico bilionário Elon Musk (em 2022).

Ele demitiu funcionários, alterou algoritmos, diminuiu o time de mediação de conteúdo, criou um sistema de assinaturas, suspendeu selos de verificação e limitou o número de acessos diários. Essa transformação, inclusive no nome (passou a ser chamado de “X”), lhe custou caro: não caiu nem no gosto dos usuários e nem dos anunciantes que passaram a buscar outras alternativas para os seus tuítes.

Como as mídias sociais estão em franca e contínua inovação, a Meta de Mark Zuckerberg (proprietário do Facebook e do Instagram) aproveitou esse momento e apresentou aos usuários a sua nova rede social: a Threads (uma cópia praticamente idêntica ao Twitter que, em apenas cinco dias, ultrapassou a marca de 100 milhões de assinaturas, um recorde entre aplicativos já lançados).

Afinal, essa nova rede social veio brigar com o “X” ou ressuscitar o Twitter?

Conheça as principais diferenças entre o Threads e o Twitter:

Podendo ser encontrado tanto no Google Play quanto na Apple Store, a Threads está vinculada ao Instagram, onde é possível que os novos usuários sigam todos os perfis que já seguem na outra rede (de forma automática, além de já entrarem com o perfil preexistente).

Ainda que apresentem algumas semelhanças, existem diferenças entre as duas alternativas, o que dá liberdade para que os usuários escolham usar apenas uma ou ambas as opções, caso isso seja necessário. O Threads do Instagram ainda não conta com uma interface web, ou seja, a rede só pode ser usada em aparelhos mobile (smartphones e tablets, por exemplo).

Além disso, também não oferece busca de postagens e mensagens privadas entre os usuários, não disponibilizando os assuntos mais comentados na rede. Outro ponto é que a conta não pode ser deletada sem a exclusão do perfil do Instagram (vinculado a ela). Porém, a conta da Threads pode ser desativada pelo usuário. 

Enquanto no Twitter, os utilizadores gratuitos têm um limite de 240 caracteres por publicação, na Thread esse número aumenta para 500 caracteres. Da mesma forma, os vídeos estão limitados a 512MB e a 2 minutos e 20 segundos na primeira. Já na segunda rede social, o limite é de 5 minutos.

Quais são as vantagens que a Threads oferece para os usuários?

1. Privacidade:

O Threads oferece uma opção de lista de melhores amigos, onde você pode compartilhar conteúdo apenas com um grupo seleto de pessoas (proporcionando maior controle sobre quem pode ver suas postagens).

2. Compartilhamento de localização em tempo real:

Você pode compartilhar a sua localização em tempo real com seus melhores amigos, permitindo que vocês fiquem atualizados sobre onde estão (o que pode ser bastante útil em situações de encontros ou eventos).

3. Facilidade de uso:

O aplicativo é bem simples e intuitivo, facilitando a utilização e a interação com as postagens e mensagens.

4. Integração com o Instagram

O Threads está integrado ao Instagram, possibilitando o fácil compartilhamento de fotos, vídeos e histórias do Instagram diretamente no aplicativo.

Qual o futuro da Threads junto aos usuários e às empresas?

O Threads oferece às empresas uma excelente oportunidade de relacionamento com o seu público-alvo, fortalecendo ainda mais os laços com seus clientes para a construção de uma base engajada (com a criação de perfis específicos associados aos seus serviços, produtos ou áreas de interesse para que os usuários debatam e compartilhem conteúdo relevante, o que estimula a sensação de pertencimento e fortalece o relacionamento com a marca.

E se você é um influenciador digital, por exemplo, saiba que o Threads oferece uma série de benefícios para expandir o seu alcance e se conectar de forma mais direta com seu público. Através da criação de comunidades temáticas, os influenciadores podem estabelecer grupos de discussão centrados em seus nichos específicos de interesse (o que permite uma interação mais profunda e relevante com seus seguidores).

Na verdade, ainda é cedo para dizer o que ocorrerá nessa disputa entre as redes sociais. Não se pode afirmar ao certo sobre o futuro da Threads e o seu impacto em relação às pessoas e às mais diferentes empresas, mas alguns pontos fortes indicam que ela vai ampliar cada vez mais o seu espaço no mercado. Como já observamos, o fato de estar vinculada ao Instagram já se traduz em uma plataforma que chegou com uma base bastante consolidada, estável e com excelentes resultados tanto para os usuários (influenciadores, empreendedores etc.) quanto para quem deseja impactar o seu negócio na internet.

Essa é uma plataforma poderosa que surge para aumentar sua visibilidade, interagir de forma mais profunda com seu público e fortalecer ainda mais a sua presença no mundo digital.