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Integração ERP e e-commerce B2B: benefícios e desafios

O mercado de e-commerce B2B no Brasil experimentou um crescimento exponencial em 2022 e, com o aumento significativo das compras ambiente on-line (impulsionado pela aceleração da digitalização e pelas mudanças nos hábitos de consumo), as empresas aderiram às tecnologias para se manterem competitivas nesse mercado em constante evolução. Uma das estratégias-chave adotadas é a integração entre e-commerce B2B e ERP (Enterprise Resource Planning).

A integração entre ERP e e-commerce B2B vem se tornando um importante critério a ser observado no momento da escolha do seu software de gestão empresarial. Isso acontece porque essa função está diretamente ligada a uma performance mais precisa e produtiva dentro das rotinas do seu negócio.

Quando falamos em ERP, estamos nos referindo a um sistema de gestão completo, ou seja, um software que abrange questões relacionadas à produção, distribuição, controle financeiro e faturamento. Além disso, a tendência omnichannel também está se consolidando cada vez mais no mercado varejista, convergindo todos os seus canais de venda e oferecendo ainda mais oportunidades de compra para o seu cliente (que pode transitar entre os ambientes on-line e offline). Ao integrar lojas físicas, virtuais e compradores, o desafio de otimizar os processos de compra e venda vai aumentando significativamente.

Neste artigo. você vai entender melhor por que você deve escolher um ERP que possa ser integrado com plataformas de comércio eletrônico, assim como quais são os principais benefícios atrelados a essa possibilidade.

Qual o papel da integração ERP e e-commerce?

A rotina de compra e venda de uma empresa costuma ser repleta de processos repetitivos, detalhistas e até burocráticos (como cadastrar produtos, organizar e gerir o estoque, controlar o financeiro, emitir notas fiscais, enviar mercadorias etc.). Se sua empresa ainda atende a uma demanda menor, esse trabalho manual pode até dar certo no início. Mas, a partir do momento em que a sua demanda vai crescendo, isso pode se tornar bem difícil com o tempo.

O ERP é uma solução que integra processos internos de uma empresa, facilitando o acesso às informações e dando à sua gestão um panorama mais preciso sobre tudo o que acontece dentro da sua organizaçãoMas. a parte de compra e venda não está dentro deste escopo. Então chega a hora de você fazer a integração com uma plataforma específica para essa atividade (alinhando tanto as rotinas internas, quanto as externas).

Quais são os principais benefícios dessa integração?

1. Confiabilidade dos dados

trabalho automatizado confere uma maior confiabilidade aos dados obtidos, uma vez que não está sujeito a erros humanos que podem ocorrer durante o trabalho manual. Nesse sentido, todas as informações de compra e venda são muito importantes para o seu negócio e pequenos erros podem causar sérios prejuízos para a sua organização.

Dessa forma, a ação de poder cruzar informações nos sistemas é uma maneira eficiente de evitar essa manipulação manual e garantir assim a disponibilidade dos dados para consultas imediatas, agilizando o trabalho de todos os setores envolvidos.

2. Controle de estoque

O controle de estoque é um dos princípios fundamentais de uma empresa otimizada. Estoques em baixa ou superlotados podem causar um desequilíbrio em toda a sua cadeia de produção. Por isso, é fundamental manter o equilíbrio por meio de um controle rigoroso. A integração entre ERP e e-commerce B2B permite um acompanhamento imediato e on-line, simplificando assim o controle das suas operações.

Além disso, o ERP também atende às demandas do modelo omnichannel. Essa tecnologia possibilita o gerenciamento de um único estoque (tanto para a loja virtual, quanto física). A  atualização das movimentações é realizada em tempo real, permitindo que o fluxo de vendas siga a demanda do consumidor, evitando os riscos da venda de produtos esgotados ou mesmo de  produtos parados em estoque. É mais praticidade, organização e economia de tempo para sua empresa.

3. Agilidade para os seus clientes e fornecedores

O mercado está cada vez mais competitivo e os clientes gostam de ter respostas rápidas. Assim, a agilidade na execução de tarefas é um grande diferencial que a sua empresa pode oferecer. O ERP integrado com e-commerce B2B permite que as solicitações de compra sejam processadas com mais rapidez, dando início às tarefas de logística. E, paralelamente, possuir fornecedores também conectados ao sistema facilita o atendimento das demandas.

Dessa forma, essas transações ficam gravadas, servindo como base para análises posteriores sobre o comportamento dos clientes e as necessidades da sua empresa. De posse dessas informações, é possível trabalhar a previsibilidade da produção com muito mais assertividade.

4. Descrição dos produtos

De forma geral, o ERP não apresenta descrições comerciais suficientes para demonstrar o produto, enquanto o e-commerce B2B possui essa característica, pois isso corresponde a uma parte importante para a decisão de compra do cliente. Ao realizar a integração entre ERP e e-commerce B2B,  você permitirá que os seus clientes e usuários do sistema tenham mais informações, podendo ser convencidos de forma mais ágil a comprar o seu produto.

5. Maior segurança para suas rotinas

Ao integrar ERP e e-commerce B2B, você também estará garantindo segurança na troca de informações com as instituições bancárias e os órgãos fiscalizadores do governo. Isso também se aplica às notas fiscais eletrônicas, validadas pela Secretaria da Fazenda dos estados e emitidas imediatamente.

6. Economia de tempo e mão de obra

Isso acontece porque você não precisa fazer a digitação manual dos pedidos realizados na plataforma. Todos eles já vêm prontos, sendo apenas recebidos dentro do sistema ERP. Da mesma forma, a devolução de informações de faturamento e nota fiscal também é automática, mantendo todos os registros dentro da plataforma de e-commerce B2B.

7. Relacionamento com seus clientes

A integração entre e-commerce B2B e ERP não é essencial somente para os seus vendedores e sua gestão, mas também é extremamente relevante para o seu cliente. Ter um histórico de seus pedidos, boletos e títulos em aberto (assim como saldo de crédito), possibilita que a sua empresa trabalhe o marketing de forma muito mais segmentada e assertiva. Quando você mantém uma base de relacionamento com o cliente, fica mais fácil criar um padrão de atendimento em todas as frentes. 

Quais são os desafios comuns na integração entre ERP e e-commerce B2B?

Um dos principais desafios nessa integração é a falta de um planejamento adequado. A implementação de um sistema de gestão ERP requer uma avaliação cuidadosa das reais necessidades do seu e-commerce B2B (escolha do fornecedor certo, treinamento dos usuários do sistema, migração de dados e teste de software).

É necessário ter um consultor de e-commerce especializado para fazer a ponte entre as plataformas de B2B e de ERP, apontando os seus pontos de integração e acompanhando todo o processo. Atualmente, a Flexy é uma plataforma parceira da B2 Rocket na criação de lojas virtuais B2B e marketplaces.