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E-commerce B2B: para indústrias, importadoras e distribuidoras

  • Categoria do post:E-commerce B2B

À medida que as vendas B2B estão mudando cada vez mais dos canais tradicionais para as plataformas online, as empresas devem seguir essa tendência para atender às expectativas de seus clientes e assim permanecerem competitivas no mercado.

Uma solução que simplifica processos, aumenta a eficiência e elimina custos é o E-commerce B2B. Ao fazer uso desse canal online, as indústrias, importadoras e distribuidoras são capazes de gerar novos negócios, recuperar clientes inativos e fortalecer seus representantes de vendas. A seguir, confira outros benefícios.

Políticas comerciais conforme o perfil do cliente

É fundamental definir um conjunto de regras para orientar as relações entre todos os envolvidos no processo comercial. Por exemplo: formas de pagamentos, catálogos de produto, tabela de preços etc. No E-commerce B2B sua empresa pode estabelecer políticas comerciais de acordo com o perfil de cada cliente.

Calcular impostos específicos para B2B (IPI, ICMS-ST e outros) no carrinho e na conclusão do pedido, mostrando o valor final da compra, é outra facilidade oferecida pelo E-commerce B2B. A empresa também pode usar limite de crédito e boleto a faturar.

Conexão entre canais

Para se manterem competitivas no mercado, as empresas precisam operar com eficiência em toda a cadeia de distribuição. Com a ajuda da plataforma de E-commerce B2B é possível obter o suporte necessário para interligar todos os canais envolvidos e assim realizar inúmeros processos de forma eficaz, da fabricação até o cliente final.

Fortaleça seus representantes

As empresas têm muito a ganhar empoderando seus representantes comerciais. Por meio do E-commerce B2B, é possível fazer isso fornecendo dados relacionados aos clientes para tornar o trabalho deles ainda mais produtivo. Por exemplo: histórico de compras, faturamentos, entregas etc.

Principais funcionalidades do E-commerce B2B

– Catálogo de produtos com descrição, imagens, vídeos etc.

– Listas de preço por região geográfica, perfil de cliente etc.

– Entregas pelo Correio ou transportadoras podem ser rastreadas. Além disso, a plataforma calcula preços e prazos de entrega.

– Pedidos podem ser acompanhados pelos clientes, com o recebimento de e-mails a cada mudança de status.

– Vender produtos com preços diferenciados em kits ou grades com total controle sobre o estoque.

– Estoque controlado a partir de diferentes canais de distribuição para oferecer melhores prazos e custos de entrega aos seus clientes.

Negócios que podem se beneficiar do E-commerce B2B

Indústrias: com o e-commerce B2B sua empresa, de qualquer segmento, poderá crescer e escalar em resposta à demanda do mercado.

Importação: com a ajuda de uma solução eficaz de E-commerce B2B, distribuidores de qualquer tipo de produto importado podem controlar seus processos, prevendo a demanda e definindo volume de compras, entre outros benefícios.  

Distribuição: incluir todos os seus produtos em um catálogo digital oferece mais agilidade nas negociações com seus clientes.